Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Entenda a classe DefaultTableCellRenderer

Quantidade de visualizações: 8646 vezes
A classe DefaultTableCellRenderer é a implementação concreta padrão da interface TableCellRenderer. DefaultTableCellRenderer extende JLabel e é usada como padrão para renderizar os tipos Number, Icon e Object. Duas variáveis privadas do tipo Color são usadas para guardar as cores de fundo e texto que são usadas para renderizar a célula quando esta está em modo de edição ou têm o foco. Estas cores podem ser atribuidas com os métodos setBackground() and setForeground().

DefaultTableCellRenderer renderiza o objeto value passado como parâmetro para seu método getTableCellRenderer() definindo o texto de seu rótulo para a String retornada pelo método toString() do objeto. Observe que todos os atributos padrões de JLabel são usados na renderização. Veja também que podemos fazer com este renderizador tudo que fazemos com uma JLabel.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Como usar o modificador protected em suas variáveis e métodos Java

Quantidade de visualizações: 10547 vezes
O modificador protected pode ser aplicado às variáveis e métodos de uma classe. Membros de uma classe marcados como protected podem ser acessados por qualquer classe no mesmo pacote (package) ou por suas classes derivadas (subclasses), mesmo que estas classes estejam em pacotes diferentes.

Contudo, a discussão sobre este modificador é um pouco mais profunda. Subclasses residentes em outros pacotes tem algumas limitações em relação ao acesso de variáveis e métodos marcados como protected em suas superclasses. Em resumo, uma subclasse em um pacote diferente pode sobrescrever métodos protected de suas superclasses. Além disso, instâncias destas subclasses podem acessar ou modificar variáveis protected herdadas de suas superclasses, assim como chamar os métodos protected herdados. Porém, estas instâncias não têm liberdade para efetuar estas ações em outras instâncias das mesmas subclasses.

Veja um exemplo no qual mostramos como acessar variáveis marcadas como protected em uma classe a partir de sua classe derivada:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public Aluno(){
    this.nome = "Osmar J. Silva";
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
    System.out.println(a.getNome());
  } 
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 431 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 905 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas são executadas nas camadas mais superficiais do solo, geralmente em profundidades inferiores a 2m e são utilizadas comumente em obras de pequeno ou médio porte.

De acordo com a norma ABNT NBR 6122: 2010 (Projeto e execução de fundações), no que se refere às fundações superficiais rasas ou diretas, assinale a alternativa correta.

A) No dimensionamento de fundação superficial solicitada por carga excêntrica, a área comprimida deve ser de, no mínimo, dois terços da área total da fundação.

B) Levando em consideração o custo-benefício de uma obra, recomenda-se que a profundidade mínima para assentamento de uma sapata seja de 1m.

C) As partes da fundação rasa em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto estrutural igual a 2,5cm de espessura.

D) No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a fundação situada em cota mais alta deve sempre ser executada primeiro.

E) As sapatas isoladas não devem ter dimensões em planta inferiores a 1m. Se esse critério não puder ser utilizado, deve-se adotar outro tipo de fundação.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a importância dos rios:

A) A manutenção do equilíbrio ambiental local.

B) A disponibilidade somente de água potável.

C) A ausência de grandes eventos de inundação.

D) O desgaste da superfície das rochas ígneas.

E) O aumento da temperatura de forma pontual.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se inserir comentários de múltiplas linhas em JavaScript?

A) <!-- Este comentário
tem mais de uma linha -->

B) // Este comentário
tem mais de uma linha //

C) # Este comentário
tem mais de uma linha #

D) /* Este comentário
tem mais de uma linha */
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de canto

A direção mais crítica de um pilar de canto é determinada na comparação entre o índice de esbeltez do pilar e a esbeltez limite.

Analise o pilar a seguir:



Sobre esse pilar de canto, assinale a alternativa correta.

A) A direção x é a mais crítica, e nela não são considerados os momentos de 2ª ordem.

B) A direção y é a mais crítica, e nela não são considerados os momentos de 2ª ordem.

C) A direção x é a mais crítica, e nela são considerados os momentos de 2ª ordem.

D) A direção y é a mais crítica, e nela são considerados os momentos de 2ª ordem.

E) Ambas as direções x e y são críticas, e nelas são considerados os momentos de 2ª ordem.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de águas pluviais

A chuva de projeto é o primeiro parâmetro a ser estimado para o projeto de instalações prediais. Como este é altamente probabilístico, uma abordagem a partir de um banco de dados consistente é utilizada na prática brasileira. Julgue as afirmações a seguir:

I. A chuva de projeto pode ser estimada a partir do ajuste das curvas IDF, que levam em conta a intensidade, a duração e a frequência com que ocorrem.

II. O tempo de retorno é um parâmetro que define o tempo para que a chuva retorne.

III. O coeficiente de deflúvio relaciona a porção de chuva incidente com o escoamento superficial gerado por esta.

IV. Os coeficientes de ajustes utilizados nas curvas IDF são frutos de pressupostos teóricos associados à mecânica dos fluidos.

Assinale a alternativa correta.

A) I e II são verdadeiras.

B) I e III são verdadeiras.

C) II e III são verdadeiras.

D) II e IV são verdadeiras.

E) III e IV são verdadeiras.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.