Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Entenda a classe DefaultTableCellRendererQuantidade de visualizações: 8685 vezes |
A classe DefaultTableCellRenderer é a implementação concreta padrão da interface TableCellRenderer. DefaultTableCellRenderer extende JLabel e é usada como padrão para renderizar os tipos Number, Icon e Object. Duas variáveis privadas do tipo Color são usadas para guardar as cores de fundo e texto que são usadas para renderizar a célula quando esta está em modo de edição ou têm o foco. Estas cores podem ser atribuidas com os métodos setBackground() and setForeground(). DefaultTableCellRenderer renderiza o objeto value passado como parâmetro para seu método getTableCellRenderer() definindo o texto de seu rótulo para a String retornada pelo método toString() do objeto. Observe que todos os atributos padrões de JLabel são usados na renderização. Veja também que podemos fazer com este renderizador tudo que fazemos com uma JLabel. |
![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo usando Java - Como escrever em um arquivo usando as classes BufferedWriter e FileWriter do JavaQuantidade de visualizações: 23155 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem Java para escrever em um arquivo texto. Para isso nós vamos usar as classes BufferedWriter e FileWriter. Veja o trecho de código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.BufferedWriter; import java.io.FileWriter; import java.io.IOException; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ try { BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt")); out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n"); out.write("Esta é a segunda linha de texto"); out.close(); } catch(IOException e){ System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage()); } System.out.println("Acabei de escrever no arquivo"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo. Tenha cuidado. Se o arquivo já existir, o método write() da classe BufferedWriter vai sobrescrever o seu conteúdo. Por isso, é sempre uma boa idéia fazer uma verificação antes. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)Quantidade de visualizações: 14974 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static) Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter: a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura. b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco. c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão. d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas. e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe. f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo. g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo. Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Retangulo.java ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Retangulo { private double largura; // largura do retângulo private double altura; // altura do retângulo // O exercício pede que TODOS os retângulos tenham a mesma cor // consulte a dica http://www.arquivodecodigos.net/dicas/1158 para mais // detalhes sobre o modificador static private static String cor = "branco"; // cor do retângulo // construtor sem argumentos public Retangulo(){ this.largura = 1; this.altura = 1; } // construtor que permite especificar a largura e a altura public Retangulo(double largura, double altura){ this.largura = largura; this.altura = altura; } // obtém a altura public double getAltura() { return altura; } // define a altura public void setAltura(double altura){ this.altura = altura; } // obtém a largura public double getLargura(){ return largura; } // define a largura public void setLargura(double largura){ this.largura = largura; } // obtém a cor de TODOS os retângulos public static String getCor(){ return cor; } // define a cor de TODOS os retângulos public static void setCor(String cor){ Retangulo.cor = cor; } // este método retorna a área do retângulo (em metros quadrados) public double getArea(){ return (this.largura * this.altura); } // este método retorna o perímetro do retângulo (em metros) public double getPerimetro(){ return ((2 * this.largura) + (2 * this.altura)); } } Agora o teste no método main(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Retangulo com // os valores padrões Retangulo a = new Retangulo(); // agora vamos informar a largura e a altura Retangulo b = new Retangulo(10, 5); // os dois retângulos terão a cor verde Retangulo.setCor("verde"); // vamos mostrar os resultados do primeiro retângulo System.out.println("Primeiro retângulo"); System.out.println("Largura: " + a.getLargura()); System.out.println("Altura: " + a.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + a.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + a.getPerimetro() + " metros"); // vamos mostrar os resultados do segundo retângulo System.out.println("\nSegundo retângulo"); System.out.println("Largura: " + b.getLargura()); System.out.println("Altura: " + b.getAltura()); System.out.println("Cor: " + Retangulo.getCor()); System.out.println("Área: " + b.getArea() + " metros quadrados"); System.out.println("Perímetro: " + b.getPerimetro() + " metros"); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter o dia da semana como um valor inteiro usando a constante DAY_OF_WEEK da classe Calendar do JavaQuantidade de visualizações: 13009 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o dia da semana como um inteiro. Para isso podemos usar a constante DAY_OF_WEEK da classe Calendar, do pacote java.util, que nos permite obter o dia da semana como um valor inteiro na faixa de 1 a 7. O valor 1 é domingo, 2 é segunda, 3 é terça, e assim por diante. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Calendar; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos obter a data e hora atual Calendar agora = Calendar.getInstance(); // vamos obter o dia da semana como um // valor inteiro System.out.println("O dia da semana é: " + agora.get(Calendar.DAY_OF_WEEK)); } } Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: 6 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculas JavaScript - Validação de formulários em JavaScript - Como validar CPF (com pontos e hífen) usando expressões regulares |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |