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Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Entenda a classe AbstractTableModelQuantidade de visualizações: 11949 vezes |
AbstractTableModel é uma classe abstrata que implementa a interface TableModel. Ela fornece código padrão para disparar TableModelEvents com os métodos fireTableRowsDeleted(), fireTableCellUpdated() e fireTableChanged(). Ela também gerencia todos os TableModelListeners registrados em um EventListenerList. O método findColumn() procura o índice de uma coluna com um dado nome. Esta pesquisa é feita de modo linear e deve ser sobrescrita para modelos de tabelas enormes. Três métodos devem ser implementados em subclasses concretas: getRowCount(), getColumnCount() e getValueAt(int row, int column). |
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Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Curso de Java - Como usar a classe String da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7330 vezes |
A classe String, presente no pacote java.lang, permite a representação de cadeias (strings) de caracteres. Todos os strings literais em Java, tais como "abc", são implementados como instâncias desta classe. Por pertencer ao pacote java.lang, não precisamos importar nenhum pacote para poder usar esta classe em nossos programas Java. Veja um exemplo de como declarar e inicializar uma variável do tipo String: public class Main { public static void main(String[] args) { String nome = "Osmar J. Silva"; ...... Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.String Esta classe implementa as interfaces Serializable, CharSequence e Comparable<String>. Objetos do tipo String são constantes, ou seja, seus valores não podem ser alterados depois de criados. Assim, se você tiver um código parecido com: public class Main { public static void main(String[] args) { // ambas as variáveis apontam para uma mesma string // há somente uma cópia de "Osmar J. Silva" na memória String nome = "Osmar J. Silva"; ...... Note que o compilador, com o propósito de poupar recursos do sistema, cria apenas uma string "Osmar J. Silva" e a coloca no pool de strings. No momento que alteramos o valor da variável nome2, uma nova string "Marcos de Souza Gomes" é criada e a anterior permanece intacta. A classe String inclui métodos para examinar os caracteres individuais da sequencia, para a comparação de strings, pesquisar, extrair substrings e também criar uma cópia da string com todos os caracteres convertidos para letras maiúsculas ou minúsculas. O mapeamente das letras maiúsculas e minúsculas é feito com base na versão Unicode Standard especificada na classe Character. A linguagem Java fornece suporte especial para a concatenação de strings, usando o operador (+) e para a conversão de outros objetos em strings. A concatenação é implementada por meio da classe StringBuilder (ou StringBuffer) e seu método append(). As conversões de strings são implementadas por meio do método toString(), definido na classe Object e herdado por todas as demais classes Java. Quando não devidamente observado, passar um argumento null para o construtor ou método da classe String fará com que uma exceção do tipo NullPointerException seja atirado. A classe String representa uma string no formato UTF-16, no qual caracteres suplementares são representados por pares prepostos. Valores de índice referem-se às unidades de código de caracteres. Assim, caracteres suplementares usam duas posições em uma String. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Como usar o modificador native da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9608 vezes |
O modificador native é usado exclusivamente com métodos. A implementação de um método marcado como native não é feita em Java mas sim em outra linguagem de programação, tal como C ou C++. Veja um exemplo de uma aplicação Java contendo um método native: public class Estudos{ private static native void escrever(); public static void main(String[] args){ ...... O primeiro detalhe a observar é a definição de um método native chamado escrever(). Veja que este método possui apenas a assinatura, o que quer dizer que sua implementação virá de um ponto externo ao nosso código. Em seguida temos uma chamada ao método LoadLibrary() da classe System. Este método recebe uma string contendo o nome da biblioteca que contém a implementação do método escrever(). O próprio método LoadLibrary se encarrega de acrescentar as extensões .dll ou .so ao nome da biblioteca que será carregada. Quando estamos trabalhando com métodos native, é sempre uma boa idéia estudarmos JNI (Java Native Interface). JNI é uma API do Java que permite que métodos Java chamem funções nativas implementadas em C. |
Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JPanel |
Como fazer uma sub-classe de JPanel para desenhar um gráfico no Java SwingQuantidade de visualizações: 11959 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma classe Desenho que herda da classe JPanel do Java Swing para criar uma área de desenho. Esta é uma das práticas mais comuns quando queremos desenhar gráficos ou exibir imagens em Java Swing. Note como sobrescrevemos o método paintComponent(Graphics g) herdado da classe JPanel para pintar o fundo do painel na cor amarela e depois desenhamos um retângulo azul. Veja o código Java Swing completo para o exemplo: package estudos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JPanel"); Container c = getContentPane(); Desenho desenho = new Desenho(); c.add(desenho); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); ...... |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
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JavaScript - Como exibir apenas dois dígitos após o ponto decimal em JavaScript usando a função toFixed() do objeto Number HTML5 - HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTML |
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