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Como testar se um ano é bissexto em Portugol - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não - Exercícios Resolvidos de Portugol

Quantidade de visualizações: 1336 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Portugol que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Como testar se um ano é bissexto em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro ano

    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    escreva("Informe o ano: ")
    leia(ano)

    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    se (((ano % 4 == 0) e (ano % 100 != 0)) ou (ano % 400 == 0)) {
      escreva("O ano informado é bissexto.")
    }
    senao {
      escreva("O ano informado não é bissexto.")
    }
  }
}


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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares

Quantidade de visualizações: 869 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Um algoritmo que lê uma matriz 3x3
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro matriz[3][3]
    inteiro i, j

    // vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { 
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ")
        leia(matriz[i][j])
      }
    }

    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    escreva("\nValores na matriz:\n\n")
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva(matriz[i][j], "   ")
      }
      // passa para a próxima linha da matriz
      escreva("\n")
    }

    // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar
    // apenas os valores pares
    escreva("\nOs valores pares são: ")

    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        // é um número par?
        se (matriz[i][j] % 2 == 0) {
          escreva(matriz[i][j], "  ")
        }
      }
    }
  }
}



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 432 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Matematica
  inclua biblioteca Matematica --> mat
  
  funcao inicio() {
    // coordenadas dos dois pontos
    real x1, y1, x2, y2
    // guarda o coeficiente angular
    real m

    // x e y do primeiro ponto
    escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
    leia(x1)
    escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
    leia(y1)

    // x e y do segundo ponto
    escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
    leia(x2)
    escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
    leia(y2)

    // vamos calcular o coeficiente angular
    m = (y2 - y1) / (x2 - x1)

    // mostramos o resultado
    escreva("O coeficiente angular é: ", m) 
  }
}

Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico

Exercícios Resolvidos de Portugol - Como calcular salário líquido em Portugol - Calculando o salário líquido de um professor

Quantidade de visualizações: 1145 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo Portugol ou VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol (na versão Portugol Webstudio):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Cálculo de Salário Bruto e Líquido em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas para resolver o problema
    real valor_hora_aula
    inteiro horas_trabalhadas
    real percentual_desconto_inss
    real salario_bruto
    real salario_liquido
    real total_desconto

    // vamos ler o valor do hora aula
    escreva("Informe o valor da hora aula: ")
    leia(valor_hora_aula)

    // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
    escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")
    leia(horas_trabalhadas)

    // vamos ler o percentual de desconto do INSS
    escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ")
    leia(percentual_desconto_inss)

    // vamos calcular o salário bruto
    salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas

    // agora calculamos o total do desconto
    total_desconto = (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto

    // finalmente calculamos o salário líquido
    salario_liquido = salario_bruto - total_desconto

    // mostramos o resultado
    escreva("\nSalário Bruto: R$ ", salario_bruto)
    escreva("\nTotal de Descontos: R$ ", total_desconto)
    escreva("\nSalário Líquido: R$ ", salario_liquido)
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

A Bacia Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. Além da sua importância econômica e ambiental, a referida bacia possui a maior ilha fluvial do mundo. Como é denominada essa ilha?

A) Ilha do Marajó.

B) Ilha do Bananal.

C) Ilha Solteira.

D) Ilha do Gurupá.

E) Ilha do São Francisco.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Velocidade de entrada e saída de um fluido

O tanque tem uma entrada e uma saída de água. Determine a altura H do tanque em função da área A, velocidade de entrada V1 em um bocal com diâmetro d1 e velocidade de saída V2 em um bocal com diâmetro d2, após um intervalo de tempo t, sendo que o tanque se encontrava vazio. Determine também o tempo de enchimento do tanque conforme os dados:
H = 10m; A = 2,5m2; V1 = 0,7m/s; d1 = 20cm; V2 = 3m/s; d2 = 15 cm.

A) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 0,08 segundos.

B) H = (V2 - V1)t/A 10,87 segundos.

C) H = (V2d22 - V1d12)tπ/4A 806 segundos.

D) H = (V2d22 - V1d12)tπ/A 201 segundos.

E) H = (V2d22 - V1d12)tπ/2A 403 segundos.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de lajes maciças à flexão

As lajes de concreto armado são elementos planos e horizontais, submetidos a carregamentos perpendiculares ao plano. Esses carregamentos promovem o desenvolvimento de esforços internos de flexão.

Analise as afirmativas a seguir referentes aos tipos de flexão:

I. A flexão normal ocorre em uma seção transversal em que atuam apenas momento fletor e esforço normal de tração ou compressão.

II. A flexão reta ocorre quando os momentos fletores atuam em planos ortogonais aos eixos principais de inércia da seção transversal.

III. Diz-se que a seção transversal de uma laje está submetida à flexão pura quando sobre ela atuam somente momentos fletores.

IV. A seção transversal de uma laje está submetida à flexão composta quando, sobre esta, atuam momentos de flexão e forças normais.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para substituir partes de uma string em Python?

A) str_replace()

B) replace()

C) Replace()

D) StringReplace()

E) repl()
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Vamos testar seus conhecimentos em

Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado

O concreto simples é formado pela mistura entre cimento, agregados (miúdos e graúdos) e água. A junção de barras de aço na forma de armaduras com esse material resulta no concreto armado.

Com relação às vantagens da utilização do concreto armado, analise as afirmações a seguir:

I. Os processos de construção de estruturas de concreto armado são conhecidos, e a sua execução não exige mão de obra com elevado nível de qualificação.

II. A grande massa e a rigidez dos elementos de concreto armado minimizam os efeitos de vibrações e oscilações decorrentes do vento e de utilização.

III. Pelo fato de as estruturas de concreto serem monolíticas, elas apresentam facilidade em serem moldadas.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) I e II.

E) II e III.
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