Você está aqui: Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em PortugolQuantidade de visualizações: 421 vezes |
Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula: \[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \] Onde: p: Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados. a: Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular. Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada. Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em Portugol Studio. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem: ![]() Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas. Veja agora o código Portugol Web Studio que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Apótema de um polígono regular de N lados em Portugol programa { // vamos importar a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> m funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro lados, comprimento real apotema // vamos ler a quantidade de lados escreva("Informe a quantidade de lados: ") leia(lados) // vamos ler o comprimento dos lados escreva("Informe o comprimento dos lados: ") leia(comprimento) // e agora calculamos a apótema dos polígono apotema = calcular_apotema(lados, comprimento) // e mostramos o resultado escreva("A apótema do polígono é: ", apotema) } // função que calcula e retorna a apótema de um // polítono regular funcao calcular_apotema(inteiro lados, inteiro comprimento) { // a quantidade de lados e o comprimento deles // não podem ser negativos se ((lados < 0) ou (comprimento < 0)) { retorne -1 } // calculamos a apótema retorne (comprimento / (2 * m.tangente((180.0 / lados) * m.PI / 180.0))) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Informe a quantidade de lados: 5 Informe o comprimento dos lados: 4 A apótema do polígono é: 2.7527638409423476 |
![]() |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 464 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos incluir a biblioteca Tipos inclua biblioteca Tipos --> tp funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo real area_comodo, potencia_total inteiro quant_lampadas // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1 } // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") } } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuárioQuantidade de visualizações: 27 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário digitar um número (chave) e seu programa deve mostrar em que posições essa chave foi encontrada. Mostre também quantas vezes a chave foi sorteada. Sua saída deverá ser parecida com: Digite um número a ser localizado: 8 O número 8 aparece nas seguintes posições: [8] posição => 5 [8] posição => 22 [8] posição => 26 O número 8 apareceu => 3 vez(es). Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { // vamos incluir a biblioteca de utilidades inclua biblioteca Util --> u funcao inicio() { // vamos declarar as variáveis necessárias inteiro numeros[30] inteiro chave, vezes = 0 // vamos sortear 30 números de 1 até 15 (incluindo os dois) para (inteiro i = 0; i < 30; i++) { numeros[i] = u.sorteia(1, 15) } // vamos pedir para o usuário informar a chave e vamos verificar em // quais posições essa chave foi encontrada escreva("Digite um número a ser localizado: ") leia(chave) escreva("\nO número " + chave + " aparece nas seguintes posições:") escreva("\n") para (inteiro i = 0; i < 30; i++) { se (numeros[i] == chave) { // registra a quantidade de vezes vezes = vezes + 1 escreva("\n[" + numeros[i] + "]" + " posição => " + i) } } // agora mostramos quantas vezes o número pesquisado apareceu escreva("\n\nO número " + chave + " apareceu => " + vezes + " vez(es).") escreva("\n") } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
Como somar os dígitos de um número em Portugol usando o laço ENQUANTO - Solução para número inteiro de qualquer tamanhoQuantidade de visualizações: 342 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar a soma dos dígitos de um número inteiro positivo. Em nosso site você encontra alguns exemplos de como isso pode ser feito. No entanto, ao contrário das outras dicas, aqui eu mostro como somar os dígitos de um número informado pelo usuário sem fixar o seu tamanho, ou seja, não há limites para a quantidade de dígitos. Veja o código Portugol completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Como somar os dígitos de um número em Portugol programa { funcao inicio() { inteiro numero, soma // inicia a soma como zero soma = 0 // vamos pedir um número inteiro positivo escreva("Informe um número inteiro positivo: ") // lê o número informado leia(numero) // enquanto o número for diferente de 0 enquanto (numero != 0) { // adiciona à soma o resultado da divisão do número por 10 soma = soma + (numero % 10) // agora dividimos os número por 10 (divisão inteira) e continuamos numero = inteiro(numero / 10) } // e mostramos o resultado escreva("A soma dos dígitos é: ", soma) } } Ao executar este código Portugol Web Studio nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 1273 A soma dos dígitos é: 13 |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Como calcular salário líquido em Portugol - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 1409 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Portugol ou VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol (na versão Portugol Webstudio): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Cálculo de Salário Bruto e Líquido em Portugol programa { funcao inicio() { // variáveis usadas para resolver o problema real valor_hora_aula inteiro horas_trabalhadas real percentual_desconto_inss real salario_bruto real salario_liquido real total_desconto // vamos ler o valor do hora aula escreva("Informe o valor da hora aula: ") leia(valor_hora_aula) // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ") leia(horas_trabalhadas) // vamos ler o percentual de desconto do INSS escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ") leia(percentual_desconto_inss) // vamos calcular o salário bruto salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas // agora calculamos o total do desconto total_desconto = (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto // finalmente calculamos o salário líquido salario_liquido = salario_bruto - total_desconto // mostramos o resultado escreva("\nSalário Bruto: R$ ", salario_bruto) escreva("\nTotal de Descontos: R$ ", total_desconto) escreva("\nSalário Líquido: R$ ", salario_liquido) } } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Portugol - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100Quantidade de visualizações: 42 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Portugol Web Studio que usa um laço PARA, ENQUANTO ou FACA...ENQUANTO para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: Numeros primos entre 2 e 100: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // limite dos números primos (incluindo) inteiro limite = 100 logico primo // Lembre-se! O número 1 não é primo escreva("Numeros primos entre 2 e " + limite + ":\n") // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado para (inteiro i = 2; i <= limite; i++) { primo = verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para (inteiro j = 2; j <= (i / 2); j++) { se (i % j == 0) { primo = falso // não é primo pare } } se (primo == verdadeiro) { escreva(i, " ") } } } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2424 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol programa { // inclui a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat // função principal do programa funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes real a, b, c // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se (discriminante > 0) { raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação possui uma única solução real? senao se (discriminante == 0){ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação não possui solução real? senao{ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números paresQuantidade de visualizações: 969 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço. Sua saída deverá ser parecida com: Linha 1 e coluna 1: 8 Linha 1 e coluna 2: 1 Linha 1 e coluna 3: 5 Linha 2 e coluna 1: 3 Linha 2 e coluna 2: 9 Linha 2 e coluna 3: 30 Linha 3 e coluna 1: 7 Linha 3 e coluna 2: 23 Linha 3 e coluna 3: 10 Valores na matriz 8 1 5 3 9 30 7 23 10 Os valores pares são: 8 30 10 Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Um algoritmo que lê uma matriz 3x3 programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro matriz[3][3] inteiro i, j // vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ") leia(matriz[i][j]) } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada escreva("\nValores na matriz:\n\n") para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { escreva(matriz[i][j], " ") } // passa para a próxima linha da matriz escreva("\n") } // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar // apenas os valores pares escreva("\nOs valores pares são: ") para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { // é um número par? se (matriz[i][j] % 2 == 0) { escreva(matriz[i][j], " ") } } } } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
Como usar o laço de repetição PARA da linguagem Portugol - Apostila de Portugol para iniciantes em Algorítmos e Lógica de ProgramaçãoQuantidade de visualizações: 36 vezes |
O laço de repetição PARA da linguagem Portugol é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções de nosso código um DETERMINADO número de vezes. Isso quer dizer que esse laço de repetição é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou grupo de instruções será repetida. Vamos começar com um exemplo básico? Veja um laço PARA que escreve "Gosto de programação" cinco vezes na saída do programa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // um laço PARA que escreve uma frase 5 vezes para (inteiro i = 0; i < 5; i++) { escreva("Gosto de programar\n") } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Note que, em Portugol, a palavra chave que representa o laço, ou seja, a palavra "para" deve ser escrita sempre em letras minúsculas. Além disso, o laço para possui uma variável de controle que, na maioria das vezes, se chama "i" e é do tipo inteiro. Vamos ver mais um exemplo? Veja um laço PARA que escreve os números de 1 até 10 na saída do programa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // um laço PARA que conta de 1 até 10 para (inteiro i = 1; i <= 10; i++) { escreva(i, " ") } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E que tal contar de trás para frente, ou seja, de 10 até 1? Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- programa { funcao inicio() { // um laço PARA que conta de 10 até 0 para (inteiro i = 10; i >= 1; i--) { escreva(i, " ") } } } Ao executar o código Portugol novamente nós teremos o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Para finalizar, veja algumas observações importantes em relação ao laço de repetição PARA da linguagem Portugol: a) O laço com variável de controle possui três partes. A inicialização da variável contadora, a definição do valor final do contador e a definição do incremento. Estas três partes são escritas juntas, no início do laço. b) A sintaxe é respectivamente a palavra reservada para, abre parênteses, a declaração de uma variável de controle, ponto e virgula, a condição a ser testada, ponto e virgula, uma alteração na variável de controle a ser feita a cada iteração, fecha parenteses, e entre chaves as instruções do programa. |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão São afirmativas corretas sobre a ética na profissão, exceto: A) A ética é a reflexão sobre a moral. É ético aquele que age de acordo com os padrões de conduta ou prática correta, especialmente os padrões profissionais. B) A engenharia, como profissão, deve contribuir para o bem-estar social, sendo o engenheiro responsável, através de suas ações e projetos, pelas consequências à sociedade que confia em sua competência profissional. C) O comportamento ético para o engenheiro é uma habilidade tão importante como as habilidades técnicas, matemáticas e científicas. D) Como engenheiro, você deve apoiar-se em seus princípios éticos pessoais, diferenciando pequenos desvios de ações de grande impacto à sociedade. Somente grandes ações configuram um problema ético. E) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Aglomerantes O que é plasticidade em cales? A) Grau de facilidade de aplicação da cal como revestimento. B) Perdas de volume. C) Volume de pasta de cal obtida através de uma tonelada de cal viva. D) Carbonato de cálcio submetido à ação de calor. E) Hidratação da cal viva. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?# cria uma lista valores = [1, 2, 3, 4] valores[1], valores[2] = 5, 7 print(valores) A) Um erro de execução na linha 2 B) [5, 7, 5, 7] C) [4, 2, 3, 1] D) TypeError: cannot unpack non-iterable int object E) [1, 5, 7, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
O manômetro Um manômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. O manômetro para medição da pressão absoluta é usado quando pressões devem ser medidas, independentemente da pressão atmosférica. A pressão do meio medido é determinada contra uma pressão de referência, sendo que esta última corresponde ao ponto zero da pressão absoluta. Nesse contexto, determine a pressão manométrica em P devido à deflexão do mercúrio do manômetro em U da figura a seguir. ![]() A) Aproximadamente 77kPa. B) Aproximadamente 89kPa. C) Aproximadamente 94kPa. D) Aproximadamente 106kPa. E) Aproximadamente 111kPa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Principais Normas Brasileiras para Concreto Armado Cada normativa criada, revisada e validada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas apresenta suas especificidades e informações relativas a aspectos determinados, com sua função e objetivos específicos. Com relação às afirmações sobre essas normas, assinale a alternativa correta: A) A NBR 8681, "Ações e segurança nas estruturas - Procedimento", classifica as ações sobre a estrutura e define os estados-limite para os quais a estrutura deve ser dimensionada. B) A NBR 1569, "Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto - Projeto", traz procedimentos executivos e generaliza os materiais que podem ser utilizados. C) A NBR 9062, "Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado", prescreve recomendações para estruturas de concreto armado moldadas in loco. D) A NBR 7480, "Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado", determina os requisitos para encomenda, fabricação e fornecimento de telas de aço. E) A NBR 7187, "Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido - Procedimento", dispõe de informações adicionais sobre o efeito das cargas permanentes. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol |
Veja mais Dicas e truques de Portugol |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |