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Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em VisuAlg

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Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula:

\[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \]

Onde:

p: Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados.
a: Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular.

Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada.

Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em VisuAlg. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem:



Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas.

Veja agora o código VisuAlg que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Apótema de um polígono regular de N lados em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lados, comprimento: inteiro
  apotema: real

// função que calcula e retorna a apótema de um
// polítono regular
funcao calcular_apotema(lados, comprimento: inteiro): real
inicio
  // a quantidade de lados e o comprimento deles
  // não podem ser negativos
  se ((lados < 0) ou (comprimento < 0)) entao
    retorne -1
  fimse

  // calculamos a apótema
  retorne (comprimento / (2 * Tan((180.0 / lados) * Pi / 180.0)))
fimfuncao

inicio
  // vamos ler a quantidade de lados
  escreva("Informe a quantidade de lados: ")
  leia(lados)

  // vamos ler o comprimento dos lados
  escreva("Informe o comprimento dos lados: ")
  leia(comprimento)

  // e agora calculamos a apótema dos polígono
  apotema <- calcular_apotema(lados, comprimento)

  // e mostramos o resultado
  escreva("A apótema do polígono é: ", apotema)

fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Informe a quantidade de lados: 5
Informe o comprimento dos lados: 4
A apótema do polígono é: 2.7527638409423476

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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 720 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 704 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 406 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



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