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Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: Queue

Como criar uma fila em Java usando a interface Queue

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Uma fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO (First-in, First-out), ou seja, o primeiro elemento a entrar é o primeiro a sair. Podemos pensar em uma estrutura de dados do tipo fila como uma fila real de um banco ou supermercado.

A linguagem Java não fornece uma classe pronta chamada Queue. Em vez disse nós temos uma interface Queue e suas implementações concretas, a saber, as classes java.util.LinkedList e java.util.PriorityQueue. É claro que existem outras implementações, mas estas duas são as que usamos com mais frequencia.

Como nesta dica a nossa intenção é representar uma fila comum, nós vamos descartar a classe PriorityQueue (fila de prioridade) e nos ater à implementação de Queue fornecida pela classe LinkedList.

Vamos começar com um exemplo bem simples. Veja um trecho de código no qual enfileiramos 5 valores inteiros em uma fila e os desenfileiramos em seguida:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.util.LinkedList;
import java.util.Queue;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma fila de inteiros e adicionar 5 inteiros
    Queue<Integer> fila = new LinkedList<>();
    fila.add(76);
    fila.add(80);
    fila.add(11);
    fila.add(32);
    fila.add(45);
    
    // agora vamos desenfileirar todos os elementos
    System.out.println("Ordem de remoção dos elementos da fila:");
    while(!fila.isEmpty()){
      System.out.print(fila.poll() + "  ");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Ordem de remoção dos elementos da fila:
76 80 11 32 45


Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 12410 vezes
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:

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java.lang.Object
  java.awt.GridBagLayout

Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable.

A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas.

O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção):

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());

    // adiciona componentes à janela
    add(new JButton("Botão 1"));
    add(new JButton("Botão 2"));
    add(new JButton("Botão 3"));
    add(new JButton("Botão 4"));
    
    setSize(350, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como criar um programa de visualização de imagens em Java - Código fonte completo

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O que temos abaixo é o código completo para uma aplicação Java Swing que permite visualizar imagens JPG, GIF ou PNG. A imagem é selecinada usando um JFileChooser e carregada usando o método read() da classe ImageIO. Veja que usamos também uma classe personalizada de JPanel para exibir a imagem:

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import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  AreaImagem areaImagem;  

  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();

          int res = fc.showOpenDialog(null);
          if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
	    File arquivo = fc.getSelectedFile();  
          
            imagem = null;
          
            try{
              imagem = ImageIO.read(arquivo);
            }
            catch(IOException exc){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, 
                "Erro ao carregar a imagem: " + 
                exc.getMessage());
            }

            if(imagem != null){
              areaImagem.imagem = imagem;
              areaImagem.repaint();  
            }
          }
        }
      }
    );

    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
    
    // Cria a área de exibição da imagem
    areaImagem = new AreaImagem();
    c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER);    
	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// Sub-classe de JPanel para exibir a imagem
class AreaImagem extends JPanel{
  public BufferedImage imagem;

  public void paintComponent(Graphics g){ 
    super.paintComponent(g);
    
    // desenha a imagem no JPanel
    g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
  } 
}



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