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Como desenhar uma pirâmide de números em VisuAlg com números repetindo nas linhas - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 615 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que usa laços for aninhados para desenhar a pirâmide de números representada abaixo. Note que este padrão usa o número da linha repetido em cada uma as linhas. No site você encontrará padrões diferenciados deste exercício.

Informe a quantidade de linhas da pirâmide: 6

      1 
     2 2 
    3 3 3 
   4 4 4 4 
  5 5 5 5 5 
 6 6 6 6 6 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Algoritmo"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_linhas, contador_linhas, i, j: inteiro

inicio
  // precisamos de um contador de linhas da pirâmide
  contador_linhas <- 1

  // vamos ler a quantidade de linhas da pirâmide
  escreva("Informe a quantidade de linhas da pirâmide: ")
  leia(quant_linhas)

  // um laço PARA que começa na quantidade de linhas informada
  // pelo usuário e reduz até 0
  escreval()
  para i <- quant_linhas ate 1 passo -1 faca
    // imprimimos i espaços no início de cada linha
    para j de 1 ate i faca
      escreva(" ")
    fimpara

    // agora imprimimos o valor do contador de linhas da pirâmide
    // no final de cada linha
    para j de 1 ate contador_linhas faca
      escreva(contador_linhas," ")
    fimpara

    // pulamos para a próxima linha
    escreval()

    // e aumentamos o contador de linhas
    contador_linhas <- contador_linhas + 1
  fimpara

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 718 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 293 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara um vetor de 10 inteiros
valores: vetor[1..10] de inteiro
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[1..10] de inteiro
  pesquisa, repeticoes, i: inteiro

inicio
  // inicializa um vetor de 10 inteiros
  valores[1] <- 4
  valores[2] <- 21
  valores[3] <- 9
  valores[4] <- 8
  valores[5] <- 12
  valores[6] <- 21
  valores[7] <- 4
  valores[8] <- 4
  valores[9] <- 1
  valores[10] <- 10

  // vamos ler um valor inteiro
  escreva("Informe um valor: ")
  leia(pesquisa)

  // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
  // contido no vetor
  repeticoes <- 0
  para i de 1 ate 10 faca
    se valores[i] = pesquisa entao
      // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      repeticoes <- repeticoes + 1
    fimse
  fimpara

  // vamos mostrar o resultado
  escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes")

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 699 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


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