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Como desenhar uma pirâmide de números em VisuAlg com números repetindo nas linhas - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que usa laços for aninhados para desenhar a pirâmide de números representada abaixo. Note que este padrão usa o número da linha repetido em cada uma as linhas. No site você encontrará padrões diferenciados deste exercício.

Informe a quantidade de linhas da pirâmide: 6

      1 
     2 2 
    3 3 3 
   4 4 4 4 
  5 5 5 5 5 
 6 6 6 6 6 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_linhas, contador_linhas, i, j: inteiro

inicio
  // precisamos de um contador de linhas da pirâmide
  contador_linhas <- 1

  // vamos ler a quantidade de linhas da pirâmide
  escreva("Informe a quantidade de linhas da pirâmide: ")
  leia(quant_linhas)

  // um laço PARA que começa na quantidade de linhas informada
  // pelo usuário e reduz até 0
  escreval()
  para i <- quant_linhas ate 1 passo -1 faca
    // imprimimos i espaços no início de cada linha
    para j de 1 ate i faca
      escreva(" ")
    fimpara

    // agora imprimimos o valor do contador de linhas da pirâmide
    // no final de cada linha
    para j de 1 ate contador_linhas faca
      escreva(contador_linhas," ")
    fimpara

    // pulamos para a próxima linha
    escreval()

    // e aumentamos o contador de linhas
    contador_linhas <- contador_linhas + 1
  fimpara

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlg

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Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // os coeficientes
  a, b, c: real
  // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
  raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  escreva("Valor do coeficiente a: ")
  leia(a)
  escreva("Valor do coeficiente b: ")
  leia(b)
  escreva("Valor do coeficiente c: ")
  leia(c)

  // vamos calcular o discriminante
  discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)

  // a equação possui duas soluções reais?
  se discriminante > 0 então
    raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
    raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a)
    escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
  senão
    // a equação possui uma única solução real?
    se discriminante = 0 então
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    // a equação não possui solução real?
    senão
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a)
      escreva("Existem duas raízes complexas: ")
      escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 325 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Quantidade de visualizações: 327 vezes
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)

Pergunta/Tarefa:

Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do produto: 520
Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO
Informe a idade: 23
Informe o sexo: F
FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20%
Valor a pagar: 416.0

Informe o valor do produto: 830
Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA
Informe a idade: 38
Informe o sexo: M
OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5%
Valor a pagar: 788.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..."
var
  valor: real
  nome, sexo: caractere
  idade: inteiro

inicio
  //  vamos ler o valor do produto
  escreva("Informe o valor do produto: ")
  leia(valor)

  // agora vamos ler o nome do cliente
  escreva("Informe o nome do cliente: ")
  leia(nome)

  // agora vamos ler a idade
  escreva("Informe a idade: ")
  leia(idade)

  // e finalmente vamos ler o sexo do cliente
  escreva("Informe o sexo: ")
  leia(sexo)

  // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto
  // de 20%
  se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao
    valor <- valor - (valor * (20 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  senao
    valor <- valor - (valor * (5 / 100))
    escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%")
    escreval("Valor a pagar: ", valor)
  fimse
  
fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Entre os estudos proeminentes sobre a definição da ética, da moral, sua presença e importância entre os seres humanos racionalmente organizados em sistemas sociais, as sociedades, estão as análises e reflexões dos filósofos da Grécia Antiga. Embora cada um, entre expoentes como Platão, Aristóteles e Sócrates, tivesse uma proposta de interpretação para a moral e para a ética, é possível dizer que há uma percepção comum: a de que a "A ética é a morada do homem".

O que isso significa?

A) A moradia física para o grego era a base da sociedade, em torno da qual circundavam os demais significados socialmente apreendidos, então, ser ético era ser bom.

B) Morada é um recanto simples onde o homem pode viver com honestidade, e ser uma pessoa ética é ser honesto.

C) O sentido de morada era conceito existencial, confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.

D) Assim como o mito da caverna, a lenda da morada também é falsa e se destina à formação de exemplos aos estudantes de filosofia da atualidade.

E) Aristóteles escreveu essa máxima pensando em todos os habitantes da Grécia, que exibiam a igualdade de comportamento, pensamento e opinião política.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

No caso de obras de grande área (m2), erros acumulados de alinhamento podem acarretar perda de tempo e dinheiro, sendo conveniente, portanto, o auxílio da topografia. Para esse tipo de obra, que tem muitos elementos (fundações, paredes, etc.), qual é o processo ideal de locação?

A) Processo dos cavaletes.

B) Processo dos piquetes.

C) Processo dos perfis metálicos.

D) Processo dos tapumes (ou gabaritos ou tábuas corridas).

E) Locação com auxílio das construções vizinhas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O código de ética profissional: Concorrência

No Brasil, a livre concorrência está subordinada ao artigo 173, § 4º, da Constituição Federal. Posteriormente, foi instituído o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), cujo objetivo é ___________.

Assinale a alternativa que completa a lacuna de forma correta.

A) proteger os consumidores e o mercado internacional de ações desonestas, práticas ilícitas e antiéticas.

B) proteger os consumidores, garantir a reserva de mercado para as commodities e combater ações desonestas, práticas ilícitas e antiéticas.

C) liberar a fusão entre as empresas como forma de proteger os consumidores e o mercado econômico.

D) proibir a entrada de produtos importados, visando à proteção da indústria nacional e dos consumidores.

E) proteger os consumidores e o mercado econômico de ações desonestas, práticas ilícitas e antiéticas.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares intermediários

Uma das primeiras etapas ao desenvolver um projeto estrutural é a concepção estrutural. Nessa etapa, é necessário estimar a dimensão dos elementos estruturais e o pré-dimensionamento com base na NBR 6118/2014.

O engenheiro Thiago foi convidado para pré-dimensionar um pilar intermediário de concreto armado.

A seguir, os cuidados tomados por ele:

I. O pilar intermediário foi calculado com base na força atuante centrada.

II. No pilar intermediário, não foi calculado o momento de 2ª ordem.

III. O pilar foi calculado como pilar de canto.

Thiago procedeu corretamente em:

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) II e III, apenas.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual das seguintes instruções JavaScript é uma definição correta de um array?

A) a = new Array[100];

B) var a = new Array(100);

C) var[] a = new String[100];

D) var a = new Array[100];
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