Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Como desenhar uma pirâmide de números em C com números repetindo nas linhas - Desafio de Programação Resolvido em CQuantidade de visualizações: 522 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que usa laços for aninhados para desenhar a pirâmide de números representada abaixo. Note que este padrão usa o número da linha repetido em cada uma as linhas. No site você encontrará padrões diferenciados deste exercício. Informe a quantidade de linhas da pirâmide: 6 1 2 2 3 3 3 4 4 4 4 5 5 5 5 5 6 6 6 6 6 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int contador_linhas, quant_linhas, i, j; // precisamos de um contador de linhas da pirâmida contador_linhas = 1; // vamos ler a quantidade de linhas da pirâmide printf("Informe a quantidade de linhas da pirâmide: "); scanf("%d", &quant_linhas); // um laço for que começa na quantidade de linhas informada // pelo usuário e reduz até 0 printf("\n"); for (i = quant_linhas; i > 0; i--){ // imprimimos i espaços no início de cada linha for (j = 1; j <= i; j++){ printf(" "); } // agora imprimimos o valor do contador de linhas da pirâmide // no final de cada linha for (j = 1; j <= contador_linhas; j++){ printf("%d ", contador_linhas); } // pulamos para a próxima linha printf("\n"); // e aumentamos o contador de linhas contador_linhas++; } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 857 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um número printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ printf("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ printf("O número informado não é um número de Armstrong"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de C - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando CQuantidade de visualizações: 953 vezes |
Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa C que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float carga, distancia, reacao_a, reacao_b; float flexao_maxima, distancia_temp, flexao_distancia; float cortante_a, cortante_b; // vamos pedir para o usuário informar o valor da carga printf("Valor da carga em kN/m: "); scanf("%f", &carga); // vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios printf("Distancia em metros: "); scanf("%f", &distancia); // vamos calcular a reação no apoio A reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia; // vamos calcular a reação no apoio B reacao_b = reacao_a; // vamos calcular o momento fletor máximo flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * pow(distancia, 2.0); // e mostramos o resultado printf("\nA reacao no apoio A e: %f kN", reacao_a); printf("\nA reacao no apoio B e: %f kN", reacao_b); printf("\nO momento fletor maximo e: %f kN", flexao_maxima); // vamos pedir para o usuário informar uma distância a // partir do apoio A printf("\n\nInforme uma distancia a partir do apoio A: "); scanf("%f", &distancia_temp); // vamos mostrar o momento fletor na distância informada if (distancia_temp > distancia) { printf("\nDistancia invalida.\n"); } else { flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * (distancia - distancia_temp); printf("O momento fletor na distancia informada e: %f kN", flexao_distancia); } // vamos mostrar a força cortante no apoio A cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia; printf("\n\nA forca cortante no apoio A e: %f kN", cortante_a); // vamos mostrar a força cortante no apoio B cortante_b = cortante_a * -1; printf("\nA forca cortante no apoio B e: %f kN\n\n", cortante_b); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 16215 vezes |
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza. Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // define a estrutura Livro struct Livro{ char *titulo; int codigo; int paginas; }; // função que aloca e retorna um ponteiro para uma // estrutura Livro struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){ // aloca memória para uma estrutura Livro struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); // preeche os membros da estrutura temp->titulo = titulo; temp->codigo = codigo; temp->paginas = paginas; return temp; } int main(int argc, char *argv[]){ // obtém uma instância da estrutura Livro struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(a != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", a->titulo, a->codigo, a->paginas); } // obtém uma segunda instância da estrutura Livro struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(b != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", b->titulo, b->codigo, b->paginas); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Titulo: Programando em Java Codigo: 345 Paginas: 120 Titulo: JavaScript - Guia Codigo: 540 Paginas: 800 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 2853 vezes |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: ![]() Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois vetores de posições float x1, y1, x2, y2; // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento) float delta_r_x, delta_r_y; // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos) float tempo_inicial, tempo_final, delta_t; // guarda as coordenadas do vetor velocidade float vetor_vm_x, vetor_vm_y; // x e y do primeiro vetor printf("Coordenada x do primeiro vetor: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro vetor: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo vetor printf("Coordenada x do segundo vetor: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo vetor: "); scanf("%f", &y2); // vamos ler o tempo inicial e tempo final printf("Tempo inicial em segundos: "); scanf("%f", &tempo_inicial); printf("Tempo final em segundos: "); scanf("%f", &tempo_final); // vamos calcular o vetor delta r delta_r_x = x2 - x1; delta_r_y = y2 - y1; // vamos calcular o delta t (variação do tempo) delta_t = tempo_final - tempo_inicial; // finalmente calculamos o vetor velocidade média vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t; vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; // mostramos o resultado printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s", vetor_vm_x, vetor_vm_y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()Quantidade de visualizações: 66419 vezes |
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:FILE *fopen(const char *nome, const char *modo); O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos. Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL) printf("Arquivo foi aberto com sucesso."); else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado. A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos: a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. r - abre um arquivo existente para leitura. w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação. w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como declarar e inicializar um array unidimensional em C usando a notação {}Quantidade de visualizações: 14425 vezes |
A notação {} é muito conveniente quando precisamos declarar e inicializar um vetor ou uma matriz em apenas uma linha. Veja o trecho de código abaixo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa um array de 5 inteiros int valores[5] = {43, 12, 8, 4, 102}; int i; // exibe os valores do array for(i = 0; i < 5; i++){ printf("%d\n", valores[i]); } system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: 43 12 8 4 102 |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em CQuantidade de visualizações: 2553 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int numero, i; int primo = 1; // verdadeiro, true // vamos solicitar um número inteiro positivo printf("Informe um número inteiro positivo: "); scanf("%d", &numero); // o número é negativo? if(numero < 0){ printf("Número inválido.\n\n"); } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ printf("Número válido, mas não é primo.\n\n"); } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = 0; // recebe false break; } } if(primo){ printf("O número informado é primo\n\n"); } else{ printf("O número informado não é primo\n\n"); } } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem CQuantidade de visualizações: 5534 vezes |
Todos os métodos e funções trigonométricas em C recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do header math.h. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // vamos definir o valor de PI #define PI 3.14159265358979323846 int main(int argc, char *argv[]){ // valor em radianos double radianos = 1.5; // obtém o valor em graus double graus = radianos * (180 / PI); // mostra o resultado printf("%f radianos convertidos para graus é %f\n\n", radianos, graus); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: 1.500000 radianos convertidos para graus é 85.943669 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas: tipos, características, métodos construtivos e cálculo das tensões no solo Um engenheiro verificou um problema de projeto na planta em uma edificação de grande porte: os pilares estavam muito próximos entre si. Desta forma, ele precisaria indicar ao mestre de obra um tipo de fundação mais apropriado, para não acarretar um problema estrutural devido à aproximidade dos pilares. A partir desta informação, assinale a alternativa correta: A) Radier. B) Sapata associada. C) Bloco. D) Sapata de divisa. E) Sapata corrida. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(Enem 2016) A renaturalização de rios e córregos é, há muito tempo, uma realidade na Europa, no Japão, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil ainda são muito tímidas as iniciativas, mas algumas poucas cidades estão adotando essa importante prática. Disponível em: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br. Acesso em: 10 dez. 2012 (adaptado). A legislação brasileira avançou ao estabelecer como unidade territorial para a gestão desse recurso A) os biomas. B) as reservas ecológicas. C) as unidades do relevo. D) as bacias hidrográficas. E) as áreas de preservação ambiental. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a forma correta de se exibir um diálogo de alerta em JavaScript? A) msgBox("Texto do aviso"); B) alertBox("Texto do aviso"); C) alert("Texto do aviso"); D) msg("Texto do aviso"); Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Qual das alternativas abaixo apresenta o conceito correto de bacia hidrográfica? A) Unidade espacial que comporta a rede de drenagem delimitada pelo relevo. B) Território marcado apenas pela presença de córregos de regime intermitente. C) Classificação geológica formada pelo conjunto de rios com a mesma nascente. D) Categoria de análise que é fruto da diminuição da rede de drenagem regional. E) Categorização hidráulica dos rios que possuem a mesma vazão na jusante. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(IFTM 2018) O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, dividida em 12 regiões hidrográficas: Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/meioambiente/2009/10/rios-e-bacias-do-brasil-formam-uma-dasmaiores-redes-fluviais-do-mundo. Adaptado. Acesso em: 16 de out de 2018. Marque a alternativa que apresenta apenas as bacias hidrográficas que banham a Região Centro-Oeste. A) Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, Amazônica. B) Tocantins-Araguaia, Atlântico Sul, Uruguai, Paraguai. C) Paraguai, Uruguai, São Francisco e Atlântico Nordeste. D) Atlântico Nordeste, Paraguai, Amazônica, Parnaíba. E) Amazônica, Atlântico Leste, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
HTML5 - HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTML |
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