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Como desenhar uma pirâmide de números em C com números repetindo nas linhas - Desafio de Programação Resolvido em CQuantidade de visualizações: 439 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que usa laços for aninhados para desenhar a pirâmide de números representada abaixo. Note que este padrão usa o número da linha repetido em cada uma as linhas. No site você encontrará padrões diferenciados deste exercício. Informe a quantidade de linhas da pirâmide: 6 1 2 2 3 3 3 4 4 4 4 5 5 5 5 5 6 6 6 6 6 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int contador_linhas, quant_linhas, i, j; // precisamos de um contador de linhas da pirâmida contador_linhas = 1; // vamos ler a quantidade de linhas da pirâmide printf("Informe a quantidade de linhas da pirâmide: "); scanf("%d", &quant_linhas); // um laço for que começa na quantidade de linhas informada // pelo usuário e reduz até 0 printf("\n"); for (i = quant_linhas; i > 0; i--){ // imprimimos i espaços no início de cada linha for (j = 1; j <= i; j++){ printf(" "); } // agora imprimimos o valor do contador de linhas da pirâmide // no final de cada linha for (j = 1; j <= contador_linhas; j++){ printf("%d ", contador_linhas); } // pulamos para a próxima linha printf("\n"); // e aumentamos o contador de linhas contador_linhas++; } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C para iniciantes - Como usar o laço for em CQuantidade de visualizações: 38689 vezes |
O laço for é usado quando queremos executar um bloco de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- for(inicialização; teste; incremento/decremento){ bloco de instruções } Na parte inicialização nós definimos o valor inicial da variável de controle. Na parte teste nós usamos o valor da variável de controle para testar a continuidade ou interrupção do laço. Finalmente, na parte incremento/decremento nós alteramos o valor da variável de controle para cima ou para baixo. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 1; i <= 10; i++){ printf("%d ", i); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } O incremento/decremento da variável de controle não precisa ser necessariamente em 1. Podemos usar qualquer expressão. Veja um trecho de código que exibe os números pares de 0 à 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int main(int argc, char *argv[]) { int i; for(i = 0; i <= 10; i += 2){ printf("%d ", i); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Observe que "i += 2" é o mesmo que "i = i + 2". Com exceção da parte de testes, podemos inserir múltiplas expressões nas demais partes de um laço for. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i, x; for(i = 0, x = 2; i <= 10; printf("%d ", i * x), i++); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este último código é um pouco exótico, mas muito fácil de ser encontrado por aí. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 10953 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o cosseno de três números printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)); printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)); printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
C ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 3333 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda o coeficiente angular float m; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", m); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Pressione qualquer tecla para continuar... Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente float cateto_oposto, cateto_adjascente; // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente float tetha, tangente; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente = tan(tetha); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", tangente); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a sintáxe correta para referenciar um arquivo JavaScript externo chamado "auxiliar.js"? A) <script name="auxiliar.js"> B) <script src="auxiliar.js"> C) <script href="auxiliar.js"> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Perfil em aço As conexões dos perfis de aço contribuem para a projetação das estruturas de uma edificação, sendo responsáveis pela ligação entre pilares e vigas ou entre outros elementos. Elas podem variar, dependendo do tipo de esforço que se pretende resistir com o elemento estrutural. Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de conexão que está sendo utilizado para unir essas peças. A) Conexão de cisalhamento. B) Conexão de momento com pinos. C) Conexão de cisalhamento com solda. D) Conexão de momento com solda. E) Conexão de tensão com solda. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Um arquivo JavaScript externo precisa, obrigatoriamente, conter a tag <script> A) Verdadeiro B) Falso Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação Em relação aos materiais utilizados para formas, assinale a alternativa correta. A) A fibra de vidro é muito utilizada para pilares e vigas. B) Formas em poliestireno expandido são altamente reaproveitadas. C) Vidro é muito utilizado para concreto aparente. D) Tubos de papelão são muito usados em pilares de seção circular e em estruturas com caixão perdido. E) As tábuas são os materiais que proporcionam o maior reaproveitamento. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(UFG 2010) As bacias hidrográficas são unidades físicas, formadas por uma porção de terra, delimitadas pelas partes mais altas do relevo, drenadas por um curso d'água principal e seus afluentes. Os processos ambientais, decorrentes da ação da precipitação, responsáveis pela modelagem do relevo na bacia hidrográfica são: A) evaporação, condensação e infiltração. B) vulcanismo, falhamento e fraturamento. C) dobramento, intemperismo químico e soerguimento. D) escorregamento, erosão e assoreamento. E) lixiviação, intemperismo físico e laterização. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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Lisp - Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares em LISP - LISP para Engenharia |
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