Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa - Desafio de Programação Resolvido em PythonQuantidade de visualizações: 501 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Observação: Seu código deverá usar apenas os operadores matemáticos disponíveis, por padrão, na linguagem Python. Informe um valor inteiro de três dígitos: 753 O valor original é: 753 O valor invertido é: 357 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-( PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro # na faixa 100 a 999 (incluindo) numero = int(input("Informe um valor inteiro de três dígitos: ")) # vamos verificar se o valor está na faixa permitida if (numero < 100) or (numero > 999): print("Valor fora da faixa permitida") else: # vamos criar uma variável temporária para # manter intacto o valor lido temp = numero inverso = 0 # guardará o valor invertido # vamos inverter o valor agora while temp != 0: inverso = (inverso * 10) + (temp % 10) temp = temp // 10 # vamos mostrar o resultado print("O valor original é: {0}".format(numero)) print("O valor invertido é: {0}".format(inverso)) if __name__== "__main__": main() |
![]() |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com Java |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |