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Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 729 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro. Esse programa deve possuir uma função para verificar o maior número desse vetor. Além disso, seu código deverá pedir para o usuário informar os valores do vetor. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 4 Informe o valor do 2.o elemento: 12 Informe o valor do 3.o elemento: 8 Informe o valor do 4.o elemento: 4 Informe o valor do 5.o elemento: 11 O maior valor no vetor é: 12 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler um vetor de 5 inteiros e indicar o maior elemento" var // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros numeros: vetor[1..5] de inteiro maior, i: inteiro // função que retorna o maior valor no vetor. Note que o VisuAlg // não permite a passagem de um vetor ou matriz para uma função. Por // isso temos que declarar o vetor ou matriz no escopo global funcao maior_valor(): inteiro var maior, i: inteiro inicio // vamos assumir que o maior valor é o primeiro elemento do vetor maior <- numeros[1]; // agora vamos varrer o vetor e verificar se existe elemento com // um valor maior do que aquele que já temos para i de 1 ate 5 faca se numeros[i] > maior entao maior <- numeros[i] fimse fimpara // retorna o maior valor encontrado retorne maior fimfuncao // função principal do programa inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos elementos para i de 1 ate 5 faca escreva("Informe o valor do ", i, ".o elemento: ") leia(numeros[i]) fimpara // agora vamos obter o maior valor maior <- maior_valor() escreva("O maior valor no vetor é: ", maior) fimalgoritmo |
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Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1557 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
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Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2104 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 178.00 // valor original percentual <- 15.0 / 100.0 // 15% valor_final <- valor + (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 204,70 fimalgoritmo Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 250.00; // valor original percentual <- 8.0 / 100.0 // 8% valor_final <- valor - (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 230,00 fimalgoritmo Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema perguntas, acertos: real inicio perguntas <- 90.0 acertos <- 72.0 // mostra a porcentagem de acertos escreva("Porcentagem de acertos: ") escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%") // mostra a porcentagem de erros escreva("Porcentagem de erros: ") escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%") // Os resultados serão 80% e 20% fimalgoritmo Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real inicio valor_anterior <- 300.0 // valor anterior novo_valor <- 340.0 // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%") // O resultado será 13,33 fimalgoritmo Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, comissao: real inicio valor <- 70.0 // valor do produto percentual <- 5.0 / 100.0 // 5% // calcula a comissão comissao <- percentual * valor // mostra o resultado escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao) // O resultado será 3,5 fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 261 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias" var // variáveis usadas na resolução do problema potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real area_comodo, potencia_total: real quant_lampadas: inteiro inicio // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total <- area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se quant_lampadas = 0 entao quant_lampadas <- quant_lampadas + 1 fimse // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") fimalgoritmo |
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