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Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 629 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa para informar o maior elemento de um vetor de 5 posições do tipo inteiro. Esse programa deve possuir uma função para verificar o maior número desse vetor. Além disso, seu código deverá pedir para o usuário informar os valores do vetor. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do 1.o elemento: 4 Informe o valor do 2.o elemento: 12 Informe o valor do 3.o elemento: 8 Informe o valor do 4.o elemento: 4 Informe o valor do 5.o elemento: 11 O maior valor no vetor é: 12 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler um vetor de 5 inteiros e indicar o maior elemento" var // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros numeros: vetor[1..5] de inteiro maior, i: inteiro // função que retorna o maior valor no vetor. Note que o VisuAlg // não permite a passagem de um vetor ou matriz para uma função. Por // isso temos que declarar o vetor ou matriz no escopo global funcao maior_valor(): inteiro var maior, i: inteiro inicio // vamos assumir que o maior valor é o primeiro elemento do vetor maior <- numeros[1]; // agora vamos varrer o vetor e verificar se existe elemento com // um valor maior do que aquele que já temos para i de 1 ate 5 faca se numeros[i] > maior entao maior <- numeros[i] fimse fimpara // retorna o maior valor encontrado retorne maior fimfuncao // função principal do programa inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos elementos para i de 1 ate 5 faca escreva("Informe o valor do ", i, ".o elemento: ") leia(numeros[i]) fimpara // agora vamos obter o maior valor maior <- maior_valor() escreva("O maior valor no vetor é: ", maior) fimalgoritmo |
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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlgQuantidade de visualizações: 368 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. Sua saída deverá ser parecida com: 50 primeiros números primos: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 101 103 107 109 113 127 131 137 139 149 151 157 163 167 173 179 181 191 193 197 199 211 223 227 229 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quantidade, contador, numero, j: inteiro primo: logico inicio quantidade <- 50 // quantidade de números primos contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados numero <- 0 // inteiro inicial // Lembre-se! O número 1 não é primo escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:") escreval() // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos enquanto contador < quantidade faca primo <- verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para j de 2 ate Int(numero / 2) faca se numero mod j = 0 entao primo <- falso // não é primo interrompa fimse fimpara se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao escreva(numero:6) contador <- contador + 1 // encontramos um número primo se contador mod 10 = 0 entao escreval() fimse fimse numero <- numero + 1 fimenquanto fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1451 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 776 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg" Var // variáveis usadas para resolver o problema valor_hora_aula: real horas_trabalhadas: inteiro percentual_desconto_inss: real salario_bruto: real salario_liquido: real total_desconto: real Inicio // vamos ler o valor do hora aula escreva("Informe o valor da hora aula: ") leia(valor_hora_aula) // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ") leia(horas_trabalhadas) // vamos ler o percentual de desconto do INSS escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ") leia(percentual_desconto_inss) // vamos calcular o salário bruto salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas // agora calculamos o total do desconto total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto // finalmente calculamos o salário líquido salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto // mostramos o resultado escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2) escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2) escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2) Fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 76.1234 print("O valor é: %0.2f" % valor) A) O valor é: 76.00 B) O valor é: 76.12 C) O valor é: 0076 D) O valor é: 0.76 E) O valor é: 76.13 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária As fossas sépticas consistem em alternativas para o tratamento primário, em soluções individuais de esgotamento sanitário. A ABNT NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) define alguns cuidados necessários em relação ao tamanho e ao dimensionamento necessário. Considere as seguintes sentenças: I - O tanque séptico consiste em uma unidade cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão, o qual deve respeitar uma distância mínima de 1,50m de construções. II - O sumidouro é definido como um poço seco escavado no chão, sendo impermeabilizado. III - O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais, desde que atendam aos limites de lançamento definidos em lei. Assinale a alternativa correta: A) Apenas a sentença II está correta. B) As sentenças I e II estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Apenas as sentenças II e III estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
COGO Points e Survey Points no AutoCAD Civil 3D Quando selecionamos um COGO Point no AutoCAD Civil 3D e usamos suas alças (que permite mover e rotacionar), quantas formas de rotação existem para o marcador de ponto, o rótulo e a combinação ponto e rótulo? A) Quatro B) Um C) Três D) Cinco Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Fases de uma obra Em relação aos conceitos envolvidos na elaboração de um orçamento de obras, assinale a alternativa correta. A) Custos diretos são aqueles em que é necessário estipular um fator de rateio para que sejam apropriados aos serviços. B) Devem ser incluídas no título "desmobilização" de um orçamento as despesas com locação, fechamento, tapumes, demolições e relocações. C) A administração do canteiro de obras e as despesas decorrentes da administração da empresa fazem parte dos custos diretos de uma obra. D) Como regra, orçam-se os preços na construção civil por serviço, determinando-os segundo a produção de composições unitárias. E) Em um solo, caso seja necessário escavar 1 m3 do terreno, deve-se orçar, no item referente à escavação do material, o valor 1,4 m3. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes Considera-se ___________ a entrega de papéis, bens ou valores ao ____________, encarregado pelo __________, se os recebeu sem ______________, salvo nos casos em que haja prazo para reclamação. Qual opção abaixo preenche corretamente as lacunas? A) Perfeita - preponente - preposto - protesto. B) Inválida - preponente - preposto - protesto. C) Inválida - preposto - preponente - protocolo. D) Perfeita - preposto - preponente - protocolo. E) Perfeita - preposto - preponente - protesto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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