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Como converter Azimute em Rumo em C - C para Topografia e Engenharia Civil

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Como visto em uma dica anterior, o azimute é o ângulo entre o norte magnético, e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono. Seu valor varia de 0º a 360º. Não esqueça, sempre partindo do norte.

O Rumo, por sua vez, é o menor ângulo formado pelo alinhamento norte sul e a direção considerada. Seu valor varia de 0º a 90º e é obtido a partir do norte ou do sul por leste e oeste.

Como o rumo expressa o ângulo sempre em função do quadrante em que ele se encontra, temos que acrescentar as siglas NE, SE, SW, NW. A primeira letra indica a origem a partir da qual a contagem é realizada e a segunda letra indica a direção do giro ou quadrante. Dessa forma, valores em rumo quase sempre vêm descritos como graus, minutos e segundos, variando de 0º a 90º e precedidos ou antecedidos pelas siglas discutidas acima.

Nesta dica mostrarei como podemos converter de Azimute para Rumo usando a linguagem C. Nós vamos pedir para o usuário informar os graus em azimute e vamos mostrar os graus correspondentes em Rumo, juntamente com a direção NE, SE, SW ou NW.

Veja o código C completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float azimute, rumo;
  char direcao[5];
	
  // vamos pedir para o usuário informar o valor do azimute
  printf("Informe o valor do Azimute: ");
  scanf("%f", &azimute);
  
  // a direção do rumo é NE?
  if (azimute <= 90) {
    rumo = azimute;
    strcpy(direcao, "NE");
  } 
  // a direção do rumo é SE?
  else if (azimute <= 180) {
    rumo = 180 - azimute;
    strcpy(direcao, "SE");
  }
  // a direção do rumo é SW?
  else if (azimute <= 270) {
    rumo = azimute - 180;
    strcpy(direcao, "SW");
  }
  // então a direção do rumo é NW
  else {
    rumo = 360 - azimute;
    strcpy(direcao, "NW");
  }
    
  // e mostramos o resultado
  printf("Valor em rumo: %f %s", rumo, direcao);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do Azimute: 215
Valor em rumo: 35.0 SW

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C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em C

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A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas.

Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas.

Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária.

A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja:



Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando C. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código C.

Veja um trecho de código C completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
  // e três colunas
  int linhas = 3, colunas = 3;
  int matriz[linhas][colunas];
  // guarda a soma dos elementos na diagonal principal
  int soma_diagonal = 0;
  int i, j;
	   
  // vamos ler os valores para os elementos da matriz
  for(i = 0; i < linhas; i++){ // linhas
    for(j = 0; j < colunas; j++){ // colunas
      printf("Informe o valor para a linha %d e coluna %d: " 
        , i, j);
      scanf("%d", &matriz[i][j]);       
    }       
  }
     
  // vamos mostrar a matriz da forma que ela
  // foi informada
  printf("\n");
  // percorre as linhas
  for(i = 0; i < linhas; i++){ 
    // percorre as colunas
    for(j = 0; j < colunas; j++){ 
      printf("%d    ", matriz[i][j]);
    }
    // passa para a próxima linha da matriz
    printf("\n");
  }
     
  // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal   
  // principal
  for(i = 0; i < linhas; i++){
    for(j = 0; j < colunas; j++){
      if(i == j){
        soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j];
      }
    }
  }
     
  // finalmente mostramos a soma da diagonal principal
  printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" 
   , soma_diagonal);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3
Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7
Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9
Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2
Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4
Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1
Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5
Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6
Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8

3    7    9
2    4    1
5    6    8

A soma dos elementos da diagonal principal é: 15



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar a função isdigit() do header ctype.h da linguagem C para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9

Quantidade de visualizações: 14365 vezes
Em algumas situações podemos precisar verificar se um dado caractere é um dígito (número) de 0 a 9. Isso pode ser feito com o auxílio da função isdigit() no header ctype.h. Esta função recebe um caractere e retorna um valor diferente de 0 se o caractere testado for um dígito de 0 a 9. Caso contrário o retorno é 0. Veja um exemplo completo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char caractere;

  // vamos ler o caractere informado pelo usuário
  printf("Informe um caractere e tecle ENTER: ");
  scanf("%c", &caractere);

  // vamos verificar se o usuário informou um dígito
  // de 0 a 9
  if(isdigit(caractere))
    printf("Voce informou um digito de 0 a 9");
  else
    printf("Voce NAO informou um digito de 0 a 9");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica usando a função calloc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 18597 vezes
A função calloc() é bem parecida com a função malloc() e também é usada em C para alocarmos um bloco de memória. A diferença é que calloc() recebe a quantidade de elementos e o número de bytes do elemento e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *calloc(size_t n, size_t size);


Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um único inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, 4);


Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

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// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");

  // atribui valor à memória alocada
  *ponteiro = 45;

  // obtém o valor atribuído
  printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro);

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma aplicação interessante da função calloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = calloc(quant, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");
    exit(1);
  }

  // atribui valores aos elementos do array
  for(i = 0; i < quant; i++){
    ponteiro[i] = i * 2;
  }

  // exibe os valores
  for(i = 0; i < quant; i++){
    printf("%d  ", ponteiro[i]);
  }

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = (new Array(10)).toString();

Qual o valor da variável a após a execução desta linha de código?

A) a string "10".

B) um array de 10 strings vazias.

C) a string ",,,,,,,,,".

D) A instrução provoca um erro de execução.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Alinhamentos no AutoCAD Civil 3D

Qual dos objetos abaixo é constituido de uma série de linhas e curvas que representam mudanças na elevação ao longo de um alinhamento?

A) Assembly (Montagem)

B) Profile (Perfil)

C) Corridor (Corredor)

D) Surface (Superfície)
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

A ética leva o homem a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. Na condição de disciplina, essa ciência se preocupa com a análise das ideias que envolvem a produção do bem e do mal, ou seja, dedica-se aos seus aspectos teóricos. Em tal perspectiva, pode-se afirmar que o conceito de ética se refere a:

A) quando o ser humano não pode falhar.

B) um conjunto de conhecimentos extraídos dos meios de comunicação.

C) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano.

D) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação da moral.

E) quando o ser humano falha.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

Fundações profundas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Uma forma de distinguir os diferentes tipos de estaca é pelo material empregado em sua composição.

Com base no exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir, sobre estacas de madeira.

( ) A madeira em contato com o oxigênio do ar tende a apresentar fungos que inibem a deterioração do material.

( ) As estacas de madeira apodrecem rapidamente se mantidas permanentemente debaixo d'água.

( ) No Brasil, estacas de madeira são amplamente utilizadas de forma permanente em obras comerciais e residenciais.

Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta.

A) V, F, F.

B) V, V, V.

C) F, F, F.

D) F, F, V.

E) V, V, F.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual das formas abaixo é válida para a declaração e inicialização de variáveis em JavaScript?

A) int a = 5;

B) declare a = 5;

C) var a = 5;

D) def a = 5;

E) variable a = 5;
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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