Você está aqui: Java ::: Topografia e Geoprocessamento ::: Passos Iniciais

Como converter graus, minutos e segundos para graus decimais em Java

Quantidade de visualizações: 391 vezes
Em algumas situações, principalmente em cálculos da Engenharia Civil e Topografia, nós precisamos converter graus, minutos e segundos para graus decimais. É comum chamarmos graus, minutos e segundos de DMS ou GMS, enquanto os graus decimais são chamados de UTM.

Nesta dica veremos como converter 85º 42' 13.75'' para graus decimais. A fórmula que usaremos é a seguinte:

\[\text{Graus decimais} = \text{Graus} + \frac{\text{Minutos}}{60} + \frac{\text{Segundos}}{3600} \]

Veja agora o código Java completo que pede para o usuário informar os graus, os minutos e os segundos e mostra os graus decimais:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
  
    // vamos pedir para o usuário informar os graus, minutos
    // e segundos
    System.out.print("Informe os graus: ");
    double graus = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe os minutos: ");
    double minutos = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe os segundos: ");
    double segundos = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular os graus decimais
    double grausDecimais = graus + (minutos /  60.0) +
      (segundos / 3600.0);
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("Os graus decimais são: " + grausDecimais);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe os graus: 85
Informe os minutos: 42
Informe os segundos: 13.75
Os graus decimais são: 85.70381944444445

Fique atento ao sinal. Se o valor em graus, minutos e segundos possuir os caracteres "W" ou "S", então o valor em graus decimais deverá levar o sinal de negativo.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradas

Quantidade de visualizações: 5712 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int contarMaiusculas(String frase){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá funcionar para qualquer tamanho de string. Teste também com strings que contenham somente letras maiúsculas ou somente letras minúsculas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos
A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade.

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita uma palavra ou frase ao usuário
    System.out.print("Digite uma palavra ou frase: ");
    // lê a palavra ou frase
    String frase = entrada.nextLine();
    
    int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase);
    System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas +
      " letras maiúsculas");
  }
  
  // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna
  // a quantidade de letras maiúsculas
  public static int contarMaiusculas(String frase){
    /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada
     * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor
     * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do
     * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note
     * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo
     * acumulados na variável quantidade
    */ 
    int quantidade = 0;
    
    // o tamanho da string é maior que 0?
    if(frase.length() > 0){
      if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){
        quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1));      
      }
      else{
        quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1));    
      }
    }
   
    return quantidade;
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouse

Quantidade de visualizações: 31357 vezes
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho.

Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel.

O resultado é exibido na imagem abaixo:



E aqui está o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
 
    Container c = getContentPane();
    PainelDesenho painel = new PainelDesenho();
    c.add(painel, BorderLayout.CENTER);
    c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ),
      BorderLayout.SOUTH );
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class PainelDesenho extends JPanel{
  private int quantPontos = 0;
  private Point pontos[] = new Point[10000];
 
  public PainelDesenho(){
    this.setBackground(Color.WHITE);    
 
    this.addMouseMotionListener(
      new MouseMotionAdapter(){
        public void mouseDragged(MouseEvent e){
          if(quantPontos < pontos.length){
            pontos[quantPontos] = e.getPoint();
            quantPontos++;
            repaint();
          }                                              
        }                                
      }
    );
  }
 
  @Override
  public void paintComponent(Graphics g){
    super.paintComponent(g);
     
    for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++)
      g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: Queue

Como criar uma fila em Java usando a interface Queue

Quantidade de visualizações: 1013 vezes
Uma fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO (First-in, First-out), ou seja, o primeiro elemento a entrar é o primeiro a sair. Podemos pensar em uma estrutura de dados do tipo fila como uma fila real de um banco ou supermercado.

A linguagem Java não fornece uma classe pronta chamada Queue. Em vez disse nós temos uma interface Queue e suas implementações concretas, a saber, as classes java.util.LinkedList e java.util.PriorityQueue. É claro que existem outras implementações, mas estas duas são as que usamos com mais frequencia.

Como nesta dica a nossa intenção é representar uma fila comum, nós vamos descartar a classe PriorityQueue (fila de prioridade) e nos ater à implementação de Queue fornecida pela classe LinkedList.

Vamos começar com um exemplo bem simples. Veja um trecho de código no qual enfileiramos 5 valores inteiros em uma fila e os desenfileiramos em seguida:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.LinkedList;
import java.util.Queue;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma fila de inteiros e adicionar 5 inteiros
    Queue<Integer> fila = new LinkedList<>();
    fila.add(76);
    fila.add(80);
    fila.add(11);
    fila.add(32);
    fila.add(45);
    
    // agora vamos desenfileirar todos os elementos
    System.out.println("Ordem de remoção dos elementos da fila:");
    while(!fila.isEmpty()){
      System.out.print(fila.poll() + "  ");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Ordem de remoção dos elementos da fila:
76 80 11 32 45


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais

Um gerador industrial movido a gás natural, colocado na laje de cobertura de um prédio, apresentou defeito em um dos cilindros. Foi contratada uma empresa para prestar manutenção no gerador. A equipe da manutenção é formada por três pessoas, que carregam consigo cerca de 100 kg em equipamentos. Tendo em vista a descrição acima feita, a equipe e os equipamentos podem ser enquadrados em que classificação de carregamento?

A) Ação permanente direta.

B) Ação excepcional.

C) Ação acidental direta.

D) Ação permanente indireta.

E) Ação acidental indireta.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS",
  "RJ": "RIO DE JANEIRO"}
estados.pop("RJ")
print(estados)

A) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS'}

B) {'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

C) Um erro TypeError: pop expected at least 1 argument, got 0 na linha 3

D) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

E) {'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

Quando uma viga é simplesmente armada, significa que o aço está sendo utilizado para resistir às solicitações das regiões da seção que estão sendo submetidas à tração, e o concreto está sendo utilizado para resistir às solicitações de compressão.

Considere que uma viga contínua V (15x40) tem uma solicitação de momento fletor de 45,20kN.m. O concreto utilizado nessa viga tem resistência de 25MPa e a agressividade ambiental do local é classe II (considere que é uma viga pouco solicitada).

Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a área de aço da armadura longitudinal dessa viga.

A) 2,93cm2.

B) 3,26cm2.

C) 4,11cm2.

D) 4,57cm2.

E) 4,75cm2.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Questões de Concurso Engenharia Civil - Fundações

COPEL - No estudo do subsolo para projeto de fundações, o número de golpes dados com um peso padrão, caindo em queda livre, de uma altura constante, necessários para a penetração de um amostrador padrão à profundidade de 30cm é denominado:

A) Índice coesivo.

B) Índice SPT.

C) Carga morta.

D) Índice de resistência à penetração.

E) Carga aparente.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado

A resistência à compressão e a moldabilidade do concreto, unidas à resistência à tração do aço, permitem que sejam executadas as mais diversas formas arquitetônicas sem perdas na eficiência da estrutura, o que faz com que esse material seja largamente utilizado no Brasil e no mundo.

Com relação às aplicações do concreto armado, assinale a resposta correta.

A) Edifícios de concreto armado só podem ser realizados em concreto moldado no local.

B) Na construção de reservatórios, não é recomendada a utilização de concreto armado devido a sua porosidade e a sua permeabilidade.

C) Normalmente, pavilhões industriais não são construídos em concreto armado, pois sua agressividade química é muito elevada.

D) Pavimentos rodoviários não têm armadura, podendo ser realizados em concreto, mas nunca armado.

E) Pisos de postos de gasolina e estacionamentos são exemplos de pisos realizados em concreto armado.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 44 usuários muito felizes estudando em nosso site.