Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lista (List)

Como criar uma List de Alunos, inserir novos alunos e listá-los usando um menu de opções - Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 624 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python contendo uma List de objetos da classe Aluno. Cada aluno deverá ter nome, idade e curso. Seu código deverá usar um menu com as opções de cadastrar novo aluno, listar todos os alunos e sair. Além disso, a classe Aluno deverá apresentar um construtor e usar encapsulamento de dados (variáveis de instância que podem ser acessadas somente dentro da classe na qual elas são declaradas).

Sua saída deverá ser parecida com:

1. Cadastrar Novo Aluno
2. Listar Todos os Alunos
3. Sair
Sua opção: 1

Nome do aluno: OSMAR J SILVA
Idade do aluno: 43
Curso do aluno: ENGENHARIA CIVIL

Aluno cadastrado com sucesso.

1. Cadastrar Novo Aluno
2. Listar Todos os Alunos
3. Sair
Sua opção: 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

Vamos começar com o código para a classe Aluno, no arquivo aluno.py:

# definição da classe Aluno
class Aluno:
  # método construtor com argumentos
  def __init__(self, nome, idade, curso):
    self.__nome = nome
    self.__idade = idade
    self.__curso = curso

  # retorna o nome do aluno
  def get_nome(self):
    return self.__nome


Note que eu forneci apenas os métodos para ler os valores das variáveis. Como o exercício não pede, deixei os métodos mutatórios para outra ocasião.

Na minha implementação, se o usuário tentar acessar a variável nome diretamente, sem passar pelo método acessório, o seguinte erro será exibido:

AttributeError: 'Aluno' object has no attribute '__nome'

Agora veja o código para o arquivo principal, que chamei de estudos.py:

# vamos importar a classe Aluno
from aluno import Aluno

# função principal do programa
def main():
  # vamos declarar a lista de objetos da classe Aluno
  alunos = []
  
  # vamos criar o menu de opções
  while True:
    print("1. Cadastrar Novo Aluno")
    print("2. Listar Todos os Alunos")
    print("3. Sair")
    opcao = int(input("Sua opção: "))
    
    # cadastra um novo aluno
    if opcao == 1:
      # vamos pedir os dados do aluno
      nome = input("\nNome do aluno: ")
      idade = int(input("Idade do aluno: "))
      curso = input("Curso do aluno: ")
          
      # agora criamos uma nova instância da classe Aluno
      aluno = Aluno(nome, idade, curso)
          
      # a colocamos o aluno na ArrayList
      alunos.append(aluno)
          
      # para finalizar mostramos uma mensagem de sucesso.
      print("\nAluno cadastrado com sucesso.\n")


Fiquei atento(a) à linha que importa a classe Aluno para dentro do arquivo principal.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.