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Como percorrer os caracteres de uma palavra, frase ou texto em VisuAlg - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 828 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo em VisuAlg que peça para o usuário informar uma palavra, frase ou texto e use o laço PARA para percorrer todos os caracteres da string (cadeia) individualmente, mostrando também a posição (índice) de cada caractere.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe uma palavra ou frase: GOSTO DE VISUALG
A palavra ou frase informada foi: GOSTO DE VISUALG

O caractere no índice 1 é: G
O caractere no índice 2 é: O
O caractere no índice 3 é: S
O caractere no índice 4 é: T
O caractere no índice 5 é: O
O caractere no índice 6 é:  
O caractere no índice 7 é: D
O caractere no índice 8 é: E
O caractere no índice 9 é:  
O caractere no índice 10 é: V
O caractere no índice 11 é: I
O caractere no índice 12 é: S
O caractere no índice 13 é: U
O caractere no índice 14 é: A
O caractere no índice 15 é: L
O caractere no índice 16 é: G
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como percorrer os caracteres de uma palavra ou frase"

var
  // Variáveis usadas na resolução do problema
  frase, c: caractere
  i: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma palavra ou frase
  escreva("Informe uma palavra ou frase: ")
  leia(frase)
  
  // vamos mostrar a palavra ou frase que o usuário informou
  escrevaL("A palavra ou frase informada foi: ", frase)

  // vamos usar um laço PARA para percorrer todas os
  // caracteres da palavra, frase ou texto
  escreval
  para i de 1 ate Compr(frase) faca
    // obtemos o caractere atual
    c <- Copia(frase, i, 1)
    // agora que já temos o caractere, vamos imprimí-lo
    // com uma quebra de linha
    escreval("O caractere no índice", i, " é: ", c)
  fimpara

fimalgoritmo


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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 261 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real
  area_comodo, potencia_total: real
  quant_lampadas: inteiro

inicio
  // vamos ler a potência da lâmpada
  escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
  leia(potencia_lampada)

  // vamos ler a largura do cômodo
  escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
  leia(largura_comodo)

  // agora vamos ler o comprimento do cômodo
  escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
  leia(comprimento_comodo)

  // agora vamos calcular a área do cômodo
  area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo

  // calculamos a potência total necessária para iluminar
  // todo o cômodo
  potencia_total <- area_comodo * 18

  // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
  quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada)

  // será necessário no mínimo uma lâmpada
  se quant_lampadas = 0 entao
    quant_lampadas <- quant_lampadas + 1
  fimse

  // e mostramos o resultado
  escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 718 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 352 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

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