Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Obter a quantidade de linhas em um JTextAreaQuantidade de visualizações: 7993 vezes |
textArea = new JTextArea(10, 20); int linhas = textArea.getLineCount()); |
![]() |
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Centímetros Cúbicos em Metros Cúbicos em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 336 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de volume em cm3 e queremos transformá-la em m3, que é a medida de volume do Sistema Internacional (SI). Para isso só precisamos dividir os centímetros cúbicos por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Metros Cúbicos} = \frac{\text{Centímetros Cúbidos}}{1.000.000} \] Agora veja o código Java que pede para o usuário informar a medida de volume em centímetros cúbicos e a converte para metros cúbicos. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a medida em centímetros cúbicos System.out.print("Informe os centímetros cúbicos: "); double cent_cubicos = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora calculamos os metros cúbicos double met_cubicos = cent_cubicos / 1000000.00; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou " + cent_cubicos + " centímetros cúbicos."); System.out.println("Isso equivale a " + met_cubicos + " metros cúbicos."); System.out.printf("Sem notação científica: %f\n", met_cubicos); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe os centímetros cúbicos: 35 Você informou 35.0 centímetros cúbicos. Isso equivale a 3.5E-5 metros cúbicos. Sem notação científica: 0,000035 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
||||
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular o volume e a área de um cilindro em Java - Geometria Espacial em JavaQuantidade de visualizações: 855 vezes |
||||
Pergunta/Tarefa: O Cilindro ou Cilindro Circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos. Veja a imagem a seguir: ![]() Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o raio e a altura de um cilindro e calcule e mostre o seu volume e sua área de superfície. Os valores informados pelo usuário deverão ser do tipo double e os resultados deverão também ser do tipo double. Para auxiliar nos cálculos, a fórmula do volume do cilindo é: \[ \text{V} = \pi \cdot r^2 \cdot \text{h} \] Já a fórmula da área do cilindro é: \[ \text{A} = \text{2} \cdot \pi \cdot r \cdot (r + h) \] Sua saída deve ser parecida com: Informe o raio do cilindro: 5 Informe a altura do cilindro: 8 O volume do cilindro é: 628.3185307179587 A área do cilindro é: 408.4070449666731 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
| ||||
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenhoQuantidade de visualizações: 13957 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException. O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma linha no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(0, 0, 150, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Python para iniciantes - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string Java - Programação orientada a objetos em Java - Como criar e usar interfaces em seus programas Java |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |