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Java Swing - Como detectar alterações no conteúdo de um JTextArea

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Nesta dica veremos como é possível escrever uma aplicação Java Swing que detecta quando o conteúdo de um controle JTextArea é alterado. Para isso nós vamos fazer a janela JFrame implementar a interface DocumentListener e fornecer comportamento para seus método insertUpdate(), removeUpdate() e changedUpdate().

O resultado do código é refletido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame implements DocumentListener{
  JTextArea textArea;
  JLabel aviso;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando alterações em um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    textArea = new JTextArea(10, 20);
    textArea.setLineWrap(true);
    textArea.getDocument().addDocumentListener(this);
     
    aviso = new JLabel("Aviso de alterações");   
        
    c.add(textArea);
    c.add(aviso);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
   
  public void insertUpdate(DocumentEvent e) {
    aviso.setText("Aviso de Inserção: " + e.toString());
  }
 
  public void removeUpdate(DocumentEvent e) {
    aviso.setText("Aviso de Remoção: " + e.toString());
  }
 
  public void changedUpdate(DocumentEvent e) {
    // pode obter os dois anteriores aqui
    // aviso.setText("Aviso de Alteração: " + e.toString());
  }
}


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá

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Pergunta/Tarefa:

Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como:

De 1 a 3 tentativas: muito sortudo
De 4 a 6 tentativas: sortudo
De 7 a 10 tentativas: normal
> 10 tentativas: tente novamente

Sua saída deverá ser parecida com:

Adivinhe o número mágico: 100
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 50
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 60
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 80
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 90
Tente um número maior.

Adivinhe o número mágico: 95
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 94
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 93
Tente um número menor.

Adivinhe o número mágico: 92
Você acertou o número em 9 tentativas.
Classificação: Normal
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int numero_magico, palpite, tentativas = 0;
    boolean acertou = false;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos sortear o número entre 0 e 500
    Random rand = new Random();
    numero_magico = rand.nextInt(501);
    
    // um laço que repete enquanto o usuário não
    // acertar o número mágico
    while (!acertou) {
      System.out.print("Adivinhe o número mágico: ");
      palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      // registra essa tentativa
      tentativas = tentativas + 1;
      
      // o usuário acertou o número mágico?
      if (palpite == numero_magico) {
        System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas.");
        
        // mostra a classificação do usuário
        if (tentativas <= 3) {
          System.out.println("Classificação: Muito Sortudo");
        }
        else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) {
          System.out.println("Classificação: Sortudo");
        }
        else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) {
          System.out.println("Classificação: Normal");
        }
        else {
          System.out.println("Classificação: Tente Novamente");
        }
        
        // sai do laço
        acertou = true;
      } 
      else {
        // indica se o palpite é maior ou menor
        if (palpite < numero_magico) {
          System.out.println("Tente um número maior.\n");
        }
        else {
          System.out.println("Tente um número menor.\n");
        }
      }
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java

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O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:

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public class Estudos{ 
  static final int VALOR = 45;  

  public static void main(String args[]){ 
    // vamos tentar alterar o valor da
    // constante
    VALOR = 10;
  } 
}

Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot assign a value to 
final variable VALOR
    VALOR = 10;
    ^
1 error


Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final.

Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja:

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// superclasse
final class Pessoa{
  public String nome;
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public String matricula;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot inherit from 
final Pessoa
class Aluno extends Pessoa{
                    ^
1 error


Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo:

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// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public final String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  // estamos sobrescrevendo o método
  // herdado da superclasse
  public final String getNome(){
    return "Aluno: " + this.nome;
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot 
override getNome() in Pessoa; overriden method is final
  public final String getNome(){
                      ^
1 error


Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos.


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Java para iniciantes - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de caracteres em uma string

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Em algumas situações gostaríamos de substituir caracteres (não substrings) em uma string. Isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:

public String replace(char oldChar, char newChar)
O parâmetro oldChar representa o caractere que será substituído pelo valor no parâmetro newChar. Note que todas as ocorrências de oldChar serão substituídas por newChar. O resultado será um novo objeto String com as substituições aplicadas. Se não houver substituições a string atual é retornada.

Veja um trecho de código no qual substituímos todas as letras "a" por "e" e retornamos uma nova string com as substituições:

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public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    // vamos substituir todas as letras "a" por "e"
    frase = frase.replace('a', 'e');
    System.out.println("Depois da substituição: " + frase);
  }
}

Após a execução deste código teremos o seguinte resultado:

Frase original: Programar em Java é muito bom
Depois da substituição: Progremer em Jeve é muito bom



Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

As ações permanentes atuam na estrutura durante toda a sua vida útil, podendo apresentar poucas variações. Em vigas de concreto armado, essas ações normalmente são os carregamentos de paredes, das lajes apoiadas sobre elas e do seu próprio peso.

Imagine uma viga de concreto V (15x40) que sustenta uma parede com 18cm de espessura e suporta duas lajes. O pé-direito da edificação é de 3,00m e tanto a viga que sustenta a parede quanto a no topo desta têm altura de 40cm. Considere que as reações de apoio das lajes nessa viga são de 3,55kN/m e 5,40kN/m.

Nesse cenário, qual é o carregamento dessa viga?

A) 10,45kN/m.

B) 11,84kN/m.

C) 13,89kN/m.

D) 15,39kN/m.

E) 16,15kN/m.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto

Os materiais utilizados em tubulação de água fria têm evoluído muito nos últimos anos, acompanhando a evolução tecnológica da Ciência dos Materiais. Os canos de água fria HDPE - polietileno - apresentam vantagens significativas. Assinale a alternativa que contém uma delas:

A) São rígidos e, por isso, suportam grandes cargas, podendo ser usados com pouca espessura de parede.

B) Podem ser pintados na cor desejada, o que reduz o custo na hora da marcação na obra.

C) São mais leves do que as tubulações metálicas e flexíveis, além de terem uma vida útil superior quanto à resistência à oxidação.

D) Elevada ductilidade e capacidade de serem soldados apenas por fricção, o que aumenta a resistência mecânica da junta.

E) São de cor marrom, sendo utilizados para esgoto, a temperaturas de até 20ºC e escoamento de 75m.c.a.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual é a forma correta de se criar funções em Python?

A) defun calcular():

B) def calcular():

C) void calcular():

D) def calcular(){}

E) function calcular():
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

# cria uma string
palavra = "BRASIL"
print("A letra é: {0}".format(palavra(2)))

A) A letra é: A

B) Um erro TypeError: 'str' object is not callable

C) A letra é: R

D) Um erro SyntaxError: EOL while scanning string literal

E) A letra é: {0}
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Questões de Certificação em AutoCAD Civil 3D

Quando selecionamos um objeto do Civil 3D na janela de desenho, uma nova aba (ou ribbon) é exibida, com opções relacionadas ao tipo de objeto selecionado.

Estamos falando da aba:

A) Modify tab.

B) Insert tab.

C) Context tab.

D) Manage tab.

E) Analyze tab.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

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