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Exercício Resolvido de Go - Um programa Golang que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos - Desafio de Programação Resolvido em GoLangQuantidade de visualizações: 353 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um programa em Golang que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo numero: 4 A soma é: 13 A subtração é: 5 A multiplicação é: 36 A divisão é: 2.25 Veja a resolução completa para o exercício em Go, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Algoritmo Golang para somar, subtrair, multiplicar // e dividir dois números informados pelo usuário // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import ( "fmt" ) // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var n1, n2 int var soma, subtracao, multiplicacao int var divisao float64 // vamos ler o primeiro número fmt.Printf("Informe o primeiro número: ") fmt.Scanln(&n1) // vamos ler o segundo número fmt.Printf("Informe o segundo número: ") fmt.Scanln(&n2) // primeiro vamos somar os dois números soma = n1 + n2 fmt.Printf("A soma é: %d", soma) // agora vamos subtrair subtracao = n1 - n2 fmt.Printf("\nA subtração é: %d", subtracao) // agora a multiplicação multiplicacao = n1 * n2 fmt.Printf("\nA multiplicação é: %d", multiplicacao) // e finalmente a divisão. Note o truque para não // dar erro na divisão por inteiros com resultado // float64 divisao = float64(n1) / float64(n2) fmt.Printf("\nA divisão é: %f", divisao) } |
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GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em GoQuantidade de visualizações: 878 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Go: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import "fmt" // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var diagonal_maior, diagonal_menor int var area float32 // vamos ler os valores das diagonais maior e menor fmt.Print("Informe a medida da diagonal maior: ") fmt.Scanln(&diagonal_maior) fmt.Print("Informe a medida da diagonal menor: ") fmt.Scanln(&diagonal_menor) // calcula a area do losango area = float32((diagonal_maior * diagonal_menor)) / 2 // mostra o resultado fmt.Printf("A área (em metros quadrados) é: %.2f", area) } |
GoLang ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em GoLang dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 795 vezes |
Nesta dica de Go veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código GoLang completo para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import "fmt" // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var x1, y1, x2, y2, m, n float32 var sinal string // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto fmt.Print("Coordenada x do primeiro ponto: ") fmt.Scanln(&x1) fmt.Print("Coordenada y do primeiro ponto: ") fmt.Scanln(&y1) // vamos ler as coordenadas do segundo ponto fmt.Print("Coordenada x do segundo ponto: ") fmt.Scanln(&x2) fmt.Print("Coordenada y do segundo ponto: ") fmt.Scanln(&y2) sinal = "+" // vamos calcular o coeficiente angular da reta m = (y2 - y1) / (x2 - x1) // vamos calcular o coeficiente linear n = y1 - (m * x1) // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if n < 0 { sinal = "-" n = n * -1 } // mostra a equação reduzida da reta fmt.Printf("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f", m, sinal, n); } Ao executar este código GoLang nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variávelQuantidade de visualizações: 341 vezes |
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função. Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "fmt" ) // esta é a função principal do programa func main() { // vamos declarar uma variável do tipo real // Como não definimos o tipo, ele será // automaticamente float64 var salario = 1250.94 // vamos mostrar o tipo da variável fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario) } Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variável é: float64 |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas As estacas Strauss podem ser armadas com ferragem longitudinal (barras retas) e estribos que permitam livre passagem do soquete de compactação e garantam um cobrimento da armadura não inferior a 3cm. A estaca Strauss é recomendada: A) apenas em terrenos com comprimento fixo de cravação. B) em trabalhos abaixo do lençol freático. C) em terrenos com comprimento variável de cravação. D) com a disponibilidade de equipamentos robustos e complexos na execução. E) em áreas não suscetíveis à presença de agentes biológicos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Alinhamentos no AutoCAD Civil 3D Qual dos objetos abaixo é constituido de uma série de linhas e curvas que representam mudanças na elevação ao longo de um alinhamento? A) Assembly (Montagem) B) Profile (Perfil) C) Corridor (Corredor) D) Surface (Superfície) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) Qual a densidade relativa calculada pela formulação empírica de Skempton, considerando que o valor de N corrigido foi de 20 a uma profundidade de 2m em um solo cujo peso específico é de 20 kN/m3? A) 0,82. B) 0,78. C) 0,87. D) 0,72. E) 0,61. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) O ensaio SPT pode ser recomendado de forma exclusiva nos seguintes casos: A) Um solo com presença de matacões, como são os solos coluvionares. B) Em solo residual de lamitos com ambiente bem drenado. C) Em solos transportados de leques aluviais. D) Em solos de cascalho de beira de rio. E) Em solos com presença de areias muito compactas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens? A) Dictionary B) Tuple C) List D) Set E) Nenhuma das opções anteriores Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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