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Como criar um servidor web em Python usando as classes BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer

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Nesta dica mostrarei como criar um web server em Python, ou seja, o nosso próprio servidor web. Para isso nós vamos criar uma classe ServidorWeb que herda de BaseHTTPRequestHandler, que nos fornece todos os métodos necessários para tratar requisições HTTP, tais como GET e POST.

Note que definir o nome do host como "localhost" e a porta como "8080".

Veja o código completo para o nosso web server em Python:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# precisamos importar os objetos BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer
# do módulo http.server
from http.server import BaseHTTPRequestHandler, HTTPServer
# precisamos também do módulo time
import time

# vamos criar a classe ServidorWeb, que herda de
# BaseHTTPRequestHandler
class ServidorWeb(BaseHTTPRequestHandler):
  # vamos implementar o método que responde às requisições GET
  def do_GET(self):
    self.send_response(200)
    self.send_header("Content-type", "text/html")
    self.end_headers()
    self.wfile.write(bytes("<html><head><title>Meu Servidor Web</title></head>", 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Requsição: %s</p>" % self.path, 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<body>", "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Exemplo de Web Server em Python</p>",
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("</body></html>", "utf-8"))

# função principal do programa
def main():
  # agora criamos um objeto HTTPServer
  host = "localhost"
  porta = 8080
  servidorWeb = HTTPServer((host, porta), ServidorWeb)
  print("Servidor iniciado em http://%s:%s" % (host, porta))

  # tentamos levantar o servidor
  try:
    servidorWeb.serve_forever()
  except KeyboardInterrupt:
    pass

  # liberamos o servidor web
  servidorWeb.server_close()
  print("O servidor web foi parado.")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código você verá a seguinte mensagem:

Servidor iniciado em http://localhost:8080

A partir daí você pode abrir o seu navegador neste endereço e já verá a página web que definimos no corpo do método do_GET() da classe ServidorWeb. Agora é só explorar as dicas dessa seção para aprender ainda mais sobre redes, soquetes e servidores web usando a linguagem Python.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python

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Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python

Além dos operadores normais para aritmética, a linguagem Python nos fornece também o operador %, chamado comumente de operador de módulo. Este operador atua sobre dois valores inteiros e retorna o resto da divisão entre eles.

Veja um exemplo completo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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def main():
  a = 9
  b = 2
  res = a / b
  resto = a % b
  print(a, "dividido por", b, "é", res)
  print("O resto da divisao é", resto)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

9 dividido por 2 é 4.5
O resto da divisao é 1


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Criando dois vetores de inteiros de forma que a soma dos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30

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Pergunta/Tarefa:

Considere os seguintes vetores:

# dois vetores de 5 inteiros cada
a = [50, -2, 9, 5, 17]
b = [0 for x in range(5)]
Escreva um programa Python que preencha o segundo vetor de forma que a soma dos respectivos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30.

Sua saída deverá ser parecida com:

Valores no vetor a: 50   -2   9   5   17   
Valores no vetor b: -20   32   21   25   13
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# método principal
def main():
  # dois vetores de 5 inteiros cada
  a = [50, -2, 9, 5, 17]
  b = [0 for x in range(5)]
    
  # vamos preencher o segundo vetor de forma que a soma dos
  # valores de seus elementos seja 30
  for i in range(len(a)):
    b[i] = 30 - a[i]
    
  # vamos mostrar o resultado
  print("Valores no vetor a: ", end="")
  for i in range(len(a)):
    print("{0}  ".format(a[i]), end="") 
    
  print("\nValores no vetor b: ", end="")
  for i in range(len(b)):
    print("{0}  ".format(b[i]), end="") 
  
if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com Python

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Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios.

Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science.

Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 0 (incluído) à 10 (não incluído) 
  valores = random.randint(10, size=10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()


Ao executar este código teremos um resultado parecido com:

O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4]

Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 50 (incluído) à 101 (não incluído) 
  valores = random.randint(50, 101, 10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Agora o resultado será parecido com:

O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55]

Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 1 (incluído) à 21 (não incluído) 
  valores = random.randint(1, 21, 8)
  
  # agora vamos converter o vetor para uma matriz
  # de 2 linhas e 4 colunas 
  valores = valores.reshape(2, 4)

  print("A matriz gerada foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com:

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A matriz gerada foi:  [[17  5  2  9]
 [14 10 10 19]]

A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng().


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Fases de uma obra

Ao documento em que se registram, pela ordem de sucessão em que são executados, os serviços necessários à realização da construção e os respectivos prazos, dá-se o nome de:

A) Diário de obra.

B) Cronograma físico-financeiro.

C) Gráfico de Gantt.

D) Planejamento.

E) Cronograma físico.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Topografia no Civil 3D

São linhas usadas para representar a topografia, mostrando as mudanças de elevação no terreno. Essas linhas conectam posições com a mesma elevação em uma superfície.

Estamos falando de:

A) Control Points (Pontos de Controle)

B) Breaklines (Linhas de Quebra)

C) Contour Lines (Curvas de Nível)

D) Feature Lines (Linhas de Características)

E) Parcels (Parcelas, Lotes)
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = new Array(1, 2, 3);
for (var i in a) {
  window.alert("a[i] = " + a[i]);
}

Quantas vezes o diálogo alert será exibido?

A) 3 vezes (uma vez para cada elemento do array).

B) 4 vezes (uma vez para cada elemento e um alert adicional para a propriedade length do array).

C) 3 ou 4 vezes, dependendo do navegador.

D) O laço for...in não existe em JavaScript e vai provocar um erro.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais

A ética investiga a forma do comportamento humano e da moral e busca explicá-los. É nesse contexto que se concentra o verdadeiro valor da ética. Portanto, a ética fornece a compreensão racional do comportamento humano, o qual será, posteriormente, o elemento formador da consciência. Assinale a alternativa que explica a função da consciência.

A) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, mantendo as mesmas condições que determinam limites e capacidades.

B) A consciência não nos leva a buscar necessariamente o que é correto e justo.

C) A consciência não é influenciada pela ética em nenhum aspecto ou momento.

D) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, visando a identificar e a estabelecer os novos parâmetros que nortearão os limites e as capacidades.

E) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, condicionando-se aos interesses particulares.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de canto

A disposição dos pilares e a determinação das medidas de sua transversal estão entre as primeiras etapas em um dimensionamento de pilares de canto. Segundo a NBR 6118, um pilar não pode ter dimensões menores do que 19cm.

Quando isso ocorre, deve ser adotado um coeficiente adicional (yn) para a majoração dos esforços solicitantes como medida de segurança, a ser determinado de acordo com a menor dimensão do pilar.

Analise os pilares a seguir:



Qual o valor do coeficiente adicional (yn) que deve ser adotado para os referidos pilares, respectivamente?

A) yn1 = 1,05.
yn2 = 1,25.
yn3 = 1,50.
yn4 = 1,35.

B) yn1 = 1,05.
yn2 = 1,00.
yn3 = 1,00.
yn4 = 1,25.

C) yn1 = 1,05.
yn2 = 1,00.
yn3 = 1,15.
yn4 = 1,75.

D) yn1 = 2,50.
yn2 = 1,85.
yn3 = 1,25.
yn4 = 1,75.

E) yn1 = 2,50.
yn2 = 1,00.
yn3 = 1,65.
yn4 = 2,25.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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