Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório em Portugol usando a função sorteia() da biblioteca Util

Quantidade de visualizações: 5334 vezes
Em algumas situações nós precisamos gerar números randômicos, ou seja, números aleatórios, para nossos algoritmos Portugol. Se o número randômico a ser gerado for um inteiro, então podemos usar a função sorteia() da biblioteca Util.

Esta função pede dois valores inteiros representando o valor inicial e o valor final e gera um valor randômico nessa faixa, incluindo os próprios valores inicial e final.

Veja um código Portugol Webstudio no qual geramos um número randômico entre 1 e 10:

// um algoritmo Portugol que gera números aleatórios

programa {
  inclua biblioteca Util --> u
  
  funcao inicio() {
    // declaramos a variável que vamos usar
    inteiro numero

    // vamos sortear um número de 1 a 10 (incluindo o


Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos um resultado parecido com:

O número sorteado foi: 4

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol

Veja mais Dicas e truques de Portugol

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 24 usuários muito felizes estudando em nosso site.