Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número aleatório em VisuAlg usando a função RandI()

Quantidade de visualizações: 4782 vezes
Em várias situações nós precisamos gerar números randômicos, ou seja, números aleatórios, para nossos algoritmos VisuAlg. Se o número randômico a ser gerado for um inteiro, então podemos usar a função RandI()

Esta função pede um valor inteiro representando um limite e gera um número inteiro aleatoriamente maior ou igual a zero e menor que o limite informado.

Veja um código VisuAlg no qual geramos um número randômico entre 0 e 10:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código VisuAlg nós teremos um resultado parecido com:

O número sorteado foi: 2

Veja agora como podemos gerar um valor randômico entre 1 e 20 (incluindo o 1 e o 20):

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Execute este código VisuAlg e você terá um resultado parecido com:

O número sorteado foi: 11

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg

Quantidade de visualizações: 321 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 1159 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 34
Informe o segundo número: 83
Informe o terceiro número: 72
O segundo número é o maior
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 553 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem VisuAlg que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

Veja mais Dicas e truques de VisuAlg

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.