Você está aqui: Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em Portugol - Como efetuar cálculos de porcentagem em Portugol

Quantidade de visualizações: 3483 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Portugol.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Portugol:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Algoritmo que calcula porcentagem em Portugol Webstudio
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor, percentual, valor_final

    valor = 178.00 // valor original
    percentual = 15.0 / 100.0 // 15%
    valor_final = valor + (percentual * valor)

    // mostra o resultado
    escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

    // O resultado será 204,70
  }
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Portugol:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Algoritmo que calcula porcentagem em Portugol Webstudio
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor, percentual, valor_final

    valor = 250.00 // valor original
    percentual = 8.0 / 100.0 // 8%
    valor_final = valor - (percentual * valor)

    // mostra o resultado
    escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)
  
    // O resultado será 230,00
  }
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Portugol:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Algoritmo que calcula porcentagem em Portugol Webstudio
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real perguntas, acertos

    perguntas = 90.0
    acertos = 72.0

    // mostra a porcentagem de acertos
    escreva("Porcentagem de acertos: ")
    escreva(((acertos / perguntas) * 100), "%")

    // mostra a porcentagem de erros
    escreva("\nPorcentagem de erros: ")
    escreva((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")

    // Os resultados serão 80% e 20%
  }
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Portugol:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Algoritmo que calcula porcentagem em Portugol Webstudio
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro

    valor_anterior = 300.0 // valor anterior
    novo_valor = 340.0 // valor novo

    // calcula a porcentagem de lucro
    // efetua o cálculo
    porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

    escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")

    // O resultado será 13,33
  }
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Portugol:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// Algoritmo que calcula porcentagem em Portugol Webstudio
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor, percentual, comissao

    valor = 70.0 // valor do produto
    percentual = 5.0 / 100.0 // 5%

    // calcula a comissão
    comissao = percentual * valor

    // mostra o resultado
    escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)

    // O resultado será 3,5
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em Portugol

Quantidade de visualizações: 2208 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol
programa {
  // inclui a biblioteca Matematica
  inclua biblioteca Matematica --> mat

  // função principal do programa
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    // os coeficientes
    real a, b, c
    // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
    real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante

    // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
    escreva("Valor do coeficiente a: ")
    leia(a)
    escreva("Valor do coeficiente b: ")
    leia(b)
    escreva("Valor do coeficiente c: ")
    leia(c)

    // vamos calcular o discriminante
    discriminante = (b * b) - (4 * a * c)

    // a equação possui duas soluções reais?
    se (discriminante > 0) {
      raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a)
      raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a)
      escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    }
    // a equação possui uma única solução real?
    senao se (discriminante == 0){
      raiz1 = (b * -1) / (2 * a)
      raiz2 = (b * -1) / (2 * a)
      escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    }
    // a equação não possui solução real?
    senao{
      raiz1 = (b * -1) / (2 * a)
      raiz2 = (b * -1) / (2 * a)
      imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a)
      escreva("Existem duas raízes complexas: ")
      escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
    }
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico

Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 383 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Tipos
  inclua biblioteca Tipos --> tp
  
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo
    real area_comodo, potencia_total
    inteiro quant_lampadas
 
    // vamos ler a potência da lâmpada   
    escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
    leia(potencia_lampada)
    
    // vamos ler a largura do cômodo
    escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
    leia(largura_comodo)
 
    // agora vamos ler o comprimento do cômodo
    escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
    leia(comprimento_comodo)

    // agora vamos calcular a área do cômodo
    area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo

    // calculamos a potência total necessária para iluminar
    // todo o cômodo
    potencia_total = area_comodo * 18

    // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
    quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada)

    // será necessário no mínimo uma lâmpada
    se (quant_lampadas == 0) {
      quant_lampadas = quant_lampadas + 1
    }

    // e mostramos o resultado
    escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")
  }
}



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca Texto

Quantidade de visualizações: 211 vezes
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto.

Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere).

Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

programa {
  // vamos importar a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> tx
  
  funcao inicio() {
    cadeia palavra = "PORTUGOL"
    caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0)
    escreva("A letra retornada é: ", letra)
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

A letra retornada é: P

Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

programa {
  // vamos importar a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> tx
  
  funcao inicio() {
    cadeia palavra = "PORTUGOL"

    para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) {
      caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i)
      escreva("A letra é: ", letra, "\n")
    }
  }
}

Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado:

A letra é: P
A letra é: O
A letra é: R
A letra é: T
A letra é: U
A letra é: G
A letra é: O
A letra é: L


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Fases de uma obra

Em relação à parte gráfica de um projeto, a Planta de Locação/Localização serve, comumente:

A) Como ponto de partida para a marcação da construção no terreno.

B) Para estabelecer a posição em relação às divisas do terreno e ao alinhamento das vias públicas.

C) Como projeção vertical, obtida por planos verticais que interceptam as paredes, portas e janelas, fornecendo maiores informações para a execução da obra.

D) Como projeções verticais das fachadas ou faces externas dos edifícios.

E) Como projeção horizontal da seção reta, passando acima do peitoril das janelas, para que fiquem representados todos os vãos.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se escrever uma laço WHILE em JavaScript?

A) while (a < 10) {}

B) while a = 1 to 10

C) while (a < 10):

D) while (a < 10; a++) {}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Alvenaria: Técnicas construtivas

A elevação de paredes em alvenaria deve:

A) Iniciar no meio do vão em direção aos cantos.

B) Iniciar do lado direito para o lado esquerdo.

C) Iniciar do lado esquerdo para o lado direito.

D) Iniciar dos cantos, ou junto ao pilares, em direção ao centro.

E) Iniciar pelos cantos, em toda a altura do pé-direito, e depois seguir em direção ao centro.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo real em Python?

A) valor = float(6.3)

B) valor = Float(6.3)

C) valor = 6.3

D) As formas A, B e C estão corretas

E) As formas A e C estão corretas
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética profissional, social, política

A delimitação do que é ético e do que é moral é motivo de grande confusão. Ao longo da história do pensamento humano, podemos identificar que, por estarem em relação constituinte um do outro, ambos os domínios da vida humana são pensados como a mesma coisa. Contudo, ética e moral têm os seus sentidos e práticas distintas.

A respeito disso, assinale a alternativa correta:

A) A moral é ausente de normas de condutas sociais.

B) A ética é um exercício subjetivo sempre guiado pela moral.

C) A moral diz respeito a um conjunto de normas e tradições universais.

D) Ética se aplica à ação no âmbito profissional e público.

E) A ética tem um caráter universal e a moral, um caráter particular.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol

Veja mais Dicas e truques de Portugol

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 53 usuários muito felizes estudando em nosso site.