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Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 2232 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 178.00 // valor original
  percentual <- 15.0 / 100.0 // 15%
  valor_final <- valor + (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 204,70

fimalgoritmo

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 250.00; // valor original
  percentual <- 8.0 / 100.0 // 8%
  valor_final <- valor - (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 230,00

fimalgoritmo

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  perguntas, acertos: real

inicio
  perguntas <- 90.0
  acertos <- 72.0

  // mostra a porcentagem de acertos
  escreva("Porcentagem de acertos: ")
  escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%")

  // mostra a porcentagem de erros
  escreva("Porcentagem de erros: ")
  escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")

  // Os resultados serão 80% e 20%

fimalgoritmo

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real

inicio
  valor_anterior <- 300.0 // valor anterior
  novo_valor <- 340.0 // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

  escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")

  // O resultado será 13,33

fimalgoritmo

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg:

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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, comissao: real

inicio
  valor <- 70.0 // valor do produto
  percentual <- 5.0 / 100.0 // 5%

  // calcula a comissão
  comissao <- percentual * valor

  // mostra o resultado
  escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)

  // O resultado será 3,5

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 462 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 762 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que

Quantidade de visualizações: 6 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que o usuário foi multado. Nesse caso, exiba o valor da multa, cobrando R$ 5,00 por cada quilômetro acima da velocidade permitida.

Sua saída deve ser parecida com:

Velocidade do carro: 85
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 25.0

Velocidade do carro: 75
Você não foi multado

Velocidade do carro: 110
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 150.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Calcular a velocidade de um carro em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  velocidade, multa: real

// função principal do programa
inicio
  // vamos pedir para o usuário informar a velocidade
  // do carro
  escreva("Informe a velocidade do carro: ")
  leia(velocidade)

  // vamos verificar se o usuário foi multado
  se (velocidade > 80) entao
    escreval("Você foi multado.")
    // vamos calcular a multa
    multa <- (velocidade - 80) * 5.0
    escreval("A multa a ser paga é: ", multa)
  senao
    escreval("Você não foi multado")
  fimse

  escreval()

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 376 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 1026 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

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Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
    escreval("O triângulo é equilátaro.")
  senao
    // vamos testar se o triângulo é escaleno
    // os três lados diferentes
    se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
      escreval("O triângulo é escaleno")
    senao
      // vamos testar se o triângulo é isósceles
      // dois lados iguais e um diferente
      se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      fimse
    fimse
  fimse
Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1647 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

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Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // os coeficientes
  a, b, c: real
  // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
  raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  escreva("Valor do coeficiente a: ")
  leia(a)
  escreva("Valor do coeficiente b: ")
  leia(b)
  escreva("Valor do coeficiente c: ")
  leia(c)

  // vamos calcular o discriminante
  discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)

  // a equação possui duas soluções reais?
  se discriminante > 0 então
    raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
    raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a)
    escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
  senão
    // a equação possui uma única solução real?
    se discriminante = 0 então
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    // a equação não possui solução real?
    senão
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a)
      escreva("Existem duas raízes complexas: ")
      escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 316 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara um vetor de 10 inteiros
valores: vetor[1..10] de inteiro
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[1..10] de inteiro
  pesquisa, repeticoes, i: inteiro

inicio
  // inicializa um vetor de 10 inteiros
  valores[1] <- 4
  valores[2] <- 21
  valores[3] <- 9
  valores[4] <- 8
  valores[5] <- 12
  valores[6] <- 21
  valores[7] <- 4
  valores[8] <- 4
  valores[9] <- 1
  valores[10] <- 10

  // vamos ler um valor inteiro
  escreva("Informe um valor: ")
  leia(pesquisa)

  // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
  // contido no vetor
  repeticoes <- 0
  para i de 1 ate 10 faca
    se valores[i] = pesquisa entao
      // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      repeticoes <- repeticoes + 1
    fimse
  fimpara

  // vamos mostrar o resultado
  escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes")

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar

Quantidade de visualizações: 913 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número: 14
O número é par
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  numero: inteiro

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o número
  escreva("Informe um número: ")
  leia(numero)

  // vamos testar se o número é par ou ímpar
  se numero mod 2 = 0 entao
    escreval("O número é par")
  senao
    escreval("O número é ímpar")
  fimse

Fimalgoritmo

Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão.


Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações diretas ou rasas

As sapatas são elementos da fundação rasa dimensionadas de modo que as tensões de tração nelas atuantes resistam por meio de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzidas com concreto armado. Considerando a importância da utilização desse tipo de fundação nas edificações, dimensione uma sapata para um pilar de 30X100 com carga 2.000KN para um σs = 0,5Mpa.

Observações:

- A sapata não deverá ter nenhuma dimensão menor que 60cm.

- Os valores de a e b devem ser escolhidos de modo que a relação entre a e b seja, no máximo, igual a 2,5.

- Os valores de a e b devem ser escolhidos de forma que os balanços da sapata, em relação às faces do pilar, sejam iguais nas duas direções.

Assinale a alternativa correta.

A) a = 240cm e b = 170cm.

B) a = 250cm e b = 190cm.

C) a = 230cm e b = 150cm.

D) a = 245cm e b = 180cm.

E) a = 220cm e b = 130cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos

Durante o projeto de um pilar central, deve-se cuidar alguns parâmetros para que não ocorram falhas no resultado final, desde a parte de cálculo até a parte de execução. Em relação a pilares centrais, qual a reposta correta?

A) Calculando-se apenas a esbeltez do pilar já é possível estimar o comportamento.

B) Este tipo de pilar não tem continuidade nos dois eixos.

C) Quando se dimensiona o aço, deve-se utilizar as piores situações de cálculo, com armaduras simétricas.

D) O efeito do momento fletor em pilares centrais deve ser desprezado.

E) Pilares centrais são submetidos à flexão composta oblíqua.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Postura ética profissional

A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão.

Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo:

A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos.

B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício.

C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas.

D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais.

E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo inteiro em Python?

A) valor = int(20)

B) valor = 20

C) As formas A e B estão corretas

D) valor = integer(20)

E) As formas B e D estão corretas
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Survey Points e COGO Points

Survey points não podem ser movidos ou editados sem acessar a base de dados do levantamento e sem usar comandos especializados para a edição de pontos de levantamento.

A) Verdadeiro

B) Falso
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Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

Veja mais Dicas e truques de VisuAlg

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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