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Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2232 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 178.00 // valor original percentual <- 15.0 / 100.0 // 15% valor_final <- valor + (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 204,70 fimalgoritmo Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, valor_final: real inicio valor <- 250.00; // valor original percentual <- 8.0 / 100.0 // 8% valor_final <- valor - (percentual * valor) // mostra o resultado escreva("O valor final do produto é: ", valor_final) // O resultado será 230,00 fimalgoritmo Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema perguntas, acertos: real inicio perguntas <- 90.0 acertos <- 72.0 // mostra a porcentagem de acertos escreva("Porcentagem de acertos: ") escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%") // mostra a porcentagem de erros escreva("Porcentagem de erros: ") escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%") // Os resultados serão 80% e 20% fimalgoritmo Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real inicio valor_anterior <- 300.0 // valor anterior novo_valor <- 340.0 // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100 escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%") // O resultado será 13,33 fimalgoritmo Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem" var // variáveis usadas na resolução do problema valor, percentual, comissao: real inicio valor <- 70.0 // valor do produto percentual <- 5.0 / 100.0 // 5% // calcula a comissão comissao <- percentual * valor // mostra o resultado escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao) // O resultado será 3,5 fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 462 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 762 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ano: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um ano escreva("Informe o ano: ") leia(ano) // vamos verificar se o ano informado é bissexto se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao escreva("O ano informado é bissexto.") senao escreva("O ano informado não é bissexto.") fimse fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo queQuantidade de visualizações: 6 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que o usuário foi multado. Nesse caso, exiba o valor da multa, cobrando R$ 5,00 por cada quilômetro acima da velocidade permitida. Sua saída deve ser parecida com: Velocidade do carro: 85 Você foi multado. A multa a ser paga é: 25.0 Velocidade do carro: 75 Você não foi multado Velocidade do carro: 110 Você foi multado. A multa a ser paga é: 150.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Calcular a velocidade de um carro em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema velocidade, multa: real // função principal do programa inicio // vamos pedir para o usuário informar a velocidade // do carro escreva("Informe a velocidade do carro: ") leia(velocidade) // vamos verificar se o usuário foi multado se (velocidade > 80) entao escreval("Você foi multado.") // vamos calcular a multa multa <- (velocidade - 80) * 5.0 escreval("A multa a ser paga é: ", multa) senao escreval("Você não foi multado") fimse escreval() fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 376 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escalenoQuantidade de visualizações: 1026 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o lado 1 do triângulo: 6 Informe o lado 2 do triângulo: 8 Informe o lado 3 do triângulo: 2 O triângulo é escaleno Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles" Var // variáveis usadas na resolução do problema lado1, lado2, lado3: real Inicio // vamos ler os lados do triângulo escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ") leia(lado1) escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ") leia(lado2) escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ") leia(lado3) // vamos testar se o triângulo é equilátero // os três lados iguais se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é equilátaro.") senao // vamos testar se o triângulo é escaleno // os três lados diferentes se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao escreval("O triângulo é escaleno") senao // vamos testar se o triângulo é isósceles // dois lados iguais e um diferente se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é isósceles") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
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Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1647 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlgQuantidade de visualizações: 316 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara um vetor de 10 inteiros valores: vetor[1..10] de inteiro Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor" var // variáveis usadas na resolução do problema valores: vetor[1..10] de inteiro pesquisa, repeticoes, i: inteiro inicio // inicializa um vetor de 10 inteiros valores[1] <- 4 valores[2] <- 21 valores[3] <- 9 valores[4] <- 8 valores[5] <- 12 valores[6] <- 21 valores[7] <- 4 valores[8] <- 4 valores[9] <- 1 valores[10] <- 10 // vamos ler um valor inteiro escreva("Informe um valor: ") leia(pesquisa) // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor repeticoes <- 0 para i de 1 ate 10 faca se valores[i] = pesquisa entao // encontrou? vamos contar esta ocorrência repeticoes <- repeticoes + 1 fimse fimpara // vamos mostrar o resultado escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes") fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 913 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar" Var // variáveis usadas na resolução do problema numero: inteiro Inicio // vamos pedir para o usuário informar o número escreva("Informe um número: ") leia(numero) // vamos testar se o número é par ou ímpar se numero mod 2 = 0 entao escreval("O número é par") senao escreval("O número é ímpar") fimse Fimalgoritmo Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas ou rasas As sapatas são elementos da fundação rasa dimensionadas de modo que as tensões de tração nelas atuantes resistam por meio de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzidas com concreto armado. Considerando a importância da utilização desse tipo de fundação nas edificações, dimensione uma sapata para um pilar de 30X100 com carga 2.000KN para um σs = 0,5Mpa. Observações: - A sapata não deverá ter nenhuma dimensão menor que 60cm. - Os valores de a e b devem ser escolhidos de modo que a relação entre a e b seja, no máximo, igual a 2,5. - Os valores de a e b devem ser escolhidos de forma que os balanços da sapata, em relação às faces do pilar, sejam iguais nas duas direções. Assinale a alternativa correta. A) a = 240cm e b = 170cm. B) a = 250cm e b = 190cm. C) a = 230cm e b = 150cm. D) a = 245cm e b = 180cm. E) a = 220cm e b = 130cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos Durante o projeto de um pilar central, deve-se cuidar alguns parâmetros para que não ocorram falhas no resultado final, desde a parte de cálculo até a parte de execução. Em relação a pilares centrais, qual a reposta correta? A) Calculando-se apenas a esbeltez do pilar já é possível estimar o comportamento. B) Este tipo de pilar não tem continuidade nos dois eixos. C) Quando se dimensiona o aço, deve-se utilizar as piores situações de cálculo, com armaduras simétricas. D) O efeito do momento fletor em pilares centrais deve ser desprezado. E) Pilares centrais são submetidos à flexão composta oblíqua. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão. Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo: A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos. B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício. C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas. D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais. E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo inteiro em Python? A) valor = int(20) B) valor = 20 C) As formas A e B estão corretas D) valor = integer(20) E) As formas B e D estão corretas Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Survey points não podem ser movidos ou editados sem acessar a base de dados do levantamento e sem usar comandos especializados para a edição de pontos de levantamento. A) Verdadeiro B) Falso Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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