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Como ordenar as linhas de um JTextArea (ordem alfabética)Quantidade de visualizações: 9558 vezes |
// Este exemplo mostra como ordenar alfabeticamente as // linhas de um JTextArea import javax.swing.*; import javax.swing.text.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import java.util.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextArea textArea; JButton btn; public Estudos() { super("Ordenando as linhas de um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); textArea.setLineWrap(true); btn = new JButton("Ordenar Linhas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ int quant = textArea.getLineCount(); ArrayList lista = new ArrayList(); // obtém todas as linhas de texto do JTextArea for(int i = 0; i < quant; i++){ try{ int inicio = textArea.getLineStartOffset(i); int fim = textArea.getLineEndOffset(i); String linha = textArea.getText(inicio, fim - inicio); linha = linha.replace(" ", ""); lista.add(linha); } catch(BadLocationException ble){ // possiveis erros são tratados aqui } } // limpa o JTextArea textArea.setText(""); // ordena as linhas Collections.sort(lista); // coloca as linhas de volta no JTextArea StringBuffer texto = new StringBuffer(); for(int i = 0; i < lista.size(); i++) { texto.append(lista.get(i).toString() + ' '); } textArea.setText(texto.toString()); } }); c.add(textArea); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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Java ::: Java para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica |
Como calcular o volume de chuvas em Java - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em JavaQuantidade de visualizações: 296 vezes |
O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa? O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros. Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula: \[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\] Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros. Veja agora o código Java completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina // de água em milímetros System.out.print("Altura da lâmina de água em milímetros: "); double altura_lamina = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água // para metros altura_lamina = altura_lamina / 1000.00; // agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar // pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por // metro quadrado double volume_chuva = (altura_lamina * 1.00) * 1000.00; // vamos mostrar o resultado System.out.println("O volume da chuva é: " + volume_chuva + " litros para cada metro quadrado"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Altura da lâmina de água em milímetros: 229 O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado Qual é o volume de 1 mm de chuva? A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros. O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2. 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como passar vetores e matrizes (arrays) para seus métodos JavaQuantidade de visualizações: 16252 vezes |
Nesta dica mostrarei como você pode passar um array (vetor ou matriz) para seus métodos Java. Observe que um array é um objeto Java, e objetos são sempre passados por referência. Assim, as alterações feitas no vetor ou matriz dentro do método afetarão o array original. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int[] valores = {43, 6, 17, 23, 8}; // Exibe os valores antes de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.out.println(); // fornece o array para o método multiplicar multiplicar(valores, 2); // Exibe os valores depois de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.exit(0); } public static void multiplicar(int a[], int num){ for(int i = 0; i < a.length; i++){ a[i] = a[i] * num; } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 43, 6, 17, 23, 8, 86, 12, 34, 46, 16, |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Java Insertion Sort - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 4626 vezes |
A ordenação Insertion Sort, Insertion-Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com a forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim por diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem Java agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ // método que permite ordenar o vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort public static void insertionSort(int[] vetor){ // percorre todos os elementos do vetor começando // pelo segundo elemento for(int i = 1; i < vetor.length; i++){ int atual = vetor[i]; // o valor atual a ser inserido // começa a comparar com a célula à esquerda de i int j = i - 1; // enquanto vetor[j] estiver fora de ordem em relação // a atual while((j >= 0) && (vetor[j] > atual)){ // movemos vetor[j] para a direita e decrementamos j vetor[j + 1] = vetor[j]; j--; } // colocamos atual em seu devido lugar vetor[j + 1] = atual; } } public static void main(String args[]){ // vamos criar um vetor com 9 elementos int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; // exibimos o vetor na ordem original System.out.println("Ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar o vetor agora insertionSort(valores); // exibimos o vetor ordenado System.out.println("\n\nOrdenado:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que calcula o fatorial de um determinado número inteiroQuantidade de visualizações: 2444 vezes |
Pergunta/Tarefa: Na matemática, o fatorial de um número natural n, representado por n!, é o produto de todos os inteiros positivos menores ou iguais a n. O fatorial de um número n pode ser definido recursivamente da seguinte forma: 0! = 1; n! = n x (n - 1)!; sendo n > 0 public static long fatorial(int n){ // sua implementação aqui } Informe um número inteiro: 5 O fatorial do número informado é: 120 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); // lê o número int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula o fatorial corresponde ao número informado System.out.print("O fatorial do número informado é: " + fatorial(numero)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que calcula o fatorial de um inteiro informado public static long fatorial(int n){ if(n == 0){ // caso base....retornar return 1; } else{ return n * fatorial(n - 1); // efetua mais uma chamada recursiva } } } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como definir a cor de fundo para um JTextAreaQuantidade de visualizações: 8920 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos aplicar uma cor de fundo a um controle área de texto, ou seja, um JTextArea do Java Swing. Para isso nós só precisamos fazer uma chamada ao seu método setBackground() e passar a cor desejada. Veja um exemplo de como isso pode ser feito: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- textArea = new JTextArea(10, 20); // Define a cor de fundo textArea.setBackground(Color.YELLOW); Note que aqui nós temos uma variável chamada textArea, do tipo JTextArea. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()Quantidade de visualizações: 12416 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1. Veja o código completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // obtém o índice da primeira ocorrência do // nome "Maria" int indice = nomes.indexOf("Maria"); System.out.println("O índice do nome pesquisado é: " + indice); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O índice do nome pesquisado é: 1 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1348 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Java você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto Scanner para ler a entrada do usuário Scanner leitura = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de linhas System.out.print("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário int linhas = Integer.parseInt(leitura.nextLine()); int estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) int espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos // com 4 espaços // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ System.out.print(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ System.out.print("*"); } // passamos para a próxima linha System.out.println(); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 509 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação System.out.print("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = entrada.nextLine().charAt(0); // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere); System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo); } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
COGO Points no AutoCAD Civil 3D Qual parâmetro do COGO point é controlado pela configuração Point Identity na barra de ferramentas Create Points? A) Point location (Localização do ponto) B) Point name (Nome do ponto) C) Point description (Descrição do ponto) D) Point number (Número de ponto) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Revestimentos: técnicas construtivas Marque a alternativa correta em se tratando das técnicas de aplicação dos revestimentos cerâmicos. A) A argamassa deve ser preparada com o auxílio de misturador mecânico limpo, adicionando água na quantidade recomendada na embalagem do produto. B) Existem duas técnicas de aplicação da cerâmica, a simples colagem e a dupla colagem. Mas, de acordo com a NBR 13753 (ABNT, 1996), deve-se sempre optar pela dupla colagem, pois garante mais segurança à obra. C) As placas cerâmicas com argamassa colante devem ser assentadas no máximo a cada 3 m2. D) É indicado aplicar o rejunte, mesmo que as juntas estejam sujas com argamassa de assentamento, pois dessa forma irá ocorrer economia da argamassa de rejunte. E) Caso se verifique a ocorrência de placas cerâmicas mal assentadas, não há problemas, pois a argamassa de rejunte irá resolver o problema. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonletras = ['ab', 'cd'] for i in range(len(letras)): letras[i].upper() print(letras) Qual é o resultado de sua execução? A) ['AB', 'CD'] B) ['ab', 'cd'] C) ['Ab', 'Cd'] D) ['aB', 'cD'] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythona = {5, 8, 2, 1} b = {1, 4, 5, 3} c = a & b print(c) Qual é o resultado de sua execução? A) {5, 5, 1, 1} B) Um erro de execução na linha 2 C) {1, 5} D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Esquadrias Quais são materiais de fabricação de esquadrias? A) OSB. B) Somente PVC. C) Madeira, PVC, alumínio e ferro. D) MDF. E) Somente vidro. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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C - Como verificar a existência de uma substring em uma string usando a função strstr() da linguagem C |
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1º lugar: Java |