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Como calcular vetor unitário em C# - C# para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 485 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código C# que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos ler os valores x e y Console.Write("Informe o valor de x: "); double x = Double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o valor de y: "); double y = Double.Parse(Console.ReadLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)); // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos ler os valores x, y e z Console.Write("Informe o valor de x: "); double x = Double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o valor de y: "); double y = Double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o valor de z: "); double z = Double.Parse(Console.ReadLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) + Math.Pow(z, 2)); // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
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