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Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 953 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que leia o número de alunos e o de alunas de uma sala. Como saída, o programa deve apresentar primeiro quem estiver em maior quantidade. Por exemplo, se na sala tiver mais alunos, apresente primeiro o número de alunos, caso contrário apresente o número de alunas e depois o de alunos. Considere o caso em que o número de alunos é igual ao número de alunas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite o número de alunos: 32
Digite o número de alunas: 28
O número de alunos é: 32
O número de alunas é: 28
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Ler o número de alunos e o de alunas de uma sala"

Var
  // Variáveis usadas na resolução do problema
  numero_alunos, numero_alunas: inteiro

Inicio
  // vamos ler a quantidade de alunos
  escreva("Digite o número de alunos: ")
  leia(numero_alunos)

  // vamos ler a quantidade de alunas
  escreva("Digite o número de alunas: ")
  leia(numero_alunas)

  // o números de alunos é maior que o número de alunas?
  se numero_alunos > numero_alunas então
    escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos)
    escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas)
  senão
    // o números de alunas é maior que o número de alunos?
    se numero_alunas > numero_alunos então
      escreval("O número de alunas é: ", numero_alunas)
      escreval("O número de alunos é: ", numero_alunos)
    // o número de alunos é igual ao número de alunas
    senão
      escreval("O número de alunas e alunos são iguais.")
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1953 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 178.00 // valor original
  percentual <- 15.0 / 100.0 // 15%
  valor_final <- valor + (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 204,70

fimalgoritmo

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, valor_final: real

inicio
  valor <- 250.00; // valor original
  percentual <- 8.0 / 100.0 // 8%
  valor_final <- valor - (percentual * valor)

  // mostra o resultado
  escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)

  // O resultado será 230,00

fimalgoritmo

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  perguntas, acertos: real

inicio
  perguntas <- 90.0
  acertos <- 72.0

  // mostra a porcentagem de acertos
  escreva("Porcentagem de acertos: ")
  escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%")

  // mostra a porcentagem de erros
  escreva("Porcentagem de erros: ")
  escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")

  // Os resultados serão 80% e 20%

fimalgoritmo

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real

inicio
  valor_anterior <- 300.0 // valor anterior
  novo_valor <- 340.0 // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

  escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")

  // O resultado será 13,33

fimalgoritmo

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor, percentual, comissao: real

inicio
  valor <- 70.0 // valor do produto
  percentual <- 5.0 / 100.0 // 5%

  // calcula a comissão
  comissao <- percentual * valor

  // mostra o resultado
  escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)

  // O resultado será 3,5

fimalgoritmo



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Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar

Quantidade de visualizações: 825 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número: 14
O número é par
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  numero: inteiro

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o número
  escreva("Informe um número: ")
  leia(numero)

  // vamos testar se o número é par ou ímpar
  se numero mod 2 = 0 entao
    escreval("O número é par")
  senao
    escreval("O número é ímpar")
  fimse

Fimalgoritmo

Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão.


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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 223 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real
  area_comodo, potencia_total: real
  quant_lampadas: inteiro

inicio
  // vamos ler a potência da lâmpada
  escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
  leia(potencia_lampada)

  // vamos ler a largura do cômodo
  escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
  leia(largura_comodo)

  // agora vamos ler o comprimento do cômodo
  escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
  leia(comprimento_comodo)

  // agora vamos calcular a área do cômodo
  area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo

  // calculamos a potência total necessária para iluminar
  // todo o cômodo
  potencia_total <- area_comodo * 18

  // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
  quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada)

  // será necessário no mínimo uma lâmpada
  se quant_lampadas = 0 entao
    quant_lampadas <- quant_lampadas + 1
  fimse

  // e mostramos o resultado
  escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")

fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de lajes maciças à flexão

As lajes de concreto armado são elementos planos e horizontais, submetidos a carregamentos perpendiculares ao plano. Esses carregamentos promovem o desenvolvimento de esforços internos de flexão.

Analise as afirmativas a seguir referentes aos tipos de flexão:

I. A flexão normal ocorre em uma seção transversal em que atuam apenas momento fletor e esforço normal de tração ou compressão.

II. A flexão reta ocorre quando os momentos fletores atuam em planos ortogonais aos eixos principais de inércia da seção transversal.

III. Diz-se que a seção transversal de uma laje está submetida à flexão pura quando sobre ela atuam somente momentos fletores.

IV. A seção transversal de uma laje está submetida à flexão composta quando, sobre esta, atuam momentos de flexão e forças normais.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de águas pluviais

Os condutos horizontais constituem a última porção a ser dimensionada nos sistemas de drenagem residenciais. Julgue as afirmações a seguir acerca dessa fração do sistema:

I. Esses tubos devem ser conectados a montante com os tubos verticais que saem das calhas, tendo caixas de inspeção no caso de mudança de direção.

II. Pela prática construtiva, as águas captadas pela calha e, nesse trecho final, são ligadas ao emissário do esgoto residencial, onde serão ligadas à rede pública.

III. Uma vez que há o risco de entupimento, uma declividade mínima de 0,5% é prevista por norma, cabendo ao projetista verificar se esta é suficiente para a demanda da rede.

IV. Embora seja uma solução pouco econômica, quanto maior é a declividade, melhor é o desempenho da rede, uma vez esse aumento não acarretará danos ao sistema.

Assinale a alternativa correta.

A) I e III são verdadeiras.

B) II e III são verdadeiras.

C) II e IV são verdadeiras.

D) III e IV são verdadeiras.

E) II, III e IV são verdadeiras.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão

No ambiente corporativo você pode deparar-se com comportamentos ou sinais de condutas antiéticas. Com base nos ensinamentos estudados no livro, qual é a forma mais apropriada de identificar um sinal de comportamento antiético?

A) Coletando fatos e comparando-os com padrões éticos.

B) A partir da aplicação natural do bom senso.

C) Pela observação das pessoas envolvidas que podem esboçar expressões suspeitas.

D) A partir de denúncias.

E) Questionando diretamente as pessoas com comportamentos suspeitos.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Entre os estudos proeminentes sobre a definição da ética, da moral, sua presença e importância entre os seres humanos racionalmente organizados em sistemas sociais, as sociedades, estão as análises e reflexões dos filósofos da Grécia Antiga. Embora cada um, entre expoentes como Platão, Aristóteles e Sócrates, tivesse uma proposta de interpretação para a moral e para a ética, é possível dizer que há uma percepção comum: a de que a "A ética é a morada do homem".

O que isso significa?

A) A moradia física para o grego era a base da sociedade, em torno da qual circundavam os demais significados socialmente apreendidos, então, ser ético era ser bom.

B) Morada é um recanto simples onde o homem pode viver com honestidade, e ser uma pessoa ética é ser honesto.

C) O sentido de morada era conceito existencial, confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.

D) Assim como o mito da caverna, a lenda da morada também é falsa e se destina à formação de exemplos aos estudantes de filosofia da atualidade.

E) Aristóteles escreveu essa máxima pensando em todos os habitantes da Grécia, que exibiam a igualdade de comportamento, pensamento e opinião política.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
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