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Como testar se um número é perfeito usando Portugol Webstudio - Desafio de Programação Resolvido em PortugolQuantidade de visualizações: 713 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Portugol ou VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se este número é um número perfeito. Um número perfeito é aquele cuja soma dos seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Por exemplo, o número 6 é perfeito, pois 1 + 2 + 3 = 6. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 6 O número informado é um número perfeito. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):
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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
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Exercício Resolvido de Portugol - Como testar se um ano é bissexto em Portugol - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 1532 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Portugol que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:
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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
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Exercícios Resolvidos de Portugol - Como calcular salário líquido em Portugol - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 1367 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Portugol ou VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol (na versão Portugol Webstudio):
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Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
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Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2392 vezes |
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Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 | ||||
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