Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Solicitar ao usuário que informe 5 números inteiros, guardar em um vetor e mostrar a soma dos elementos informados - Lista de Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 411 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo em VisuAlg que peça para o usuário informar 5 números inteiros e guarde-os em um vetor. Em seguida percorra o vetor e mostre os valores contidos nele, um em cada linha. Para finalizar mostre a soma dos elementos do vetor.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número: 5
Informe um número: 2
Informe um número: 8
Informe um número: 6
Informe um número: 1

Os números informados foram:
5
2
8
6
1

A soma dos elementos é:  22
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Algoritmo "Ler 5 números inteiros, guardar em um vetor e mostrar a soma"

Var
  // Variáveis usadas na resolução do problema
  valores: vetor[0..4] de inteiro
  contador, soma: inteiro

Inicio
  // vamos iniciar a soma como 0
  soma <- 0
  
  // vamos fazer a leitura dos valores
  para contador de 0 ate 4 faca
   escreva("Informe um número: ")
   leia(valores[contador])
  fimpara

  // agora vamos mostrar os valores lidos e já
  // aproveitar para efetuar a soma dos elementos
  escreval()
  escreval("Os números informados foram:")

  para contador de 0 ate 4 faca
    soma <- soma + valores[contador]
    escreval(valores[contador])
  fimpara
  
  // e mostramos a soma
  escreval()
  escreval("A soma dos elementos é: ", soma)

Fimalgoritmo


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 323 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior

Quantidade de visualizações: 980 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 34
Informe o segundo número: 83
Informe o terceiro número: 72
O segundo número é o maior
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  num1, num2, num3: inteiro

Inicio
  // vamos solicitar os três números inteiros
  escreva("Informe o primeiro número: ")
  leia(num1)
  escreva("Informe o segundo número: ")
  leia(num2)
  escreva("Informe o terceiro número: ")
  leia(num3)

  // o primeiro número é o maior?
  se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao
    escreva("O primeiro número é o maior")
  senao
    // o segundo número é o maior?
    se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao
      escreva("O segundo número é o maior")
    senao
      // o terceiro número é o maior?
      se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao
        escreva("O terceiro número é o maior")
      senao
        // os números não são diferentes
        escreva("Os três números não são diferentes")
      fimse
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 223 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real
  area_comodo, potencia_total: real
  quant_lampadas: inteiro

inicio
  // vamos ler a potência da lâmpada
  escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
  leia(potencia_lampada)

  // vamos ler a largura do cômodo
  escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
  leia(largura_comodo)

  // agora vamos ler o comprimento do cômodo
  escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
  leia(comprimento_comodo)

  // agora vamos calcular a área do cômodo
  area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo

  // calculamos a potência total necessária para iluminar
  // todo o cômodo
  potencia_total <- area_comodo * 18

  // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
  quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada)

  // será necessário no mínimo uma lâmpada
  se quant_lampadas = 0 entao
    quant_lampadas <- quant_lampadas + 1
  fimse

  // e mostramos o resultado
  escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")

fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

A ética leva o homem a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. Na condição de disciplina, essa ciência se preocupa com a análise das ideias que envolvem a produção do bem e do mal, ou seja, dedica-se aos seus aspectos teóricos. Em tal perspectiva, pode-se afirmar que o conceito de ética se refere a:

A) quando o ser humano não pode falhar.

B) um conjunto de conhecimentos extraídos dos meios de comunicação.

C) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano.

D) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação da moral.

E) quando o ser humano falha.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

No Brasil, a maioria da precipitação cai sob a forma de chuva, convencionalmente medida por meio de aparelhos denominados pluviômetros e/ou pluviógrafos. Qual o volume de água, em litros, coletado em uma área de 10000 cm2, após uma precipitação de 1,5 cm?

A) 15000 litros.

B) 1500 litros.

C) 150 litros.

D) 1,5 litros.

E) 15 litros.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Máquinas de fluxo radial

Máquinas de fluxo radial, com fluxo predominantemente radial na região de trabalho da linha de lâmina móvel, podem ser exemplificadas por um ventilador ou bomba de fluxo radial (ou centrífuga), cujo escoamento se dá com o fluxo de saída ortogonal ao de entrada ao rotor.

Sobre as classificações de fluxo em máquinas hidráulicas, qual afirmativa está correta?

A) O fluxo axial ocorre em máquinas hidráulicas quando o fluido entra pelas pás do rotor em um sentido e sai no mesmo sentido, porém na direção contrária à de entrada.

B) O fluxo misto ocorre em máquinas hidráulicas quando o fluido entra pelas pás do rotor em um sentido e sai no mesmo sentido, porém na direção contrária à de entrada.

C) O fluxo misto em máquinas hidráulicas ocorre quando o fluido entra e sai no mesmo sentido, porém com ângulo próximo a 90° em relação à entrada.

D) Há um grupo que não se enquadra na categoria de fluxo radial. Esse grupo específico tem um escoamento do fluxo que entra em um sentido e sai perpendicularmente.

E) Há um grupo que não se enquadra na categoria de fluxo radial, tampouco na categoria axial. Esta categoria remanescente é conhecida como máquinas de fluxos misto.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado

O aparecimento de fissuras nos elementos estruturais em concreto armado tem origens diversas e representa uma desvantagem quanto ao uso desse material. Se não for controlado, pode comprometer a durabilidade da estrutura.

Com relação à fissuração dos elementos de concreto armado, assinale a alternativa correta.

A) As principais causas do aparecimento de fissuras nos elementos de concreto armado são a expansão e as solicitações normais de tração.

B) Quanto maior é a espessura do elemento, maiores serão a retração e a possibilidade de fissuração.

C) A retração do concreto pode ser evitada ou minimizada com a adoção de algumas medidas de proteção durante a fase de endurecimento do concreto fresco.

D) Para evitar a fissuração do concreto por tensões de tração, seria necessário que fossem aplicadas tensões elevadas de tração na peça e nas armaduras.

E) Os principais efeitos prejudiciais das fissuras do concreto armado estão ligados à estética e à sensação de insegurança aos usuários.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Evolução das estruturas

O concreto armado, no qual barras de aço são inseridas nas peças de concreto, foi desenvolvido na década de 1850. A junção do aço ao concreto contribui na melhoria do desempenho estrutural do concreto em relação à:

Selecione a resposta:

A) Resistência à compressão.

B) Resistência à tração.

C) Resistência à umidade.

D) Resistência ao fogo.

E) Resistência à infiltração.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

Veja mais Dicas e truques de VisuAlg

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.