Você está aqui: C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Escrever um programa C# que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber - Desafio de Programação Resolvido em C#Quantidade de visualizações: 667 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa (algoritmo) C# que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 7% sobre o salário-base. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário base: 1450.00 Gratificação: R$ 72,50 Imposto: R$ 101,50 Salário final: R$ 1.421,00 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos ler o salario base Console.Write("Informe o salário base: "); double salario_base = Double.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular a gratificação double gratificacao = salario_base * (5.0 / 100); // vamos calcular o imposto double imposto = salario_base * (7.0 / 100); // e finalmente calculamos o salário final double salario_final = salario_base + gratificacao - imposto; // e exibimos o resultado Console.WriteLine("Gratificação: " + string.Format("{0:c}", gratificacao)); Console.WriteLine("Imposto: " + string.Format("{0:c}", imposto)); Console.WriteLine("Salário final: " + string.Format("{0:c}", salario_final)); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
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C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7665 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch do C#Quantidade de visualizações: 26396 vezes |
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite um número inteiro: "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); switch(valor){ case 1: Console.WriteLine("Você digitou o valor 1"); break; case 2: Console.WriteLine("Você digitou o valor 2"); break; case 3: Console.WriteLine("Você digitou o valor 3"); break; default: Console.WriteLine("Valor incorreto."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado. Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": Console.WriteLine("Você digitou a letra a"); break; case "b": Console.WriteLine("Você digitou a letra b"); break; case "c": Console.WriteLine("Você digitou a letra c"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": case "b": Console.WriteLine("Você digitou a ou b"); break; case "c": case "d": Console.WriteLine("Você digitou c ou d"); break; case "e": Console.WriteLine("Você digitou a letra e"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como escrever um método C# que retorna uma ArrayListQuantidade de visualizações: 17235 vezes |
Estudantes C# ficam um pouco confusos quando solicitados a escrever funções que retornam objetos de classes. E essa confusão é maior ainda quando precisam retornar uma ArrayList, mais precisamente um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Veja que temos um método que define, em sua assinatura, que o tipo de retorno não é void (sem retorno) mas sim um objeto da classe ArrayList. No corpo deste método temos a criação da ArrayList propriamente dita, a adição de cinco inteiros e finalmente o uso da palavra-chave return para retornar o ArrayList já preenchido ao chamador do método. Note que o método Main é responsável por efetuar uma chamada ao método, obter o ArrayList resultante e em seguida usar o laço foreach para exibir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // método que retornará uma ArrayList static ArrayList obterLista(){ // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(1); lista.Add(2); lista.Add(3); lista.Add(4); lista.Add(5); // retorna o ArrayList preenchido return lista; } static void Main(string[] args){ // obtém um ArrayList preenchido a partir do // método obterLista ArrayList mLista = obterLista(); // exibe os valores do ArrayList foreach (int valor in mLista){ Console.Write("{0} ", valor); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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JavaScript - Como testar se uma string começa com uma determinada substring em JavaScript usando a função startsWith() |
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