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Um algoritmo VisuAlg que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas - Desafio de Programação Resolvido em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1492 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg ou Portugol que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem:

Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva

Resposta/Solução:

Vamos à resolução do exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Ler o nome do usuário e exibir uma mensagem de boas vindas"

Var
  // variáveis usadas para resolver o problema
  nome: caractere

Inicio
  // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
  escreva("Informe seu nome: ")
  leia(nome)

  // agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
  escreval("Seja bem-vindo(a), ", nome)

Fimalgoritmo


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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 352 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



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Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar

Quantidade de visualizações: 878 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número: 14
O número é par
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  numero: inteiro

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o número
  escreva("Informe um número: ")
  leia(numero)

  // vamos testar se o número é par ou ímpar
  se numero mod 2 = 0 entao
    escreval("O número é par")
  senao
    escreval("O número é ímpar")
  fimse

Fimalgoritmo

Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 415 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algoritmo) VisuAlg que usa um laço PARA, ENQUANTO ou REPITA...ATE para calcular e exibir os 50 primeiros números primos.

Sua saída deverá ser parecida com:

50 primeiros números primos:

     2     3     5     7    11    13    17    19    23    29
    31    37    41    43    47    53    59    61    67    71
    73    79    83    89    97   101   103   107   109   113
   127   131   137   139   149   151   157   163   167   173
   179   181   191   193   197   199   211   223   227   229
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Como exibir os N primeiros números primos em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quantidade, contador, numero, j: inteiro
  primo: logico

inicio
  quantidade <- 50 // quantidade de números primos
  contador <- 0 // quantidade de números primos encontrados
  numero <- 0 // inteiro inicial

  // Lembre-se! O número 1 não é primo
  escreval(quantidade, " primeiros numeros primos:")
  escreval()

  // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos
  enquanto contador < quantidade faca
    primo <- verdadeiro

    // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
    // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o
    // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo
    // for igual a 0, então o número não é primo
    para j de 2 ate Int(numero / 2) faca
      se numero mod j = 0 entao
        primo <- falso // não é primo
        interrompa
      fimse
    fimpara

    se ((primo = verdadeiro) e (numero > 1)) entao
      escreva(numero:6)
      contador <- contador + 1 // encontramos um número primo

      se contador mod 10 = 0 entao
        escreval()
      fimse
    fimse

    numero <- numero + 1
  fimenquanto

fimalgoritmo



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