Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Como carregar um arquivo txt em um JTextAreaQuantidade de visualizações: 16332 vezes |
// Este exemplo mostra como carregar um arquivo // texto em um JTextArea import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import java.io.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextArea textArea; JButton btn; public Estudos() { super("Carregando um arquivo texto em um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); textArea.setLineWrap(true); btn = new JButton("Abrir Arquivo"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); textArea.setText(""); try { BufferedReader in = new BufferedReader(new FileReader(arquivo)); String str, texto = ""; while((str = in.readLine()) != null){ texto += str; } textArea.setText(texto); in.close(); } catch (IOException ioe){ // possiveis erros são tratatos aqui } } } }); c.add(textArea); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Pacote java.util ::: ArrayList |
Como acessar um determinado item de uma ArrayList em Java usando índices - Como usar o método get() da classe ArrayList do Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 20461 vezes |
Em várias situações nós precisamos acessar os elementos da ArrayList de forma individual. Para isso podemos usar o seu método get() e fornecer o índice do elemento desejado. Lembre-se de que os índices em Java começam sempre em 0, ou seja, o primeiro elemento da ArrayList está no índice 0, o segundo no índice 1 e assim por diante. Veja o código para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // obtém o terceiro item na lista String nome = nomes.get(2); System.out.println("O valor obtido foi: " + nome); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor obtido foi: Fernanda Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em JavaQuantidade de visualizações: 610 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa Java que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas System.out.print("Informe o valor x da coordenada: "); x = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor y da coordenada: "); y = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)"); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)"); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)"); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)"); } // a coordenada está na origem else{ System.out.println("A coordenada (" + x + "," + y + ") está na origem"); } } } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 18869 vezes |
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe. Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String args[]){ // } Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public void main(String args[]){ System.out.println("Olá"); System.exit(0); } } O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro: Exception in thread "main" java.lang.NoSuchMethodError: main ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ String frase = "Estou aqui!"; public static void main(String args[]){ System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro: Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be referenced from a static context System.out.println(frase); ^ 1 error ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static String frase = "Estou aqui!"; Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece. Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } } Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado: Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } static{ System.out.println("Bloco estático"); } } Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado: Bloco estático Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |