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Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Como permitir que linhas e colunas sejam selecionadas em uma JTable

Quantidade de visualizações: 8128 vezes
// permite que linhas e colunas sejam selecionadas
tabela.setCellSelectionEnabled(true);

- tabela é uma referência a um objeto JTable


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Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo para a janela JFrame de sua aplicação Java Swing

Quantidade de visualizações: 15765 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível definir a cor de fundo para uma janela JFrame. O truque aqui é obter o painel de conteúdo da JFrame usando o método getContentPane() e, em seguida, usar o método setBackground() da classe Container fornecendo a cor desejada.

Veja o código completo para o exemplo:

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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("A classe JFrame");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    // Define a cor de fundo
    c.setBackground(Color.CYAN);
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

Quantidade de visualizações: 17028 vezes
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em Java

Quantidade de visualizações: 822 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos usar a classe Scanner para a leitura dos dados
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
    int quant = (int)Math.log10(numero);
    int primeiro_digito = (int)(numero / Math.pow(10, quant));
    int ultimo_digito = numero % 10;
  	
    // soma o primeiro e o último dígito
    int soma = primeiro_digito + ultimo_digito;
	
    // mostra o resultado
    System.out.println("A soma do primeiro e do último dígito é: " + soma);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Java HashMap - Como fornecer uma chave e obter seu valor correspondente em um HashMap

Quantidade de visualizações: 9133 vezes
O uso de um HashMap só se justifica quando podemos guardar os mapeamentos e recuperá-los de forma rápida e fácil. Para isso, a classe HashMap nos fornece o método get(). Este método recebe a chave a ser pesquisada e retorna o valor associado a ela. Veja sua assinatura:

public V get(Object key)
Se a chave informada não estiver no HashMap, o valor null é retornado. Mas, cuidado, como o HashMap aceita valores null tanto para as chaves quanto para os valores associados a cada chave, é possível que o valor null retornado se refira ao valor associado à chave pesquisada. Uma boa idéia é usar o método containsKey() em conjunto com get().

Veja um exemplo no qual usamos o método get() para retornar o valor associado à chave informada:

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package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();
 
    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
       
    // vamos obter o valor correspondente à chave 2
    String c = clientes.get(2);
 
    // vamos exibir o resultado
    if(c != null){
      System.out.println("O valor para esta chave é: " + c);
    }
    else{
      System.out.println("O HashMap não contém a chave informada.");
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O valor para esta chave é: Salvador Miranda de Andrade


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Apostila Java Swing - Como alterar o valor de uma célula da JTable em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 262 vezes
Em algumas situações nós precisamos alterar ou definir o valor de uma determinada célula de uma tabela JTable em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa Java Swing estiver sendo executado.

Para isso nós podemos usar o método setValueAt() da classe JTable. Tudo que precisamos fazer é fornecer o novo valor para a célula, assim como os índice da linha e da coluna na qual ela está localizada.

Veja o código Java completo:

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", 
           "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela
         
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
        Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
         
    JButton btn = new JButton("Alterar valor 
            da 2ª célula - 1ª linha");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          tabela.setValueAt("Teste", 0, 1);
        }
      }
    );
         
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
        c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Classes, Controles e Componentes ::: JSplitPane

Java Swing - Como usar a classe JSplitPane para dividir o espaço ocupado pelos componentes de suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 10481 vezes
A classe JSplitPane é usada quando precisamos controlar o espaço ocupado por dois ou mais componentes. Objetos desta classe podem ser redimensionados, de modo a aumentar ou diminuir a área ocupada por um dos componentes. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.awt.Component
    java.awt.Container
      javax.swing.JComponent
        javax.swing.JSplitPane
Esta classe implementa as interfaces ImageObserver, MenuContainer, Serializable e Accessible.

No trecho de código abaixo você verá como é possível dividir a área ocupada por duas áreas de texto (JTextArea). Execute a aplicação e experimente aumentar ou diminuir o espaço ocupado pelos componentes:

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe JSplitPane");
 
    // primeira área de texto
    JTextArea textArea1 = new JTextArea(5, 30);
    textArea1.setText("Sou a área de texto 1.");
    JScrollPane sPane1 = new JScrollPane(textArea1);    
 
    // segunda área de texto
    JTextArea textArea2 = new JTextArea(5, 30);
    textArea2.setText("Sou a área de texto 2.");    
    JScrollPane sPane2 = new JScrollPane(textArea2);
 
    // Cria o JSplitPane
    JSplitPane splitPane = new JSplitPane(
      JSplitPane.HORIZONTAL_SPLIT, sPane1, sPane2);
 
    add(splitPane, BorderLayout.CENTER);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata)

Java MySQL - Como obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e seus correspondentes JDBC usando o método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData

Quantidade de visualizações: 6117 vezes
Em algumas situações precisamos obter os tipos de dados suportados pelo MySQL e mapeá-los para seus correspondentes JDBC. Esta não é uma tarefa fácil, mas que, com uma pequena ajuda dos recursos de reflexão do Java, pode ser realizada depois de algumas xícaras de café.

O primeiro passo é obter os tipos de dados suportados pelo MySQL com uma chamada ao método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData. Os campos do ResultSet que nos interessam são TYPE_NAME e DATA_TYPE. TYPE_NAME traz o nome do tipo de dados no MySQL enquanto DATA_TYPE traz o tipo JDBC correspondente como um inteiro. Assim, o que temos que fazer é usar reflexão para obter todos os campos da classe java.sql.Types e efetuar um mapeamento entre os tipos.

Veja o código completo para o exemplo:

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package estudosbancodados;

import java.lang.reflect.Field;
import java.sql.*;
import java.util.HashMap;
import java.util.Map;

public class EstudosBancoDados{
  static Map mapa; // usado para mapear os tipos JDBC
  
  public static void main(String[] args) {
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);

      // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData
      DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData();

      // vamos obter os tipos de dados suportados por esta versão do MySQL
      // e seus correspondentes JDBC
      ResultSet tiposDados = dbmd.getTypeInfo();
      while(tiposDados.next()){
        System.out.println("MySQL: " + tiposDados.getString("TYPE_NAME") + " - JDBC: " 
          + getJdbcTypeName(Integer.parseInt(tiposDados.getString("DATA_TYPE"))));
      }
      
      // vamos fechar o ResultSet
      tiposDados.close();
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    }
  }

  // Este método retorna o nome de um tipo JDBC
  // O retorno é null se o tipo JDBC não puder ser reconhecido
  public static String getJdbcTypeName(int jdbcType){
    // vamos usar reflection para mapear valores inteiros a seus nomes
    if(mapa == null) {
      mapa = new HashMap();

      // vamos obter todos os campos da classe java.sql.Types
      Field[] campos = java.sql.Types.class.getFields();
      
      // vamos percorrer os campos
      for(int i = 0; i < campos.length; i++){
        try{
          // vamos obter o nome do campo
          String nome = campos[i].getName();

          // vamos obter o valor do campo
          Integer valor = (Integer)campos[i].get(null);

          // vamos adicionar ao mapa
          mapa.put(valor, nome);
        }
        catch(IllegalAccessException e){
          System.out.println("Ops: " + e.getMessage());
        }
      }
    }

    // vamos retornar o nome do tipo JDBC
    return (String)mapa.get(new Integer(jdbcType));
  }
}

O resultado da execução deste código foi:

MySQL: BIT - JDBC: BIT
MySQL: BOOL - JDBC: BIT
MySQL: TINYINT - JDBC: TINYINT
MySQL: TINYINT UNSIGNED - JDBC: TINYINT
MySQL: BIGINT - JDBC: BIGINT
MySQL: BIGINT UNSIGNED - JDBC: BIGINT
MySQL: LONG VARBINARY - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: MEDIUMBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: LONGBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: BLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: TINYBLOB - JDBC: LONGVARBINARY
MySQL: VARBINARY - JDBC: VARBINARY
MySQL: BINARY - JDBC: BINARY
MySQL: LONG VARCHAR - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: MEDIUMTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: LONGTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: TEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: TINYTEXT - JDBC: LONGVARCHAR
MySQL: CHAR - JDBC: CHAR
MySQL: NUMERIC - JDBC: NUMERIC
MySQL: DECIMAL - JDBC: DECIMAL
MySQL: INTEGER - JDBC: INTEGER
MySQL: INTEGER UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: INT - JDBC: INTEGER
MySQL: INT UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: MEDIUMINT - JDBC: INTEGER
MySQL: MEDIUMINT UNSIGNED - JDBC: INTEGER
MySQL: SMALLINT - JDBC: SMALLINT
MySQL: SMALLINT UNSIGNED - JDBC: SMALLINT
MySQL: FLOAT - JDBC: REAL
MySQL: DOUBLE - JDBC: DOUBLE
MySQL: DOUBLE PRECISION - JDBC: DOUBLE
MySQL: REAL - JDBC: DOUBLE
MySQL: VARCHAR - JDBC: VARCHAR
MySQL: ENUM - JDBC: VARCHAR
MySQL: SET - JDBC: VARCHAR
MySQL: DATE - JDBC: DATE
MySQL: TIME - JDBC: TIME
MySQL: DATETIME - JDBC: TIMESTAMP
MySQL: TIMESTAMP - JDBC: TIMESTAMP


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouse

Quantidade de visualizações: 31455 vezes
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho.

Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel.

O resultado é exibido na imagem abaixo:



E aqui está o código completo para o exemplo:

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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
 
    Container c = getContentPane();
    PainelDesenho painel = new PainelDesenho();
    c.add(painel, BorderLayout.CENTER);
    c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ),
      BorderLayout.SOUTH );
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class PainelDesenho extends JPanel{
  private int quantPontos = 0;
  private Point pontos[] = new Point[10000];
 
  public PainelDesenho(){
    this.setBackground(Color.WHITE);    
 
    this.addMouseMotionListener(
      new MouseMotionAdapter(){
        public void mouseDragged(MouseEvent e){
          if(quantPontos < pontos.length){
            pontos[quantPontos] = e.getPoint();
            quantPontos++;
            repaint();
          }                                              
        }                                
      }
    );
  }
 
  @Override
  public void paintComponent(Graphics g){
    super.paintComponent(g);
     
    for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++)
      g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4);
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Responsabilidade civil dos prepostos e preponentes

De acordo com as definições de preposto gerente, assinale a alternativa correta.

A) O gerente é autorizado a praticar todos os atos necessários ao exercício dos poderes que lhe foram outorgados, mesmo que a lei exija poderes especiais para tal.

B) O gerente responde sozinho pelos atos praticados em seu nome e em nome do preponente.

C) O preponente pode estar em juízo em nome do gerente, pelas obrigações resultantes do exercício da sua função.

D) Considera-se gerente o preposto permanente no exercício da empresa, em sua sede, filial ou agência.

E) Os gerentes são responsáveis pelos atos dos preponentes, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais

Qual das alternativas a seguir possui exemplos, na ordem correta de ações: permanentes diretas, permanentes indiretas, acidentais diretas, acidentais indiretas e excepcionais.

A) Peso próprio, variações de temperatura, cargas móveis, protensão e terremotos.

B) Peso próprio, protensão, vento, variações de temperatura e terremotos.

C) Deslocamento de apoio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e terremotos.

D) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, força longitudinal de frenagem e explosões.

E) Peso próprio, imperfeições geométricas, vento, variações de temperatura e cargas verticais de uso da construção.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de adicionar comentários de uma linha em JavaScript?

A) <!-- Este é um comentário -->

B) // Este é um comentário

C) ' Este é um comentário

D) # Este é um comentário
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual o resultado da execução do seguinte código JavaScript?

document.write(1 +  "2" + "2");

A) O valor 122 será exibido.

B) O valor 5 será exibido.

C) O valor 32 será exibido.

D) O valor NaN será exibido.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript?

A) <js>

B) <scripting>

C) <javascript>

D) <script>
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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