Você está aqui: Lisp ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar um array unidimensional em LISP preenchido com um determinado valor usando make-array e :initial-element

Quantidade de visualizações: 495 vezes
Em algumas situações nós precisamos criar um vetor (um array unidimensional) na linguagem LISP e gostaríamos de preencher os seus elementos com o mesmo valor, ou seja, um array de 0s, 1s, -1s, etc. Para isso podemos combinar a função make-array e o argumento :initial-element.

Veja um código LISP no qual criamos um array unidimensional de 10 elementos, todos preenchidos com o valor 3:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

; vamos criar um array unidimensional contendo
; espaço para 10 elementos
(let (numeros)
  ; agora que já declaramos o nome do array,
  ; vamos reservar espaço para os 10 elementos
  ; todos preenchidos com o valor 3
  (setq numeros (make-array '(10) :initial-element 3))
  ; vamos mostrar o array criado
  (format t "Os elementos do array são: ~D~%"
    numeros)  
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Os elementos do array são: #(3 3 3 3 3 3 3 3 3 3)

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como calcular a soma, o produto, a diferença e o quociente de dois números inteiros informados pelo usuário

Quantidade de visualizações: 854 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Common Lisp que pede para o usuário informar dois número inteiros. Em seguida mostre a soma, o produto, a diferença e o quociente dois dois números informados.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 3
A soma dos números é: 11
O produto dos números é: 24
A diferença dos números é: 5
O quociente dos números é: 2.66667
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

; Este é o programa principal
(defun Exercicio()
  ; Variáveis usadas na resolução do problema
  (let ((n1)(n2)(soma)(produto)
    (diferenca)(quociente))
    ; Vamos ler os dois números
    (princ "Informe o primeiro número: ")
    ; talvez o seu compilador não precise disso
    (force-output)
    ; atribui o valor lido à variável n1
    (setq n1 (read))
    (princ "Informe o segundo número: ")
    ; talvez o seu compilador não precise disso
    (force-output)
    ; atribui o valor lido à variável n2
    (setq n2 (read))
  
    ; vamos somar os dois números
    (setq soma (+ n1 n2))
    ; vamos calcular o produto
    (setq produto (* n1 n2))
    ; vamos calcular a diferença
    (setq diferenca (- n1 n2))
    ; vamos calcular o quociente
    (setq quociente (/ n1 (* n2 1.0)))
  
    ; E mostramos o resultado
    (format t "A soma dos números é ~D" soma)
    (format t "~%O produto dos números é ~D" produto)
    (format t "~%A diferença dos números é ~D" diferenca)
    (format t "~%O quociente dos números é ~F" quociente)	
  )
)

; Auto-executa a função Exercicio()
(Exercicio)



Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua soma

Quantidade de visualizações: 1361 vezes
Exercício Resolvido de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua soma

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Common Lisp que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a sua soma.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor: 2
Informe o segundo valor: 8
A soma é 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Common Lisp usando o compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL), comentada linha a linha:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar n1)
(defvar n2)
(defvar soma)

; Este o programa principal
(defun Soma()
  ; Vamos ler o primeiro valor
  (princ "Informe o primeiro valor: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  (setq n1 (read))
  ; Vamos ler o segundo valor
  (princ "Informe o segundo valor: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  (setq n2 (read))
  
  ; Agora vamos efetuar a soma dos dois números
  (setq soma (+ n1 n2))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "A soma é ~D" soma)
)

; Auto-executa a função Soma()
(Soma)



Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar uma condição em Lisp usando a macro if

Quantidade de visualizações: 957 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional.

Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar numero)

; Este é o programa principal
(defun Estudos()
  ; Vamos ler o número
  (princ "Informe um número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável numero
  (setq numero (read))
  
  ; vamos testar se este número é maior que 10
  (if (> numero 10)
    (format t "~D é maior que 10~%" numero))
  
  ; E mostramos o número informado
  (format t "O número informado foi: ~D" numero)
)

; Auto-executa a função Estudos()
(Estudos)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número: 12
12 é maior que 10
O número informado foi: 12


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de águas pluviais

Os cálculos para a vazão de entrada, por vezes, podem ser simplificados. A NBR 10844 permite simplificações para pequenas áreas que agilizam o trabalho e possibilitam a não utilização de curvas IDF. Tendo isso em mente, considere que uma casa tem projeção em planta de 90m2 e um telhado com duas águas com largura de 6m, comprimento de 10m e altura de 1,20m. Qual será a vazão utilizada para o cálculo da calha?

A) 165L/min.

B) 125L/min.

C) 150L/min.

D) 190L/min.

E) 145L/min.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual das seguintes instruções JavaScript é uma definição correta de um array?

A) a = new Array[100];

B) var a = new Array(100);

C) var[] a = new String[100];

D) var a = new Array[100];
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

Como é chamada a área de relevo mais elevado entre cursos de água contíguos e que serve para delimitação das bacias hidrográficas?

A) Vale fluvial.

B) Colúvio.

C) Interflúvio.

D) Planalto.

E) Planície pluvial.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Topografia

Rumo e azimute

Prova de Engenharia Civil Prefeitura de Jarú

O azimute correspondente ao rumo 32º 20' 30'' é:

A) 212º 20' 30''

B) 147º 39' 30''

C) 327º 39' 30''

D) 302º 20' 30''

E) 58º 40' 30''
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Veja mais Dicas e truques de Lisp

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 31 usuários muito felizes estudando em nosso site.