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Como retornar as células que sofreram alterações em uma JTableQuantidade de visualizações: 9799 vezes |
import javax.swing.*; import javax.swing.event.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel(); // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(modelo); // adiciona o ouvidor de eventos tabela.getModel().addTableModelListener(new MyTableModelListener(tabela)); // Cria duas colunas modelo.addColumn("Nome"); modelo.addColumn("Idade"); // adiciona duas linhas modelo.addRow(new Object[]{"Osmar J. Silva", "32"}); modelo.addRow(new Object[]{"Fernando Gomes", "19"}); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class MyTableModelListener implements TableModelListener{ JTable table; MyTableModelListener(JTable table){ this.table = table; } public void tableChanged(TableModelEvent e){ int firstRow = e.getFirstRow(); int lastRow = e.getLastRow(); int coluna = e.getColumn(); switch(e.getType()){ case TableModelEvent.UPDATE: for(int r = firstRow; r <= lastRow; r++){ System.out.println("A celula " + r + " na coluna " + coluna + " foi alterada"); } break; } } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouseQuantidade de visualizações: 31430 vezes |
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho. Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel. O resultado é exibido na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); PainelDesenho painel = new PainelDesenho(); c.add(painel, BorderLayout.CENTER); c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ), BorderLayout.SOUTH ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class PainelDesenho extends JPanel{ private int quantPontos = 0; private Point pontos[] = new Point[10000]; public PainelDesenho(){ this.setBackground(Color.WHITE); this.addMouseMotionListener( new MouseMotionAdapter(){ public void mouseDragged(MouseEvent e){ if(quantPontos < pontos.length){ pontos[quantPontos] = e.getPoint(); quantPontos++; repaint(); } } } ); } @Override public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++) g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como resolver o problema da Torre de Hanói recursivamenteQuantidade de visualizações: 1947 vezes |
Pergunta/Tarefa: Torre de Hanói, ou The Towers of Hanoi, é um "quebra-cabeça" que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três. A solução da Torre de Hanói (The Towers of Hanoi) pode ser feita recursivamente da seguinte forma: O caso base (parada da recursão) é quando n = 1. Se n = 1 nós podemos simplesmente mover o disco de A para B, sem precisar passar pelo pino C. Quando n > 1 nós podemos dividir o problema original em três sub-problemas e resolvê-los sequencialmente. 1) Mova os primeiros n - 1 discos de A para C com a ajuda do pino B; 2) Mova o disco n de A para B; 3) Mova n - 1 discos do pino C para o pino B com a ajuda do pino A. Além de resolver o problema, seu programa deverá informar quantas chamadas recursivas foram feitas. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos { static int quantChamadasRecursivas = 0; // registra as chamadas recursivas public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a quantidade de discos a serem usados na simulação System.out.print("Informe a quantidade de discos: "); int discos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // resolve o problema recusivamente System.out.println("\nOs movimentos para resolver o problema foram:\n"); moverDiscos(discos, 'A', 'B', 'C'); System.out.println("\nForam feitas " + quantChamadasRecursivas + " chamadas recursivas"); System.out.println(); } // método recursivo que resolve o problema da Torre de Hanói public static void moverDiscos(int n, char daTorre, char paraTorre, char torreAux) { quantChamadasRecursivas++; // registra mais uma chamada recursiva if(n == 1){ // condição de parada System.out.println("Movendo o disco " + n + " de " + daTorre + " para " + paraTorre); } else{ // faz mais uma chamada recursiva moverDiscos(n - 1, daTorre, torreAux, paraTorre); System.out.println("Movendo o disco " + n + " de " + daTorre + " para " + paraTorre); moverDiscos(n - 1, torreAux, paraTorre, daTorre); } } } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como usar o método trim() da classe String do Java para remover os espaços no início e final de uma string - RevisadoQuantidade de visualizações: 5976 vezes |
Em algumas situações precisamos remover todos os espaços antes e depois de uma string. Para isso podemos usar o método trim() da classe String da linguagem Java. Veja sua assinatura:public String trim() Se a string possuir quaisquer caracteres '\u0020' (o código Unicode para o caractere de espaço), estes serão removidos tanto no ínicio quanto no final e uma nova string será criada e retornada. Se a string não possuir nenhum espaço no início ou final, a string original é retornada. Veja um trecho de código no qual usamos o método trim() da classe String para remover os espaços no início e final de uma string: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // uma string contendo espaços no início e no final String frase = " Possuo espaços no ínicio e no final "; // vamos exibir a string com os espaços System.out.println("Com espaços: " + frase + "."); // vamos remover os espaços no início e no final String semEspacos = frase.trim(); // exibimos a string sem os espaços no início e no final System.out.println("Sem espaços: " + semEspacos + "."); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Possuo espaços no ínicio e no final . Sem espaços: Possuo espaços no ínicio e no final. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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