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Como usar a ordenação Selection Sort em C - Ordenação por Seleção em CQuantidade de visualizações: 697 vezes |
Nesta dica mostrarei os detalhes da ordenação Selection Sort e como implementá-la em C. Também chamada de Ordenação por Seleção, esta ordenação classifica o array (ou vetor) de forma repetitiva procurando sempre o menor elemento na parte não ordenada do vetor e movendo-o para a parte já ordenada. Mencionei menor elemento para o caso da classificação em ordem crescente. Se for ordem decrescente então deveremos buscar sempre o maior elemento. Considerando o vetor [1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2] nós teremos as iterações do laço externo e do laço interno, resultando nas seguintes trocas de elementos: Troca 1: 2 trocou de lugar com 6 Resultado: [1, 2, 9, 3, 7, 8, 5, 6] Troca 2: 3 trocou de lugar com 9 Resultado: [1, 2, 3, 9, 7, 8, 5, 6] Troca 3: 5 trocou de lugar com 9 Resultado: [1, 2, 3, 5, 7, 8, 9, 6] Troca 4: 6 trocou de lugar com 7 Resultado: [1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 7] Troca 5: 7 trocou de lugar com 8 Resultado: [1, 2, 3, 5, 6, 7, 9, 8] Troca 6: 8 trocou de lugar com 9 Resultado: [1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9] Veja agora o código C completo para a ordenação Selection Sort. Coloquei comentários detalhados para facilitar o seu entendimento do algorítmo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que usa a ordenação Selection Sort para // ordenar um array de inteiros void ordenar_selection_sort(int vetor[], int tam); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; int tam = 8; int i; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos mostrar o vetor na ordem original printf("Vetor na ordem original: "); for(i = 0; i < tam; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // agora vamos usar a ordenação Selection Sort // para ordenar o vetor em ordem crescente ordenar_selection_sort(valores, tam); // e agora vamos mostrar o vetor ordenado printf("\nVetor ordenado: "); for(i = 0; i < tam; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que usa a ordenação Selection Sort para // ordenar um array de inteiros void ordenar_selection_sort(int vetor[], int tam){ // vamos obter o tamanho do vetor int n = tam; int i, j, indice_menor_elemento; // o laço externo percorre os elementos do vetor a partir // do primeiro elemento e vai até o penúltimo elemento for (i = 0; i < n - 1; i++){ // encontramos o menor elemento do sub-vetor que ainda // não foi ordenado indice_menor_elemento = i; // o laço interno começa no índice (i + 1) e vai // até a quantidade de elementos no vetor - 1 for (j = i + 1; j < n; j++){ // o elemento atual (j) é menor que o elemento no // índice do menor elemento? if (vetor[j] < vetor[indice_menor_elemento]){ // atualizamos o índice do menor elemento indice_menor_elemento = j; } } // troca o menor elemento com o elemento no índice // i, no sub-vetor já ordenado if(vetor[indice_menor_elemento] != vetor[i]){ int temp = vetor[indice_menor_elemento]; vetor[indice_menor_elemento] = vetor[i]; vetor[i] = temp; } } } Por apresentar laços aninhados (um laço externo e um interno), a ordenação Selection Sort não é recomendada para grandes conjuntos de dados, visto que sua complexidade de tempo é de O(n2). |
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Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em CQuantidade de visualizações: 1986 vezes |
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg ? energia potencial gravitacional (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). g ? aceleração da gravidade (m/s2). h ? altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // massa do corpo float massa = 2; // em kg // altura do corpo em relação ao chão float altura = 1.5; // em metros // vamos calcular a energia potencial gravitacional float epg = massa * gravidade * altura; // mostramos o resultado printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular a área de um círculo em C dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 8404 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo: Sendo assim, temos a seguinte fórmula: Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código C completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> // vamos definir o valor de PI #define PI 3.14159265358979323846 int main(int argc, char *argv[]){ int raio; printf("Informe o raio do círculo: "); // efetua a leitura do raio scanf("%d", &raio); // calcula a área double area = PI * pow(raio, 2); // mostra o resultado printf("A area do círculo de raio %d é igual a %f\n\n", raio, area); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
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Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1369 vezes |
Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule. A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento. A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é: \[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \] Onde: Ec ? energia cinética (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). v ? velocidade do corpo (em m/s). É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma: \[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \] É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética. O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // a massa total float massa = 100; // em kg // velocidade (em m/s) float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s // agora calculamos a energia cinética float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2; // mostramos o resultado printf("A energia cinética é: %fJ", energia_cinetica); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A energia cinética é: 11250.000000J |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
A responsabilidade moral O humano é um ser social e, para tal fim, estabelece valores e princípios como regras e normas de convivência para sua sobrevivência. Isso significa que: A) o homem possui, em sua essência, a necessidade de interação com os outros seres da mesma espécie. B) o ser humano precisa viver sozinho. C) os animais não podem viver com humanos. D) o ser humano não gosta de viver em sociedade. E) humanos e animais não têm instinto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual função é usada para remover espaços no início e no fim de uma string em Python? A) length() B) strip() C) chop() D) trim() E) escape() Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Alvenaria: Técnicas construtivas Durante o levantamento de alvenaria, para atenuar as tensões que ficarão concentradas nos contornos dos vãos de portas e janelas devido à descontinuidade da parede, é necessária a execução de elementos estruturais específicos. O elemento localizado acima dos vãos é denominado de: A) Marco. B) Caixilho. C) Esquadria. D) Verga. E) Contramarco. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares intermediários Pilares são classificados conforme suas solicitações iniciais e sua esbeltez, e esses fatores são considerados na etapa de dimensionamento e detalhamento. O índice de esbeltez dos pilares é uma medida mecânica que permite determinar a facilidade de um determinado pilar em se encurvar. Você é um engenheiro civil que foi convidado para dar uma palestra sobre projeto estrutural de pilares de concreto armado. Na sessão das perguntas, um participante apontou três dúvidas: I. No pilar intermediário, devido à continuidade de vigas e lajes sobre o pilar, os momentos fletores de 1ª ordem são nulos apenas na direção x. II. Se o pilar for quadrado, deve existir pelo menos uma barra em cada vértice. III. O índice de esbeltez não depende do formato da área da seção transversal do pilar. É correto o que se afirma em: A) I, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) I e II, apenas. E) II e III, apenas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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