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Como movimentar uma imagem no Canvas do Tkinter usando as teclas de direçãoQuantidade de visualizações: 665 vezes |
Nesta dica mostrarei uma técnica de animação muito valiosa para quem está começando a desenvolver jogos em Tkinter. Nossa idéia é carregar uma imagem na superfície de um elemento Canvas e movê-la na tela usando as teclas de direção (para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda). Este código é muito interessante pois mostra não somente como carregar a imagem no Canvas mas também a usar a função move() para movimentar um determinado elemento, identificado por seu atributo único. Outro detalhe importante é uso da função bind() para anexar à janela da aplicação os eventos que queremos tratar. Veja o código Python completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # vamos importar os objetos Image e ImageTk do Pillow from PIL import Image, ImageTk # variáveis globais canvas = None imagem = None incremento_x = 20 incremento_y = 20 # método principal def main(): # referencia as variáveis globais global canvas, imagem, pos_x, pos_y # vamos criar o frame para representar a janela da aplicação Tkinter janela = Tk() # agora definimos o tamanho da janela janela.geometry("800x650") # criamos o objeto Canvas com o fundo branco canvas = Canvas(janela, width=750, height=600, bg="white") canvas.pack(pady=20) # vamos carregar a imagem que será exibida no Canvas imagem_moto = ImageTk.PhotoImage(Image.open('moto.png')) # colocamos a imagem no Canvas e geramos o id único "imagem" para ela imagem = canvas.create_image(50, 50, anchor=NW, image=imagem_moto) # agora fazemos o binding dos eventos janela.bind("<Left>", esquerda) janela.bind("<Right>", direita) janela.bind("<Up>", cima) janela.bind("<Down>", baixo) # e entramos no loop da aplicação janela.mainloop() # função para mover a imagem para a esquerda def esquerda(evento): # referencia as variáveis globais global canvas, imagem, incremento_x canvas.move(imagem, -incremento_x, 0) # função quer move a imagem para a direita def direita(evento): # referencia as variáveis globais global canvas, imagem, incremento_x canvas.move(imagem, incremento_x, 0) # função que move a imagem para cima def cima(evento): # referencia as variáveis globais global canvas, imagem, incremento_y canvas.move(imagem, 0, -incremento_y) # função que move a imagem para baixo def baixo(evento): # referencia as variáveis globais global canvas, imagem, incremento_y canvas.move(imagem, 0, incremento_y) if __name__== "__main__": main() |
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Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 689 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Python que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos precisar do módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # o primeiro passo é calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário u_x = x / norma u_y = y / norma # mostra o resultado print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1})".format(u_x, u_y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437) Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos precisar do módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x, y e z x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) z = float(input("Informe o valor de z: ")) # o primeiro passo é calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2) + math.pow(z, 2)) # agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário u_x = x / norma u_y = y / norma u_z = z / norma # mostra o resultado print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1}; z = {2})".format( u_x, u_y, u_z)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517) |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Como calcular o peso que um pilar aguenta usando Python - Python para Engenharia CivilQuantidade de visualizações: 198 vezes |
![]() O sonho de todo estudante de Engenharia Civil é poder responder, com segurança, a uma das perguntas mais recorrentes no nosso dia-a-dia: Quanto de peso um pilar aguenta? Para responder, basta nos lembrarmos de que o concreto é muito resistente à compressão, e, no caso dos pilares, a armadura é usada, em sua maior parte, para combater a flambagem, que é quando o pilar tende a fletir para os lados, parecendo-se com um arco ou com uma barriga de chope. Então, uma vez que o pilar recebe sua carga em seu eixo (carga axial) e o concreto é muito resistente à compressão, só precisamos nos concentrar na resistência característica do concreto à compressão e na área da seção transversal do pilar. Sempre que falamos de resistência do concreto, nós estamos falando de FCK C15, C20, C25, C30, etc, que são os termos usados para designar sua resistência. Assim, um concreto C25 é o mesmo que 25 MPa, ou seja, esse concreto resiste a 250Kg/cm2. Os concretos usinados, em geral, vêm com resistência de 25 MPa para cima, enquanto aquele concreto que fazemos na obra, na betoneira, usando a combinação de 3x1, chega no máximo a 15 MPa. Além disso, é importante nos lembrarmos de que a norma NBR 6118/2014 exige que o concreto seja igual ou superior a 25 MPa. Há também o fator de segurança de 40%, também exigido pela norma NBR 6118/2014. Dessa forma, se o concreto for de 25 MPa, aplicado o fator de segurança, só podemos contar com 15 MPa mais ou menos, o que daria 150Kg/cm2. Vamos ver código agora? Veja o código Python completo que pede os lados b (base) e h (altura) do pilar e o FCK do concreto usado e retorna o peso que o pilar suporta (já aplicado o fator de segurança): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo Python que calcula o peso suportado por um pilar # dados os seus lados e o FCK do concreto # função principal do programa def main(): # vamos ler o lado b do pilar base = float(input("Informe a base (b) do pilar em cm: ")) # vamos ler a altura h do pilar altura = float(input("Informe a altura (h) do pilar em cm: ")) # vamos calcular a área da seção transversal do pilar area = base * altura # agora vamos ler o FCK do concreto em MPa fck = float(input("Informe o FCK do concreto em MPa: ")) # vamos calcular o peso suportado pelo pilar peso_suportado = area * (fck * 10) # vamos aplicar o fator de segurança de 40% peso_suportado = peso_suportado / 1.4 # e mostramos o resultado print("A área da seção transversal é: {0} cm2".format(area)) print("Esse pilar suporta {0} kg".format(peso_suportado)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a base (b) do pilar em cm: 14 Informe a altura (h) do pilar em cm: 26 Informe o FCK do concreto em MPa: 20 A área da seção transversal é: 364.0 cm2 Esse pilar suporta 52000.0 kg Lembre-se de que a área mínima da seção de um pilar, de acordo com a NBR 6118/2014 é de 360 cm2. |
Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas |
Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()Quantidade de visualizações: 1267 vezes |
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos. Veja o código Python Turtle para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Turtle import turtle # método principal def main(): # vamos criar a tela gráfica tela = turtle.Screen() # vamos definir o título da janela tela.title("Meu programa Python Turtle") # vamos definir o tamanho da janela tela.setup(600, 450) # entramos no loop de eventos tela.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Fórmulas da Física - Fórmula da Distância - Como calcular a distância dados a velocidade e o tempo decorrido |
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