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Como movimentar uma imagem no Canvas do Tkinter usando as teclas de direção

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Nesta dica mostrarei uma técnica de animação muito valiosa para quem está começando a desenvolver jogos em Tkinter. Nossa idéia é carregar uma imagem na superfície de um elemento Canvas e movê-la na tela usando as teclas de direção (para cima, para baixo, para a direita e para a esquerda).

Este código é muito interessante pois mostra não somente como carregar a imagem no Canvas mas também a usar a função move() para movimentar um determinado elemento, identificado por seu atributo único.

Outro detalhe importante é uso da função bind() para anexar à janela da aplicação os eventos que queremos tratar.

Veja o código Python completo para o exemplo:

# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *

# vamos importar os objetos Image e ImageTk do Pillow   
from PIL import Image, ImageTk

# variáveis globais
canvas = None
imagem = None
incremento_x = 20
incremento_y = 20

# método principal
def main():
  # referencia as variáveis globais
  global canvas, imagem, pos_x, pos_y

  # vamos criar o frame para representar a janela da aplicação Tkinter
  janela = Tk()

  # agora definimos o tamanho da janela
  janela.geometry("800x650")

  # criamos o objeto Canvas com o fundo branco
  canvas = Canvas(janela, width=750, height=600, bg="white")
  canvas.pack(pady=20)

  # vamos carregar a imagem que será exibida no Canvas
  imagem_moto = ImageTk.PhotoImage(Image.open('moto.png'))
  
  # colocamos a imagem no Canvas e geramos o id único "imagem" para ela
  imagem = canvas.create_image(50, 50, anchor=NW, image=imagem_moto)

  # agora fazemos o binding dos eventos
  janela.bind("<Left>", esquerda)
  janela.bind("<Right>", direita)
  janela.bind("<Up>", cima)
  janela.bind("<Down>", baixo)

  # e entramos no loop da aplicação


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