Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Escreva uma função Java que recebe graus em Fahrenheit e retorna a temperatura correspondente em Celcius - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 410 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que Java que usa uma função chamada fahrenheit_celsius() que recebe o valor da temperatura em graus Fahrenheit e retorna a temperatura correspondente em graus Celcius. A função deve possuir um parâmetro do tipo float e retornar um valor float.

Pesquise a fórmula de conversão de Fahrenheit para Celcius que você julgar mais adequada.

Seu programa deve apresentar a seguinte saída:

Informe a temperatura em Fahrenheit: 100
100,00 graus Fahrenheit é igual à 37,78 graus Celcius.

Pressione qualquer tecla para continuar...
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (modo texto):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar a temperatura em
    // Fahrenheit
    System.out.print("Informe a temperatura em Fahrenheit: ");
    // efetua a leitura da entrada do usuário
    double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
  
    // vamos converter os graus Fahrenheit para graus
    // Celsius
    double celsius = fahrenheit_celsius(fahrenheit);
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println(fahrenheit + " graus Fahrenheit é igual à " +
      celsius + " graus Celcius."); 
  }
  
  // método que permite converter de graus
  // Fahrenheit para graus Celsius
  public static double fahrenheit_celsius(double fahrenheit){
    return (5.0 / 9.0) * (fahrenheit - 32.0);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Pacote java.awt.image ::: BufferedImage

Como desenhar um BufferedImage em um JComponent do Java

Quantidade de visualizações: 10834 vezes
Neste exemplo nós usamos o método drawImage() da classe Graphics para desenhar o conteúdo de um BufferedImage (que contém uma imagem JPG) em uma JFrame do Java Swing:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  
  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          imagem = null;
          
          try{
            imagem = ImageIO.read(
              new File("imagens/fundo.jpg"));
          }
          catch(IOException exc){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, 
              "Erro ao carregar a imagem: " + 
              exc.getMessage());
          }

          if(imagem != null){
            desenhar();   
          }
        }
      }
    );

    c.add(btn);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }

  public void desenhar(){
    // desenha a imagem no JFrame
    Graphics g = getGraphics();   
    g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como adicionar novos mapeamentos chave-valor a um HashMap do Java usando o método put()

Quantidade de visualizações: 9437 vezes
Novos mapeamentos chave-valor são adicionados a um HashMap da linguagem Java usando-se o método put(). Veja sua assinatura:

public V put(K key, V value)


Note que este método recebe a chave e o valor a ser inserido e retorna um objeto do mesmo tipo daquele fornecido no segundo argumento. Este retorno é muito útil para sabermos se o novo valor não sobrepôs um valor já existente. Se o retorno for null, o novo valor foi inserido. Caso contrário o retorno será o valor existente antes da sobreposição. Apenas tenha cuidado com valores null existentes como chaves ou valores. Nestes casos o retorno do método put não ajudará em nada.

Veja um exemplo do uso do método put():

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");

    // é possível também referenciar o valor adicionado
    // ao HashMap, uma vez que este é o retorno do métoto put()
    String nome = clientes.put(new Integer(2), "Carlos"); 

    if(nome == null){
      System.out.println("Novo valor inserido com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("Valor já existia. Houve sopreposição"); 
    }

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Valor já existia. Houve sopreposição


Java ::: Pacote java.util ::: Iterator

Como usar o método next() da interface Iterator do Java para obter o próximo elemento da iteração

Quantidade de visualizações: 3970 vezes
O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

E next()

Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma ArrayList
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
    pessoas.add("Osmar");
    pessoas.add("Carlos");
    pessoas.add("Fernanda");
    
    // vamos obter um iterador para a lista
    Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator();
    
    // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro)
    String s1 = pessoa.next();
    System.out.println(s1);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o segundo)
    String s2 = pessoa.next();
    System.out.println(s2);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o terceiro)
    String s3 = pessoa.next();
    System.out.println(s3);
    
    // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento)
    String s4 = pessoa.next();
    System.out.println(s4);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Osmar
Carlos
Fernanda
Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException
  at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834)
  at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30)
Java Result: 1

Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos.


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

No caso de obras de grande área (m2), erros acumulados de alinhamento podem acarretar perda de tempo e dinheiro, sendo conveniente, portanto, o auxílio da topografia. Para esse tipo de obra, que tem muitos elementos (fundações, paredes, etc.), qual é o processo ideal de locação?

A) Processo dos cavaletes.

B) Processo dos piquetes.

C) Processo dos perfis metálicos.

D) Processo dos tapumes (ou gabaritos ou tábuas corridas).

E) Locação com auxílio das construções vizinhas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para substituir partes de uma string em Python?

A) str_replace()

B) replace()

C) Replace()

D) StringReplace()

E) repl()
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Vantagens e Desvantagens do Concreto Armado

A escolha do sistema estrutural a ser adotado para a edificação a ser executada em determinada região passa pelo estudo da viabilidade técnica e, na sequência, da viabilidade econômica. A viabilidade técnica irá considerar, entre outros itens, as vantagens e desvantagens dos sistemas em análise.

Com relação às desvantagens da utilização do concreto armado, analise as afirmações a seguir e indique V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) A necessidade da utilização de um sistema de formas e escoramentos é uma desvantagem das estruturas de concreto armado que pode ser evitada pela utilização de elementos pré-moldados.

( ) O fato de o concreto produzido não atingir a resistência prevista em projeto é uma desvantagem que não pode ser evitada.

( ) A fissuração de elementos de concreto armado é uma desvantagem inevitável e não pode ser controlada.

( ) Seu elevado peso próprio é uma das principais desvantagens no concreto armado, pois esse fato pode ser penalizante na execução.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

A) V - V - F - F.

B) F - V - F - V.

C) F - V - F - F.

D) V - F - F - F.

E) F - V - V - F.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas

O projetista deve prezar pela compatibilização de projetos, de modo que os dispositivos elétricos e hidráulicos não se sobreponham aos elementos estruturais e arquitetônicos. Analise as afirmativas a seguir, referentes à compatibilização de projetos e à sua relação com as instalações elétricas.

I. As instalações elétricas aparentes devem, sempre, ser executadas com eletrodutos flexíveis, pois estes são mais adequados à geometria do substrato quando comparados aos eletrodutos rígidos.

II. A realização de cortes e rasgos em paredes de alvenaria, muito comum no cotidiano da engenharia, pode prejudicar o desempenho e a durabilidade do elemento de vedação e do ambiente interno da edificação.

III. As instalações elétricas podem ser executadas de forma aparente, sob a laje de concreto, sendo recobertas, em seguida, por forros suspensos de gesso, de modo a manter a instalação escondida.

IV. As instalações elétricas podem ser executadas no interior de paredes drywall; contudo, essa técnica resulta em elevado desperdício de material, em virtude dos cortes e rasgos nas placas de gesso acartonado.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) correta(s).

A) Apenas a afirmativa I está correta.

B) Apenas a afirmativa III está correta.

C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

frase = "Gosto Muito de Python"
frase = frase.swapcase()
print(frase)

A) gOSTO mUITO DE pYTHON

B) Gosto muito de python

C) Gosto Muito De Python

D) PYTHON DE MUITO GOSTO

E) gosto MUITO de PYTHON
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 80 usuários muito felizes estudando em nosso site.