Você está aqui: C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Como somar todos os números de 1 até o número informado pelo usuário em C - Lista de Exercícios Resolvidos de CQuantidade de visualizações: 386 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que solicite um número ao usuário. O algoritmo deve somar todos os números de 1 até o número lido. O algoritmo deve assegurar que o número lido é positivo. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número: 6 A soma de 1 até o número informado é: 21 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe Calendar do Java em suas aplicações - Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 20917 vezes |
[Baseado na documentação Java] - A classe Calendar (pacote java.util) é uma classe abstrata (que não pode ser instanciada usando new) que fornece métodos para efetuar a conversão entre um momento específico no tempo e um conjunto de campos de calendário, tais como YEAR, MONTH, DAY_OF_MONTH, HOUR e assim por diante, e para manipular tais campos, por exemplo, obter a data da próxima semana. Um momento no tempo pode ser representado por um valor de milisegundos que é a diferença entre a data atual e a zero hora do dia 01/01/1970 (Epoch, January 1, 1970 00:00:00.000 GMT (Gregorian)). Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java: java.lang.Object java.util.Calendar Esta classe também fornece campos e métodos adicionais para a implementação de um sistema concreto de calendário fora do pacote java.util. Estes campos e métodos são definidos como protected. Assim como as demais classes sensitivas à localização (locale-sensitive), a classe Calendar fornece um método de classe chamado getInstance() que nos permite obter um objeto desta classe. Este método retorna um objeto Calendar cujos campos de calendário são inicializados com a data e hora atual. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); System.out.println(agora.toString()); } } Experimente executar este programa e terá um resultado parecido com: java.util.GregorianCalendar[time=1228937781807, areFieldsSet=true,areAllFieldsSet =true,lenient=true,zone=sun.util.calendar.ZoneInfo [id="America/Sao_Paulo",offset =-10800000,dstSavings=3600000,useDaylight=true, transitions=129,lastRule=java.uti l.SimpleTimeZone[id=America/Sao_Paulo,offset= -10800000,dstSavings=3600000,useDay light=true,startYear=0,startMode=3,startMonth=9, startDay=15,startDayOfWeek=1,sta rtTime=0,startTimeMode=0,endMode=3,endMonth=1, endDay=15,endDayOfWeek=1,endTime=0 ,endTimeMode=0]],firstDayOfWeek=2, minimalDaysInFirstWeek=1,ERA=1,YEAR=2008,MONTH =11,WEEK_OF_YEAR=50,WEEK_OF_MONTH=2,DAY_OF_MONTH= 10,DAY_OF_YEAR=345,DAY_OF_WEEK= 4,DAY_OF_WEEK_IN_MONTH=2,AM_PM=1,HOUR=5,HOUR_OF_DAY =17,MINUTE=36,SECOND=21,MILLI SECOND=807,ZONE_OFFSET=-10800000,DST_OFFSET=3600000] Como podemos ver, todas as informações relativas à data e hora que poderemos precisar estão contidas neste resultado. Um objeto Calendar pode produzir todos os valores de todos os campos de calendário necessários para implementar a formatação de data e hora para uma determinada língua e estilo de calendário (por exemplo, Japanese-Gregorian, Japanese-Traditional). A classe Calendar define a faixa de valores retornados por determinados campos de calendário, assim como seus significados. Por exemplo, o primeiro mês do sistema de calendário tem o valor MONTH == JANUARY para todos os calendários. Outros valores são definidos por subclasses concretas, tais como ERA. |
Android Java ::: android.widget ::: Spinner |
Entenda e aprenda a usar a classe Spinner em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 2056 vezes |
Um objeto da classe Spinner no Android representa uma lista de itens, ou uma caixa de combinação, a partir da qual o usuário poderá escolher apenas uma opção. Em outras linguagens de programação tais como Delphi e C#, este controle é chamado de ComboBox. No Swing do Java, ele é chamado JComboBox. No HTML, nós o conhecemos como <select>. Veja a posição da classe Spinner na hieraquia de classes do Android: public class Spinner extends AbsSpinner implements DialogInterface.OnClickListener java.lang.Object android.view.View -> android.view.ViewGroup -> android.widget.AdapterView<android.widget.SpinnerAdapter> -> android.widget.AbsSpinner -> android.widget.Spinner Veja a seguir como podemos declarar um elemento Spinner no arquivo XML de layout: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Spinner android:id="@+id/cidade" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="10dp" android:layout_gravity="center" android:layout_margin="10dp" android:entries="@array/cidades_nomes" /> Note que o elemento Spinner que declaramos possui o id "cidade" e, a parte mais importante, o vetor "cidades_nomes" para o seu atributo entries. Este vetor foi declarado no arquivo strings.xml da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <string-array name="cidades_nomes"> <item>Goiânia</item> <item>Cuiabá</item> <item>São Paulo</item> <item>Rio de Janeiro</item> <item>Curitiba</item> </string-array> Pronto. Isso é tudo. Se você executar seu aplicativo agora, já verá um caixa de combinação, ou seja, um Spinner com os nomes de cinco cidades ser exibido na tela. Experimente selecionar um dos itens. Em mais dicas dessa seção você verá como obter o item selecionado, como disparar uma ação como resultado da mudança de seleção de itens, como adicionar itens ao Spinner em tempo de execução e muito mais. |
Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Qual é a diferença entre print e puts em Ruby?Quantidade de visualizações: 12005 vezes |
Tanto a função print quanto a função puts do Ruby nos permite escrever na tela, ou seja, exibir ao usuário o resultado do processamento das operações requisitas. Então, qual a diferença entre elas? A instrução puts é uma abreviação de "put string" e automaticamente move o cursor para a próxima linha. A instrução print é usada quando queremos escrever e manter o cursor na mesma linha. Veja um exemplo completo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Este exemplo mostra a diferença entre as funções # print e puts da linguagem Ruby # vamos construir uma frase aqui frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos exibir a frase usando duas chamadas print e # depois duas chamadas puts print frase print frase puts frase puts frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de RubyGosto muito de RubyGosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Note que as duas primeiras chamadas a print escreveram na mesma linha. Porém, a primeira chamada a puts escreveu na mesma linha anterior, mas já colocou uma quebra de linha após a escrita. As duas funções, contudo, permitem o uso do caractere de quebra de linha. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Este exemplo mostra a diferença entre as funções # print e puts da linguagem Ruby # vamos construir uma frase aqui frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos exibir a frase usando duas chamadas print e # depois duas chamadas puts print frase + "\n" print frase + "\n" puts frase + "\n\n" puts frase Ao executar este novo código nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby Gosto muito de Ruby |
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar o método next() da interface Iterator do Java para obter o próximo elemento da iteraçãoQuantidade de visualizações: 3841 vezes |
O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- E next() Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Iterator; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma ArrayList ArrayList<String> pessoas = new ArrayList(); pessoas.add("Osmar"); pessoas.add("Carlos"); pessoas.add("Fernanda"); // vamos obter um iterador para a lista Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro) String s1 = pessoa.next(); System.out.println(s1); // vamos obter o próximo elemento (o segundo) String s2 = pessoa.next(); System.out.println(s2); // vamos obter o próximo elemento (o terceiro) String s3 = pessoa.next(); System.out.println(s3); // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento) String s4 = pessoa.next(); System.out.println(s4); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Osmar Carlos Fernanda Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834) at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30) Java Result: 1 Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar condições em Python usando a estrutura condicional if...elif...else (se, senão se, senão)Quantidade de visualizações: 9624 vezes |
A instrução condicional if (se) é usada para verificar uma condição na linguagem Python. Se esta condição for verdadeira, um bloco de códigos é executado. Opcionalmente um bloco de códigos pode também ser executado caso a condição seja falsa. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): numero = 10 valor = int(input("Informe um inteiro: ")) if valor == numero: print("Parabéns, você acertou de primeira") print("Já tentou a Megasena?") elif valor < numero: print("Tente um número maior") else: print("Tente um número menor") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 3 Tente um número maior Observe que as instruções a serem executadas em um bloco são agrupadas por indentação. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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