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Como somar todos os números de 1 até o número informado pelo usuário em C - Lista de Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que solicite um número ao usuário. O algoritmo deve somar todos os números de 1 até o número lido. O algoritmo deve assegurar que o número lido é positivo.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número: 6
A soma de 1 até o número informado é: 21
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:



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Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a classe Calendar do Java em suas aplicações - Java para iniciantes

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[Baseado na documentação Java] - A classe Calendar (pacote java.util) é uma classe abstrata (que não pode ser instanciada usando new) que fornece métodos para efetuar a conversão entre um momento específico no tempo e um conjunto de campos de calendário, tais como YEAR, MONTH, DAY_OF_MONTH, HOUR e assim por diante, e para manipular tais campos, por exemplo, obter a data da próxima semana. Um momento no tempo pode ser representado por um valor de milisegundos que é a diferença entre a data atual e a zero hora do dia 01/01/1970 (Epoch, January 1, 1970 00:00:00.000 GMT (Gregorian)).

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.Calendar
A classe Calendar implementa as interfaces Serializable, Cloneable e Comparable<Calendar> e sua subclasse conhecida é GregorianCalendar.

Esta classe também fornece campos e métodos adicionais para a implementação de um sistema concreto de calendário fora do pacote java.util. Estes campos e métodos são definidos como protected.

Assim como as demais classes sensitivas à localização (locale-sensitive), a classe Calendar fornece um método de classe chamado getInstance() que nos permite obter um objeto desta classe. Este método retorna um objeto Calendar cujos campos de calendário são inicializados com a data e hora atual. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
    System.out.println(agora.toString());
  } 
}

Experimente executar este programa e terá um resultado parecido com:

java.util.GregorianCalendar[time=1228937781807,
areFieldsSet=true,areAllFieldsSet
=true,lenient=true,zone=sun.util.calendar.ZoneInfo
[id="America/Sao_Paulo",offset
=-10800000,dstSavings=3600000,useDaylight=true,
transitions=129,lastRule=java.uti
l.SimpleTimeZone[id=America/Sao_Paulo,offset=
-10800000,dstSavings=3600000,useDay
light=true,startYear=0,startMode=3,startMonth=9,
startDay=15,startDayOfWeek=1,sta
rtTime=0,startTimeMode=0,endMode=3,endMonth=1,
endDay=15,endDayOfWeek=1,endTime=0
,endTimeMode=0]],firstDayOfWeek=2,
minimalDaysInFirstWeek=1,ERA=1,YEAR=2008,MONTH
=11,WEEK_OF_YEAR=50,WEEK_OF_MONTH=2,DAY_OF_MONTH=
10,DAY_OF_YEAR=345,DAY_OF_WEEK=
4,DAY_OF_WEEK_IN_MONTH=2,AM_PM=1,HOUR=5,HOUR_OF_DAY
=17,MINUTE=36,SECOND=21,MILLI
SECOND=807,ZONE_OFFSET=-10800000,DST_OFFSET=3600000]


Como podemos ver, todas as informações relativas à data e hora que poderemos precisar estão contidas neste resultado.

Um objeto Calendar pode produzir todos os valores de todos os campos de calendário necessários para implementar a formatação de data e hora para uma determinada língua e estilo de calendário (por exemplo, Japanese-Gregorian, Japanese-Traditional). A classe Calendar define a faixa de valores retornados por determinados campos de calendário, assim como seus significados. Por exemplo, o primeiro mês do sistema de calendário tem o valor MONTH == JANUARY para todos os calendários. Outros valores são definidos por subclasses concretas, tais como ERA.


Android Java ::: android.widget ::: Spinner

Entenda e aprenda a usar a classe Spinner em suas aplicações Android

Quantidade de visualizações: 2056 vezes
Um objeto da classe Spinner no Android representa uma lista de itens, ou uma caixa de combinação, a partir da qual o usuário poderá escolher apenas uma opção. Em outras linguagens de programação tais como Delphi e C#, este controle é chamado de ComboBox. No Swing do Java, ele é chamado JComboBox. No HTML, nós o conhecemos como <select>.

Veja a posição da classe Spinner na hieraquia de classes do Android:

public class Spinner
extends AbsSpinner implements DialogInterface.OnClickListener

java.lang.Object android.view.View -> android.view.ViewGroup -> android.widget.AdapterView<android.widget.SpinnerAdapter> -> android.widget.AbsSpinner -> android.widget.Spinner

Veja a seguir como podemos declarar um elemento Spinner no arquivo XML de layout:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Spinner
  android:id="@+id/cidade"
  android:layout_width="wrap_content"
  android:layout_height="wrap_content"
  android:layout_marginTop="10dp"
  android:layout_gravity="center"
  android:layout_margin="10dp"
  android:entries="@array/cidades_nomes" />

Note que o elemento Spinner que declaramos possui o id "cidade" e, a parte mais importante, o vetor "cidades_nomes" para o seu atributo entries. Este vetor foi declarado no arquivo strings.xml da seguinte forma:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<string-array name="cidades_nomes">
  <item>Goiânia</item>
  <item>Cuiabá</item>
  <item>São Paulo</item>
  <item>Rio de Janeiro</item>
  <item>Curitiba</item>
</string-array>

Pronto. Isso é tudo. Se você executar seu aplicativo agora, já verá um caixa de combinação, ou seja, um Spinner com os nomes de cinco cidades ser exibido na tela. Experimente selecionar um dos itens. Em mais dicas dessa seção você verá como obter o item selecionado, como disparar uma ação como resultado da mudança de seleção de itens, como adicionar itens ao Spinner em tempo de execução e muito mais.


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Qual é a diferença entre print e puts em Ruby?

Quantidade de visualizações: 12005 vezes
Tanto a função print quanto a função puts do Ruby nos permite escrever na tela, ou seja, exibir ao usuário o resultado do processamento das operações requisitas. Então, qual a diferença entre elas?

A instrução puts é uma abreviação de "put string" e automaticamente move o cursor para a próxima linha. A instrução print é usada quando queremos escrever e manter o cursor na mesma linha.

Veja um exemplo completo a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Este exemplo mostra a diferença entre as funções
# print e puts da linguagem Ruby

# vamos construir uma frase aqui
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos exibir a frase usando duas chamadas print e
# depois duas chamadas puts
print frase
print frase
puts frase
puts frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de RubyGosto muito de RubyGosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby

Note que as duas primeiras chamadas a print escreveram na mesma linha. Porém, a primeira chamada a puts escreveu na mesma linha anterior, mas já colocou uma quebra de linha após a escrita.

As duas funções, contudo, permitem o uso do caractere de quebra de linha. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Este exemplo mostra a diferença entre as funções
# print e puts da linguagem Ruby

# vamos construir uma frase aqui
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos exibir a frase usando duas chamadas print e
# depois duas chamadas puts
print frase + "\n"
print frase + "\n"
puts frase + "\n\n"
puts frase

Ao executar este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby
Gosto muito de Ruby

Gosto muito de Ruby


Java ::: Pacote java.util ::: Iterator

Como usar o método next() da interface Iterator do Java para obter o próximo elemento da iteração

Quantidade de visualizações: 3841 vezes
O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

E next()

Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma ArrayList
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
    pessoas.add("Osmar");
    pessoas.add("Carlos");
    pessoas.add("Fernanda");
    
    // vamos obter um iterador para a lista
    Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator();
    
    // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro)
    String s1 = pessoa.next();
    System.out.println(s1);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o segundo)
    String s2 = pessoa.next();
    System.out.println(s2);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o terceiro)
    String s3 = pessoa.next();
    System.out.println(s3);
    
    // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento)
    String s4 = pessoa.next();
    System.out.println(s4);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Osmar
Carlos
Fernanda
Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException
  at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834)
  at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30)
Java Result: 1

Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar condições em Python usando a estrutura condicional if...elif...else (se, senão se, senão)

Quantidade de visualizações: 9624 vezes
A instrução condicional if (se) é usada para verificar uma condição na linguagem Python. Se esta condição for verdadeira, um bloco de códigos é executado. Opcionalmente um bloco de códigos pode também ser executado caso a condição seja falsa.

Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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def main():
  numero = 10
  valor = int(input("Informe um inteiro: "))
 
  if valor == numero:
    print("Parabéns, você acertou de primeira")
    print("Já tentou a Megasena?")
  elif valor < numero:
    print("Tente um número maior")
  else:
    print("Tente um número menor")
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe um inteiro: 3
Tente um número maior

Observe que as instruções a serem executadas em um bloco são agrupadas por indentação.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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