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Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausente - Desafio de Programação Resolvido em C++Quantidade de visualizações: 641 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:
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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
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Como usar o operador condicional (operador ternário) da linguagem C++ - C++ para iniciantesQuantidade de visualizações: 26938 vezes |
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A linguagem C++ fornece um operador condicional, também chamado de operador ternário) que é muito semelhante a um bloco if...else. Este operador aceita três operandos. O primeiro operando é uma condição, o segundo é valor para a expressão condicional se o resultado do teste for true. O terceiro operando é o valor para a expressão condicional caso o resultado do teste for false. Veja um exemplo:
Este trecho de código pode ser escrito usando if...else da seguinte forma:
O operador condicional pode ser resumido na seguinte estrutura:
A expressão Exp1 é avaliada. Se esta resultar verdadeira, a expressão Exp2 se torna o resultado da operação. Se a expressão Exp1 resultar falso, a expressão Exp3 se torna o resultado da operação. Veja mais um exemplo:
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
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Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8932 vezes |
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O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores:
Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 | ||||
C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
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Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++Quantidade de visualizações: 2004 vezes |
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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. | ||||
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