Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausente - Desafio de Programação Resolvido em C++Quantidade de visualizações: 588 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado cout << "O número ausente é: " << ausente << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8870 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto coutQuantidade de visualizações: 644 vezes |
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída. Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<). Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos obter o valor da constante PI double pi = M_PI; // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado cout << "O valor de PI é: " << pi << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.14159 Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int a, b, soma; // vamos ler dois valores cout << "Informe o primeiro valor: "; cin >> a; cout << "Informe o segundo valor: "; cin >> b; // vamos somar os dois valores soma = a + b; // e agora mostramos o resultado cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 5 A soma dos valores é: 13 |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 8150 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores: a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos"; char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética profissional, social, política A delimitação do que é ético e do que é moral é motivo de grande confusão. Ao longo da história do pensamento humano, podemos identificar que, por estarem em relação constituinte um do outro, ambos os domínios da vida humana são pensados como a mesma coisa. Contudo, ética e moral têm os seus sentidos e práticas distintas. A respeito disso, assinale a alternativa correta: A) A moral é ausente de normas de condutas sociais. B) A ética é um exercício subjetivo sempre guiado pela moral. C) A moral diz respeito a um conjunto de normas e tradições universais. D) Ética se aplica à ação no âmbito profissional e público. E) A ética tem um caráter universal e a moral, um caráter particular. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Instalações prediais de águas pluviais Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno. A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada. B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco. C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica. D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco. E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(CEBRASPE - 2019 - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos SLU DF) Julgue o item, acerca de aspectos relacionados aos componentes do ciclo hidrológico. A interceptação vegetal de parte da precipitação tende a reduzir a vazão ao longo do ano e a retardar e reduzir o pico de cheias. A) Verdadeiro B) Falso Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Perfil de velocidade turbulento A Lei da Parede para a determinação do perfil de velocidade empírico-turbulento envolve a determinação da velocidade de atrito na subcamada viscosa. Além do método da Lei da Parede, quais outros métodos existem para estimar o perfil de velocidade turbulento? A) Fator de atrito de Darcy, Lei da Potência e Lei Logarítmica. B) Princípio de Arquimedes, Lei da Potência e Lei do Defeito da Velocidade. C) Lei Logarítmica, Lei do Defeito da Velocidade e Lei da Potência. D) Lei da Potência, Lei de Hooke e Lei do Defeito da Velocidade. E) Fator de atrito de Darcy, Lei Logarítmica e Princípio de Arquimedes. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptvar a = new Array(1, 2, 3); for (var i in a) { window.alert("a[i] = " + a[i]); } Quantas vezes o diálogo alert será exibido? A) 3 vezes (uma vez para cada elemento do array). B) 4 vezes (uma vez para cada elemento e um alert adicional para a propriedade length do array). C) 3 ou 4 vezes, dependendo do navegador. D) O laço for...in não existe em JavaScript e vai provocar um erro. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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