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Exercícios Resolvidos de Física usando C - Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta - Exercícios Resolvidos de C

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Pergunta/Tarefa:

(UFRGS - 2017) Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?

a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.

Resposta/Solução:

Este é um clássico problema de Física envolvendo a Segunda Lei de Newton, cuja fórmula, em sua forma mais simples é:

\[F = m \cdot a \]

Olhando para o enunciado, vimos que nos é pedido a massa em kg. Nós já temos a força de 20 N, já convertida para sua medida no SI. No entanto, em vez da aceleração, o problema nos dá a variação da velocidade, que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Assim, só precisamos nos lembrar que a aceleração é igual ao valor da variação da velocidade dividido pelo intervalo de tempo.

Veja o código C completo que pede para o usuário informar a força em newtons, a variação da velocidade em metros por segundo e a variação do tempo em segundos e nos retorna a massa em quilos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float forca, velocidade, tempo, aceleracao, massa;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 

  // vamos pedir para o usuário informar a força em newtons
  printf("Força em newtons: ");
  scanf("%f", &forca);
    
  // vamos pedir a variação da velocidade em metros por segundo
  printf("Variação da velocidade em metros por segundo: ");
  scanf("%d", &velocidade);
    
  // vamos pedir a variação do tempo em segundos
  printf("Variação do tempo em segundos: ");
  scanf("%d", &tempo);
    
  // agora calculamos a acelaração
  aceleracao = velocidade / tempo;

  // agora que já temos a aceleracao, podemos calcular a massa
  massa = forca / aceleracao;

  // e mostramos o resultado
  printf("A massa em quilos é: %f", massa);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executarmos o código C para o exercício nós teremos o seguinte resultado:

Força em newtons: 20
Variação da velocidade em metros por segundo: 10
Variação do tempo em segundos: 2
A massa em quilos é: 4.0

Assim, a resposta correta é a letra b (4 kg)

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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função C personalizada que copia os caracteres de uma string para outra string

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Quando precisamos copiar os caracteres de uma string para outra string em C, geralmente usamos a função strcpy(). Para que você entenda como esta função realmente funciona, o código abaixo mostra como escrever uma função personalizada que realiza tal tarefa. Estude-a cuidadosamente. É uma boa forma de entender como percorrer os caracteres de uma string usando ponteiros:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// função personalizada que copia os caracteres de
// uma string para outra
char *str_copy(char *destino, const char *origem){
   while(*destino++ = *origem++){
     ;;
   }

   return (destino - 1);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char frase1[] = "Gosto de PHP";
  char frase2[50]; // pode receber até 49 caracteres

  // copia a primeira frase para a segunda
  str_copy(frase2, frase1);

  // exibe o resultado
  printf(frase2);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Gosto de PHP


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em C

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A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo.

Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é:

\[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \]

Onde:

v ? velocidade de queda (m/s)

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

t ? intervalo de tempo (s)

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s.

Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  float tempo = 15.00; // em segundos
  // velocidade da queda nesse intervalo
  float velocidade = gravidade * tempo;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s",
    velocidade);
    
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s

Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h.

Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  int i; // variável de controle do laço
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  int tempo;
  // velocidade da queda nesse intervalo
  float velocidade;
  
  // um laço for que repete 10 vezes
  for(i = 1; i <= 10; i++){
    tempo = i; // inicialmente será um segundo
    velocidade = gravidade * tempo;
    printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n",
      tempo, velocidade);
  }
    
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s
A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s
A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s
A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s
A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s
A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s
A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s
A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s
A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s
A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros void na linguagem C - Curso de Linguagem C para iniciantes

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Em dicas desta seção você aprendeu que é possível criar ponteiros para os mais diferentes tipos. Veja:

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int *ponteiro_int;
float *ponteiro_float;
double *ponteiro_double;

Existe, porém, um tipo de ponteiro que pode ser usado com todos os tipos de dados existentes ou ainda a serem criados. Este tipo é conhecido como void, ou seja, um ponteiro genérico e pode ser declarado da seguinte forma:

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void *ponteiro; // ponteiro genérico

Veja um trecho de código no qual usamos um ponteiro genéríco para apontar para variáveis de diferentes tipos:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valor = 20;
  float valor2 = 5.23;

  void *ponteiro; // ponteiro genérico

  ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
  printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

  ponteiro = &valor2; // aponta para um float
  printf("%0.2f\n", *(float *)ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma observação importante é a necessidade de uma conversão explícita (cast) no momento de desreferenciar um ponteiro genéríco. Neste caso ele precisa ser convertido para o tipo de ponteiro sendo usado no momento. Veja:

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printf("%d\n", *(int *)ponteiro);

A parte (int *)ponteiro converte o ponteiro genérico em um ponteiro do tipo int e o símbolo * externo é usado para desreferenciar. Se essa conversão não for feita teremos um aviso e erro na maioria dos compiladores. Veja:

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printf("%d\n", *ponteiro);

[Warning] dereferencing 'void *' pointer
invalid use of void expression  

Embora essa conversão seja necessária quando estamos desreferenciando um ponteiro genérico, podemos abrir mão dela na atribuição de um ponteiro genérico a um ponteiro de um tipo específico:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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ponteiro = &valor; // aponta para um inteiro
int *ponteiro_int = ponteiro;
printf("%d\n", *ponteiro_int);

Para finalizar, saiba que as funções malloc() e calloc() retornam ponteiros void, ou seja, ponteiros genéricos que podem ser atribuídos a ponteiros de qualquer tipos. Neste caso, o ponteiro retornado por estas funções aponta para a primeira posição do bloco de memória requisitada.


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

A água é um excelente agente extintor de incêndio e, por isso, é utilizada tanto em sistemas de proteção por chuveiros automáticos quanto em sistemas hidráulicos preventivos.
O sistema hidráulico preventivo é dividido em três subsistemas que auxiliam o seu funcionamento.

Sobre esses subsistemas, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) O subsistema de reservação deve ter reservatório elevado, cuja água pode ser utilizada também para abastecimento da edificação.

( ) O subsistema de pressurização deve ser capaz de transportar água nas condições adequadas de vazão e pressão para extinguir o fogo.

( ) O subsistema de comando é responsável pelo acionamento do sistema de hidrantes, cujo operador deve acionar manualmente a bomba de incêndio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A) F - F - F.

B) V - V - F.

C) F - V - F.

D) F - V - V.

E) V - V - V.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Survey Points e COGO Points

Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA?

A) Survey points podem ser editados na janela Properties.

B) Cogo points são exibidos na aba Settings.

C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey.

D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector.

E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte trecho de um documento HTML

<p id="elem">Veja esse texto.</p>

Qual é a sintáxe JavaScript correta para alterar o conteúdo desse elemento HTML?

A) document.getElement("p").innerHTML = "texto";

B) document.getElementById("elem").innerHTML = "texto";

C) #elem.innerHTML = "texto";

D) document.getElementByName("p").innerHTML = "texto";
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade.

Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho?

A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal.

B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível.

C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus.

D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana.

E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para referenciar um arquivo JavaScript externo chamado "auxiliar.js"?

A) <script name="auxiliar.js">

B) <script src="auxiliar.js">

C) <script href="auxiliar.js">
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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