Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em JavaQuantidade de visualizações: 741 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em Java usando-se o operador de módulo "%", que retorna o resto de uma divisão por inteiros. Veja o exemplo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler um número inteiro System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int num = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos testar se o número é par if(num % 2 == 0){ System.out.println("Você informou um número par"); } // é ímpar else{ System.out.println("Você informou um número ímpar"); } } } Ao executar este programa Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes JavaQuantidade de visualizações: 11806 vezes |
Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática. Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected. Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro: Código para Livro.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Livro { // variáveis privadas private String titulo; // título do livro // variável estática que permitirá definir um // identificador único para cada livro private static int id; // construtor da classe Livro public Livro(){ // vamos incrementar a variável estática Livro.id++; } // método que permite obter o id do livro public int getId(){ return Livro.id; } // método que permite definir o título do livro public void setTitulo(String titulo){ this.titulo = titulo; } // método que permite obter o título do livro public String getTitulo(){ return this.titulo; } } Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação: Código para Main.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos criar um objeto da classe Livro Livro a = new Livro(); a.setTitulo("Programando em Java 2"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + a.getId()); System.out.println("Titulo: " + a.getTitulo()); // vamos criar mais um livro Livro b = new Livro(); b.setTitulo("A biblia do C/C++"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + b.getId()); System.out.println("Titulo: " + b.getTitulo()); // e mais um livro aqui Livro c = new Livro(); c.setTitulo("PHP + MySQL"); // vamos exibir os dados do livro System.out.println("Id: " + c.getId()); System.out.println("Titulo: " + c.getTitulo()); } } Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado: Id: 1 Titulo: Programando em Java 2 Id: 2 Titulo: A biblia do C/C++ Id: 3 Titulo: PHP + MySQL Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja: // vamos incrementar a variável estática Livro.id++; Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma: System.out.println(Livro.id); |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Java para iniciantes - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de caracteres em uma stringQuantidade de visualizações: 9462 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de substituir caracteres (não substrings) em uma string. Isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:public String replace(char oldChar, char newChar) Veja um trecho de código no qual substituímos todas as letras "a" por "e" e retornamos uma nova string com as substituições: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos { public static void main(String[] args) { String frase = "Programar em Java é muito bom"; System.out.println("Frase original: " + frase); // vamos substituir todas as letras "a" por "e" frase = frase.replace('a', 'e'); System.out.println("Depois da substituição: " + frase); } } Após a execução deste código teremos o seguinte resultado: Frase original: Programar em Java é muito bom Depois da substituição: Progremer em Jeve é muito bom |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Como definir um ícone para a janela do aplicativo Java Swing usando o método setIconImage() da classe JFrameQuantidade de visualizações: 16517 vezes |
Este exemplo mostra como definir um ícone para uma janela JFrame do Java Swing. Antes de testar o código, certifique-se de ter uma imagem chamada icon.gif no diretório de execução do aplicativo (ou no local que você especificar). Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JFrame"); // Define o ícone para a janela ImageIcon icone = new ImageIcon("icon.gif"); setIconImage(icone.getImage()); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythona = {5, 8, 2, 1} b = {1, 4, 5, 3} c = a.intersection(b) print(c) Qual é o resultado de sua execução? A) {1, 5} B) Um erro de execução na linha 2 C) {5, 5, 1, 1} D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Locação da obra Para a fase de locação da obra, é indispensável o emprego da(o) ______________. Assinale a alternativa que completa a frase. A) Concreto. B) Instalação elétrica provisória. C) Topografia. D) Canteiro mobilizado. E) Entrada de água provisória. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Formas: Confecção e colocação As formas e os escoramentos possuem diversos elementos, sobre eles, assinale a alternativa correta. A) As travessas têm a finalidade de impedir que os painéis se abram por ocasião do lançamento e adensamento do concreto. B) As cunhas são colocadas abaixo do par de pranchas, servindo para distribuir as tensões nas bases, principalmente na anulação do efeito do puncionamento. C) O chapuz apoia o painel da laje. São colocados de 50,0 em 50,0 cm. Servem para evitar que o painel deforme por flexão (flecha). D) Os pontaletes, também chamados de prumos ou pés-direitos, são os elementos de apoio da forma e devem ter diâmetro mínimo de 8,0 cm ou 5,0x7,0 cm. E) Os painéis são feitos de madeira de pinho, pregadas de cutelo, podendo também ser usados em formato de caibros de 5,0x7,0 cm ou 7,0x7,0 cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas Os materiais e os sistemas construtivos e estruturais têm, no último século, apresentado uma enorme evolução, com inúmeras tecnologias inovadoras. Contudo, se recuarmos há 125 anos atrás, a história da arquitetura anterior a esta época estaria restrita às construções utilizando poucos materiais. Assinale abaixo a opção que melhor representa estes materiais: Selecione a resposta: A) Alvenaria e madeira. B) Madeira e aço. C) Madeira e pedra. D) Tijolo e madeira. E) Tijolo e aço. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que: A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites. B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos. D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões. E) É aquela que está adequada às leis, regras e normas legais do Estado. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |