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Como excluir um diretório em Java usando o método delete() da classe File - Curso de Java para iniciantes

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Em algumas situações nós precisamos excluir um ou mais diretórios a partir de nossos códigos Java. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe File, no pacote java.io.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File diretorio = new File("c:\\java");
         
    if(diretorio.delete()){
      System.out.println("Diretorio excluido com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Não foi possivel excluir o diretorio");
    }
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado (assumindo que você tem um diretório chamado "c:\\java"):

Diretorio excluido com sucesso.

Lembre-se de que o método delete() da classe File só permitirá a exclusão do diretório se este estiver vazio.

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Java ::: Pacote java.lang ::: String

Como verificar se uma string Java contém uma determinada sequencia de caracteres (ou substring) usando o método contains()

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Em algumas situações precisamos verificar se uma sequencia de caracteres ou substring está contida em uma string. Para isso podemos usar o método contains() da classe String. Veja sua assinatura:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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public boolean contains(CharSequence s)

Note que o método recebe um argumento do tipo CharSequence, que é uma interface implementada pelas classes CharBuffer, Segment, String, StringBuffer e StringBuilder. O método retorna true se a sequencia de caracteres for encontrada e false em caso contrário.

Veja um trecho de código no qual usamos este método para verificar se uma palavra está contida em uma frase:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar uma string
    String frase = "Gosto muito de Java e PHP";
    
    // vamos verificar se a string contém a palavra "Java"
    if(frase.contains("Java")){
      System.out.println("A frase contém a substring informada");
    }
    else{
      System.out.println("A frase não contém a substring informada");	
    }
  }
}

Este método pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o argumento fornecido for null.


Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como obter o caractere da tecla pressionada usando o método getKeyChar() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 2964 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o caractere da tecla pressionada em nossas aplicações Java Swing. Para isso podemos usar o método getKeyChar() da classe KeyEvent. Veja sua assinatura:

public char getKeyChar()


O retorno do método é um char representando o caractere associado à tecla "digitada" (pressionada e liberada). Veja um trecho de código no qual temos uma janela JFrame que implementa a interface KeyListener e reage ao evento keyTyped() mostrando a letra digitada:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // vamos obter o caractere que foi digitado
    char letra = e.getKeyChar();
    // mostra o caractere digitado
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere pressionado foi: " + letra);
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

É importante observar que o valor retornado pelo método getKeyChar() só possui sentido quando usado com eventos KEY_TYPED, uma vez que o caractere não é exibido quando o método é usado com os eventos KEY_PRESSED e KEY_RELEASED. Note ainda que a tecla Shift pode ser usada durante este evento. Assim, se combinarmos Shift + "s", o retorno será "S".

Este método retorna o valor da constante KeyEvent.CHAR_UNDEFINED se um caractere Unicode válido não existir para o evento de "digitação" da tecla.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java

Quantidade de visualizações: 13363 vezes
O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Estudos{ 
  static final int VALOR = 45;  

  public static void main(String args[]){ 
    // vamos tentar alterar o valor da
    // constante
    VALOR = 10;
  } 
}

Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot assign a value to 
final variable VALOR
    VALOR = 10;
    ^
1 error


Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final.

Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja:

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// superclasse
final class Pessoa{
  public String nome;
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  public String matricula;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:7: cannot inherit from 
final Pessoa
class Aluno extends Pessoa{
                    ^
1 error


Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// superclasse
class Pessoa{
  protected String nome;

  public final String getNome(){
    return this.nome;
  }
}

// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
  // estamos sobrescrevendo o método
  // herdado da superclasse
  public final String getNome(){
    return "Aluno: " + this.nome;
  }
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria um objeto da classe Aluno
    Aluno a = new Aluno();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot 
override getNome() in Pessoa; overriden method is final
  public final String getNome(){
                      ^
1 error


Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos.


Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

COGO Points no AutoCAD Civil 3D

Qual das ordens de fluxo de trabalho abaixo é a correta para definir o estilo da label de um COGO point na janela Panorama?

A) Selecione Edit Points na aba Toolpace -> Prospector, botão direito no título da coluna Point Label Style, selecione o Point Label Style na lista e clique o botão OK.

B) Selecione Edit Points na aba Toolpace -> Prospector, duplo-clique na célula desejada na coluna Point Label Style, selecione o Point Label Style na lista e clique o botão OK.

C) Selecione Refresh na aba Toolpace -> Prospector, duplo-clique na célula desejada na coluna Point Label Style, selecione o Point Label Style na lista e clique o botão OK.

D) Selecione Edit Points na aba Toolpace -> Toolbox, duplo-clique no título da coluna Point Label Style, selecione o Point Label Style na lista e clique o botão OK.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Densidade de um fluido

Um fluido encontra-se em um recipiente com volume de 300L. Sabendo que a massa desse fluido é de 2kg, qual a sua densidade em kg/m3?

A) 0,67kg/m3.

B) 6,67kg/m3.

C) 0,15kg/m3.

D) 150kg/m3.

E) 151,5kg/m3.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Entre os estudos proeminentes sobre a definição da ética, da moral, sua presença e importância entre os seres humanos racionalmente organizados em sistemas sociais, as sociedades, estão as análises e reflexões dos filósofos da Grécia Antiga. Embora cada um, entre expoentes como Platão, Aristóteles e Sócrates, tivesse uma proposta de interpretação para a moral e para a ética, é possível dizer que há uma percepção comum: a de que a "A ética é a morada do homem".

O que isso significa?

A) A moradia física para o grego era a base da sociedade, em torno da qual circundavam os demais significados socialmente apreendidos, então, ser ético era ser bom.

B) Morada é um recanto simples onde o homem pode viver com honestidade, e ser uma pessoa ética é ser honesto.

C) O sentido de morada era conceito existencial, confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.

D) Assim como o mito da caverna, a lenda da morada também é falsa e se destina à formação de exemplos aos estudantes de filosofia da atualidade.

E) Aristóteles escreveu essa máxima pensando em todos os habitantes da Grécia, que exibiam a igualdade de comportamento, pensamento e opinião política.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de extremidade

É importante detalhar as armaduras longitudinais e transversais de um pilar de extremidade durante a concretagem dessas estruturas, evitando futuras patologias. Para isso, é importante que o projetista atenda aos requisitos normativos desse detalhamento.

Sobre o detalhamento de armaduras de pilares de extremidade, assinale a alternativa correta.

A) O máximo espaçamento permitido entre as barras longitudinais corresponde a 500mm.

B) O espaçamento mínimo permitido entre as barras transversais corresponde a 5mm.

C) O diâmetro da armadura transversal deve ser maior ou igual a 5mm ou 1/4 do diâmetro da barra longitudinal.

D) O diâmetro máximo da barra longitudinal corresponde a 12,5mm e a 1/8 da barra transversal.

E) Para armaduras de aço CA-50, o espaçamento vertical corresponde a 25 vezes o diâmetro da barra transversal.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Survey Points e COGO Points

Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA?

A) Survey points podem ser editados na janela Properties.

B) Cogo points são exibidos na aba Settings.

C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey.

D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector.

E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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