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Como usar o comando OFFSET do AutoCAD para criar retas paralelas, círculos concêntricos e curvas paralelas

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O comando Offset do AutoCAD é um dos mais usados em qualquer tipo de desenho, pois ele nos permite a criação de linhas paralelas, círculos concêntricos e curvas paralelas. Em geral, este comando está localizado na aba Home -> Modify. Veja:



Vamos ver agora como usar este comando? Primeira vamos criar linhas (retas) paralelas. Para isso, basta seguir atentamente os passos abaixo.

Como desenhar linhas paralelas no AutoCAD usando o comando OFFSET

1) Use o comando LINE (ou clique no ícone correspondente na aba Home -> Draw) para desenhar uma reta na área de trabalho do AutoCAD. Se você ainda não conhece esse comando, veja nossa dica correspondente.

2) Depois de desenhar a linha, pressione Esc para liberar o cursor. Agora digite OFFSET na janela de comando ou acesso ícone referente a este comando na aba Home -> Modify. Ao fazer isso o AutoCAD vai pedir para informarmos a distância de offset. Informe a distância desejada e pressione a tecla Enter.

3) Você verá que o cursor se transformou em um quadrado bem pequeno. Leve este quadrado até a linha desenhada anteriormente e, ao passar em cima da linha, você perceberá que ela fica selecionada. Clique e arraste para cima ou para baixo (ou para a direita ou esquerda, dependendo do seu desenho).

4) Clique na área de desenho e você verá que a nova linha é desenhada. Agora basta pressionar Esc para liberar o cursor e repetir esta operação quantas vezes você desejar.

Como desenhar círculos concêntricos no AutoCAD usando o comando OFFSET

Vamos agora ver como podemos usar o comando OFFSET para desenhar círculos concêntricos. Siga os passos abaixo:

1) Digite o comando CIRCLE na janela de comandos ou acesse o ícone correspondente na aba Home -> Draw.

2) Finalizado o desenho do círculo, digite OFFSET na janela de comando ou acesso o ícone referente a este comando na aba Home -> Modify.

3) Você verá que o cursor se transformou em um quadrado bem pequeno. Leve este quadrado até o círculo desenhado anteriormente e, ao passar em cima do círculo, você perceberá que ele fica selecionada. Clique e arraste para dentro ou para fora do círculo, dependendo do que você deseja.

4) Clique na área de desenho e você verá que o novo círculo concêntrico é desenhado. Agora basta pressionar Esc para liberar o cursor e repetir esta operação quantas vezes você desejar.

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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover e retornar o primeiro elemento de um array PHP usando a função array_shift()

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A função array_shift() do PHP remove o primeiro elemento de um vetor (array) e retorna o seu valor. Nesse caso, se as chaves, ou índices, do vetor forem do tipo númerico, elas serão reorganizadas.

Veja um exemplo de seu uso no código PHP a seguir:

<?php
/*
  Este exemplo mostra como usar a função
  array_shift() para extrair e retornar o primeiro
  elemento de um array
*/

$pessoas[0] = "Carlos";
$pessoas[1] = "Juliana";
$pessoas[2] = "Igor";
$pessoas[3] = "Marcelo";

// extrai o primeiro elemento
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O elemento extraido foi: Carlos
O array contém agora 3 elementos


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Processos

Como usar a função EnumProcesses() da WinAPI em seus códigos C++ para obter os identificadores de cada processo ativo no Windows

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A função EnumProcesses() pode ser usada quando queremos obter os ids de todos os processos sendo executados no momento no Windows. Veja o protótipo desta função:

BOOL WINAPI EnumProcesses(
  DWORD* pProcessIds,
  DWORD cb,
  DWORD* pBytesReturned
);


Esta função possui três parâmetros:

a) DWORD* pProcessIds - Um ponteiro para uma matriz que receberá a lista de identificadores dos processos. É importante definir uma matriz um pouco grande, visto que não sabemos de antemão quantos processos serão retornados.

b) DWORD cb - O tamanho da matriz pProcessIds em bytes.

c) DWORD* pBytesReturned - O números de bytes retornados na matriz pProcessIds. Podemos facilmente saber quantos processos foram encontrados simplesmente dividindo o número de bytes retornados pela quantidade de bytes em um DWORD.

Veja um trecho de código no qual listamos os ids de todos os processos sendo executados atualmente.

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
#include <psapi.h>

/*
  Este exemplo usa o header <psapi.h>
  É necessário fazer uma referência à psapi.lib 
*/

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  DWORD processos[1024]; // vamos listar até 1024 processos   
  DWORD pBytesReturned; // bytes retornados pela função EnumProcesses()
  
  // vamos listar os processos
  EnumProcesses(processos, sizeof(processos), &pBytesReturned);
......


O id de um processo pode ser fornecido para muitas funções úteis do Windows, entre elas OpenProcess().

Veja um trecho de código no qual fechamos (forçadamente) um processo mediante o fornecimento de seu id:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos fechar o processo com o id 3040
  
  // CUIDADO: Verifique o id do processo antes de fechá-lo
  // pode ser que você esteja fechando processos essenciais
  // para o bom funcionamento do Windows
  
  // vamos abrir o processo desejado
  // vai retornar ERROR_INVALID_HANDLE se o processo não
  // puder ser aberto
......



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

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Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Python

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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x e y
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
  
  # vamos calcular a norma do vetor
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.22

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a propriedade PickList para definir ou obter a lista de escolhas para uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi

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A propriedade PickList, do tipo TStrings, é usada quando queremos fornecer uma lista de itens da qual um poderá ser escolhido como conteúdo da célula pertencente a uma determinada coluna. Em tempo de design podemos definir os itens da lista clicando no DBGrid e escolhendo a opção Columns Editor. Em seguida escolha a coluna desejada e dê duplo-clique na propriedade PickList. Imediatamente o String List Editor será exibido. Neste editor podemos inserir os itens, cada um em sua linha. Em tempo de execução a lista de itens será exibida quando a célula estiver em edição. Note que, isso só acontecerá se o valor cbsAuto estiver definido para a propriedade ButtonStyle da coluna.

Em tempo de execução podemos adicionar itens na propriedade PickList usando o seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar um novo item na PickList da primeira coluna
......


Veja agora um trecho de código no qual acessamos a propriedade PickList da coluna e exibimos seu conteúdo em um TMemo:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
begin
  // vamos adicionar o conteúdo da PickList da primeira coluna
  // a um TMemo
......


Como a propriedade PickList da classe TColumn é do tipo TStrings, podemos efetuar várias operações na lista de itens, tais como, adicionar novos itens, excluir, ordenar os itens, etc.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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