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Como usar o comando OFFSET do AutoCAD para criar retas paralelas, círculos concêntricos e curvas paralelasQuantidade de visualizações: 4887 vezes |
O comando Offset do AutoCAD é um dos mais usados em qualquer tipo de desenho, pois ele nos permite a criação de linhas paralelas, círculos concêntricos e curvas paralelas. Em geral, este comando está localizado na aba Home -> Modify. Veja:![]() Vamos ver agora como usar este comando? Primeira vamos criar linhas (retas) paralelas. Para isso, basta seguir atentamente os passos abaixo. Como desenhar linhas paralelas no AutoCAD usando o comando OFFSET 1) Use o comando LINE (ou clique no ícone correspondente na aba Home -> Draw) para desenhar uma reta na área de trabalho do AutoCAD. Se você ainda não conhece esse comando, veja nossa dica correspondente. 2) Depois de desenhar a linha, pressione Esc para liberar o cursor. Agora digite OFFSET na janela de comando ou acesso ícone referente a este comando na aba Home -> Modify. Ao fazer isso o AutoCAD vai pedir para informarmos a distância de offset. Informe a distância desejada e pressione a tecla Enter. 3) Você verá que o cursor se transformou em um quadrado bem pequeno. Leve este quadrado até a linha desenhada anteriormente e, ao passar em cima da linha, você perceberá que ela fica selecionada. Clique e arraste para cima ou para baixo (ou para a direita ou esquerda, dependendo do seu desenho). 4) Clique na área de desenho e você verá que a nova linha é desenhada. Agora basta pressionar Esc para liberar o cursor e repetir esta operação quantas vezes você desejar. Como desenhar círculos concêntricos no AutoCAD usando o comando OFFSET Vamos agora ver como podemos usar o comando OFFSET para desenhar círculos concêntricos. Siga os passos abaixo: 1) Digite o comando CIRCLE na janela de comandos ou acesse o ícone correspondente na aba Home -> Draw. 2) Finalizado o desenho do círculo, digite OFFSET na janela de comando ou acesso o ícone referente a este comando na aba Home -> Modify. 3) Você verá que o cursor se transformou em um quadrado bem pequeno. Leve este quadrado até o círculo desenhado anteriormente e, ao passar em cima do círculo, você perceberá que ele fica selecionada. Clique e arraste para dentro ou para fora do círculo, dependendo do que você deseja. 4) Clique na área de desenho e você verá que o novo círculo concêntrico é desenhado. Agora basta pressionar Esc para liberar o cursor e repetir esta operação quantas vezes você desejar. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como remover e retornar o primeiro elemento de um array PHP usando a função array_shift()Quantidade de visualizações: 8873 vezes |
A função array_shift() do PHP remove o primeiro elemento de um vetor (array) e retorna o seu valor. Nesse caso, se as chaves, ou índices, do vetor forem do tipo númerico, elas serão reorganizadas. Veja um exemplo de seu uso no código PHP a seguir: <?php /* Este exemplo mostra como usar a função array_shift() para extrair e retornar o primeiro elemento de um array */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; $pessoas[3] = "Marcelo"; // extrai o primeiro elemento ...... Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O elemento extraido foi: Carlos O array contém agora 3 elementos |
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Processos |
Como usar a função EnumProcesses() da WinAPI em seus códigos C++ para obter os identificadores de cada processo ativo no WindowsQuantidade de visualizações: 8172 vezes |
A função EnumProcesses() pode ser usada quando queremos obter os ids de todos os processos sendo executados no momento no Windows. Veja o protótipo desta função:BOOL WINAPI EnumProcesses( DWORD* pProcessIds, DWORD cb, DWORD* pBytesReturned ); Esta função possui três parâmetros: a) DWORD* pProcessIds - Um ponteiro para uma matriz que receberá a lista de identificadores dos processos. É importante definir uma matriz um pouco grande, visto que não sabemos de antemão quantos processos serão retornados. b) DWORD cb - O tamanho da matriz pProcessIds em bytes. c) DWORD* pBytesReturned - O números de bytes retornados na matriz pProcessIds. Podemos facilmente saber quantos processos foram encontrados simplesmente dividindo o número de bytes retornados pela quantidade de bytes em um DWORD. Veja um trecho de código no qual listamos os ids de todos os processos sendo executados atualmente. #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> #include <psapi.h> /* Este exemplo usa o header <psapi.h> É necessário fazer uma referência à psapi.lib */ using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ DWORD processos[1024]; // vamos listar até 1024 processos DWORD pBytesReturned; // bytes retornados pela função EnumProcesses() // vamos listar os processos EnumProcesses(processos, sizeof(processos), &pBytesReturned); ...... O id de um processo pode ser fornecido para muitas funções úteis do Windows, entre elas OpenProcess(). Veja um trecho de código no qual fechamos (forçadamente) um processo mediante o fornecimento de seu id: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos fechar o processo com o id 3040 // CUIDADO: Verifique o id do processo antes de fechá-lo // pode ser que você esteja fechando processos essenciais // para o bom funcionamento do Windows // vamos abrir o processo desejado // vai retornar ERROR_INVALID_HANDLE se o processo não // puder ser aberto ...... |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 2418 vezes |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: ![]() Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois vetores de posições float x1, y1, x2, y2; // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento) float delta_r_x, delta_r_y; // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos) float tempo_inicial, tempo_final, delta_t; // guarda as coordenadas do vetor velocidade float vetor_vm_x, vetor_vm_y; // x e y do primeiro vetor printf("Coordenada x do primeiro vetor: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro vetor: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo vetor printf("Coordenada x do segundo vetor: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo vetor: "); ...... Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando PythonQuantidade de visualizações: 3467 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # vamos calcular a norma do vetor ...... Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.22 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como usar a propriedade PickList para definir ou obter a lista de escolhas para uma determinada coluna do TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 11298 vezes |
A propriedade PickList, do tipo TStrings, é usada quando queremos fornecer uma lista de itens da qual um poderá ser escolhido como conteúdo da célula pertencente a uma determinada coluna. Em tempo de design podemos definir os itens da lista clicando no DBGrid e escolhendo a opção Columns Editor. Em seguida escolha a coluna desejada e dê duplo-clique na propriedade PickList. Imediatamente o String List Editor será exibido. Neste editor podemos inserir os itens, cada um em sua linha. Em tempo de execução a lista de itens será exibida quando a célula estiver em edição. Note que, isso só acontecerá se o valor cbsAuto estiver definido para a propriedade ButtonStyle da coluna. Em tempo de execução podemos adicionar itens na propriedade PickList usando o seguinte trecho de código: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos adicionar um novo item na PickList da primeira coluna ...... Veja agora um trecho de código no qual acessamos a propriedade PickList da coluna e exibimos seu conteúdo em um TMemo: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var i: Integer; begin // vamos adicionar o conteúdo da PickList da primeira coluna // a um TMemo ...... Como a propriedade PickList da classe TColumn é do tipo TStrings, podemos efetuar várias operações na lista de itens, tais como, adicionar novos itens, excluir, ordenar os itens, etc. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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