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Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando C - Geometria com CQuantidade de visualizações: 613 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código C para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço) Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M: Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula: \[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\] \[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\] Colocando na fórmula os valores que já temos: \[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \] \[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \] Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5). E agora veja o código C completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ float x1, y1, x2, y2, x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio x = (x1 + x2) / 2; y = (y1 + y2) / 2; // vamos mostrar o resultado printf("As coordenadas do ponto médio são: (x = %f, y = %f)", x, y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 2 Coordenada y do primeiro ponto: 9 Coordenada x do segundo ponto: 10 Coordenada y do segundo ponto: 2 As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5) |
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C ::: C para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica |
Como calcular o volume de chuvas em C - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em CQuantidade de visualizações: 196 vezes |
O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa? O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros. Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula: \[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\] Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros. Veja agora o código C completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float altura_lamina, volume_chuva; // vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina // de água em milímetros printf("Altura da lâmina de água em milímetros: "); scanf("%f", &altura_lamina); // o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água // para metros altura_lamina = altura_lamina / 1000.0; // agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar // pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por // metro quadrado volume_chuva = (altura_lamina * 1.0) * 1000.0; // vamos mostrar o resultado printf("O volume da chuva é: %f litros para cada metro quadrado", volume_chuva); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Altura da lâmina de água em milímetros: 229 O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado Qual é o volume de 1 mm de chuva? A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros. O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2. 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2356 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) float tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s", velocidade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // variável de controle do laço // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for(i = 1; i <= 10; i++){ tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n", tempo, velocidade); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular o fatorial de um número em C usando recursividadeQuantidade de visualizações: 15745 vezes |
O fatorial de um determinado número, representado por n! equivale a multiplicar este número por seus antecessores. Assim, o fatorial de 4 (4!) pode ser calculado da seguinte forma:4 x 3 x 2 x 1 = 24 Sempre que falamos de recursão, o cálculo de fatorial nos auxilia na exemplificação por ser relativamente fácil de se entender todas as etapas do processo. O código abaixo mostra uma função recursiva em C que calcula o fatorial de qualquer número. Tenha cuidado. Calcular o fatorial de um número maior que 10 pode tornar sua máquina extremamente lenta, além de, muitas vezes, não retornar os resultados esperados. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // cabeçalho da função fatorial recursiva int fatorial(int n); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos calcular o fatorial de 5 int res = fatorial(5); // exibe o resultado printf("O fatorial de 5 é: %d", res); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função recursiva para calcular o fatorial // de um determinado número int fatorial(int n){ if(n == 0){ return 1; } else{ return n * fatorial(n - 1); } } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O fatorial de 5 é: 120 |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais O estudo das propriedades elétricas aborda os conceitos de resistividade e condutividade elétrica, pois são as mais relevantes quanto aos materiais de construção. Assinale a alternativa que define essas propriedades corretamente. A) Condutividade elétrica é a resistência à passagem da corrente elétrica através de um material, e a resistividade é a facilidade com que um material é capaz de transmitir uma corrente elétrica. B) Condutividade elétrica é a facilidade com que um material é capaz de transmitir uma corrente elétrica, e a resistividade é a resistência à passagem da corrente elétrica através de um material. C) Condutividade elétrica é a capacidade que um material apresenta de absorver energia, e a resistividade é a facilidade com que um material é capaz de transmitir uma corrente elétrica. D) Condutividade elétrica é a facilidade com que um material é capaz de transmitir uma corrente elétrica, e a resistividade é a capacidade que um material apresenta em absorver a energia. E) Condutividade elétrica é a resistência à passagem da corrente elétrica através de um material, e a resistividade é a capacidade que um material apresenta em absorver a energia. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vigas a flexão simples: seções retangulares Além da preocupação com segurança e economia, o projetista estrutural precisa também se preocupar com a execução da obra. Vigas super armadas dificultam a concretagem, podendo resultar nos vazios do concreto, popularmente chamadas de bicheiras. Tendo isso em mente, qual é a largura mínima para uma viga com 3 barras de 16mm de armadura principal, dispostas na mesma camada, e estribo de 6,3mm? Considere que não há parede apoiada sobre a viga, a agressividade ambiental é classe III e o concreto tem brita 1. A) 12cm. B) 14cm. C) 19cm. D) 15cm. E) 20cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão A diretriz mais importante para ser ético é: A) Não comprometer intencionalmente a integridade de outras pessoas com nossas ações. B) O que a empresa para a qual você trabalha estabelece como códigos de ética. C) O que seu supervisor e seus colegas dizem ser o correto. D) O que as organizações profissionais publicam sobre ética. E) A lei. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética profissional, social, política Para Aristóteles, a base da ética é a justiça: "Essa forma de justiça (geral) é, portanto, uma virtude completa e governa nossas relações com os outros; por isso, muitas vezes, a justiça é considerada a virtude mais perfeita e nem a estrela vespertina, nem a estrela matutina é mais admirada que ela. Daí o provérbio: a justiça encerra toda a virtude" (ARISTÓTELES apud AUTOR, 1987, p. 93). A respeito do exposto, assinale a alternativa correta: A) A justiça é o que torna a ética tanto individual quanto social. B) A ética não depende das relações sociais para existir. C) A justiça deve ser ajustada e deliberada pela ética. D) A justiça se realiza na moral, e não nas leis do Estado. E) A justiça fundamenta os preceitos morais de convivência em sociedade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da continuidade Um avião está se movendo pelo ar com velocidade de 220 m/s. As linhas de fluxo acima da asa estão comprimidas em 88% de sua área original. As linhas de fluxo abaixo da asa não estão comprimidas. Qual é a velocidade do ar acima da asa do avião em relação a esta? A) 220 m/s B) 26,4 m/s C) 414 m/s D) 194 m/s E) 250 m/s Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como usar o Delphi para verificar se um determinado processo do Windows está sendo executado |
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