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Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando C - Geometria com C

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Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código C para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço)

Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M:



Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula:

\[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\]
\[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\]

Colocando na fórmula os valores que já temos:

\[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \]
\[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \]

Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5).

E agora veja o código C completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  float x1, y1, x2, y2, x, y;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // x e y do primeiro ponto
  printf("Coordenada x do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro ponto: ");
  scanf("%f", &y1);
    
  // x e y do segundo ponto
  printf("Coordenada x do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo ponto: ");
  scanf("%f", &y2);
    
  // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio    
  x = (x1 + x2) / 2;
  y = (y1 + y2) / 2;
    
  // vamos mostrar o resultado
  printf("As coordenadas do ponto médio são: (x = %f, y = %f)", x, y);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 2
Coordenada y do primeiro ponto: 9
Coordenada x do segundo ponto: 10
Coordenada y do segundo ponto: 2
As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5)

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausente

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Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3};


Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos.

Sua saída deverá ser parecida com:

O número ausente é: 4
Resposta/Solução:

Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício.

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um vetor de inteiros faltando
  // um valor na sequência (não necessariamente ordenada)
  // Note a ausência do número 4
  int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3};
  int i, soma_n, ausente, soma_elementos;
  int quant = 8; // tamanho do vetor + 1
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos
  // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2
  soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2;
    
  // agora vamos somar os elementos do vetor
  soma_elementos = 0;
  for(i = 0; i < 7; i++){
    soma_elementos = soma_elementos + valores[i];
  }
    
  // agora calculamos o valor ausente
  ausente = soma_n - soma_elementos;
    
  // vamos mostrar o resultado
  printf("O número ausente é: %d", ausente);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros)

Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos

Quantidade de visualizações: 2641 vezes
Pergunta/Tarefa:

Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles.

Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno:

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;
Sua saída deverá ser parecida com:

LEITURA DOS ALUNOS:

Matrícula do Aluno 1: 123
Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA
Nota 1 do Aluno 1: 8,5
Nota 2 do Aluno 1: 9,3
Matrícula do Aluno 2: 432
Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO
Nota 1 do Aluno 2: 9
Nota 2 do Aluno 2: 8,2

DADOS DOS ALUNOS:

DADOS DO ALUNO 1: 
Matrícula: 123
Nome: OSMAR J SILVA
Nota 1: 8,50
Nota 2: 9,30
Média: 8,90

DADOS DO ALUNO 2:
Matrícula: 432
Nome: FABIANA CASTRO
Nota 1: 9,00
Nota 2: 8,20
Média: 8,60
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

Código para alunos.c:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;

// define a quantidade de alunos que serão lidos
#define QUANT_ALUNOS 2

int main(int argc, char *argv[]) {
  int i; // controle do laço
  Aluno alunos[QUANT_ALUNOS]; // vetor de alunos
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  printf("LEITURA DOS ALUNOS:\n\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    // vamos ler a matrícula do aluno
    printf("Matrícula do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &alunos[i].matricula);
    fflush(stdin); // para o scanf não sair pulando o gets
    // agora o nome do aluno
    printf("Nome do Aluno %d: ", (i + 1));
    gets(alunos[i].nome);
    // vamos ler a primeira nota
    printf("Nota 1 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota1);
    // vamos ler a segunda nota
    printf("Nota 2 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota2);
  }

  // agora vamos mostrar os alunos lidos, com suas notas
  // e suas médias aritméticas
  printf("\nDADOS DOS ALUNOS:\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    printf("\nDADOS DO ALUNO %d:\n ", (i + 1));
    printf("Matrícula: %d\n", alunos[i].matricula);
    printf("Nome: %s\n", alunos[i].nome);
    printf("Nota 1: %.2f\n", alunos[i].nota1);
    printf("Nota 2: %0.2f\n", alunos[i].nota2);
    printf("Média: %.2f\n", (alunos[i].nota1 + alunos[i].nota2) / 2);
  }
	
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 1341 vezes
Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule.

A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.

A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é:

\[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \]

Onde:

Ec ? energia cinética (em joule, J).

m ? massa do corpo (em kg).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma:

\[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \]

É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética.

O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // a massa total
  float massa = 100; // em kg
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s
  
  // agora calculamos a energia cinética
  float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A energia cinética é: %fJ",
    energia_cinetica);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A energia cinética é: 11250.000000J


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

A ética leva o homem a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas. Na condição de disciplina, essa ciência se preocupa com a análise das ideias que envolvem a produção do bem e do mal, ou seja, dedica-se aos seus aspectos teóricos. Em tal perspectiva, pode-se afirmar que o conceito de ética se refere a:

A) quando o ser humano não pode falhar.

B) um conjunto de conhecimentos extraídos dos meios de comunicação.

C) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano.

D) um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação da moral.

E) quando o ser humano falha.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Aristóteles viveu entre grandes personalidades, já que foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande. Suas reflexões giravam em torno da política, da ética e da metafísica, e foram tão importantes que na atualidade influenciam campos científicos diversos, da política à biologia, passando, é claro, pela filosofia.

Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir.

I - Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco.

II - Aristóteles investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa.

III - Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por Deus, porque a ética não pode desvincular-se da religião.

Está correto apenas o que se afirma em:

A) I e II, apenas.

B) III, apenas.

C) I, apenas.

D) II, apenas.

E) II e III, apenas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

O fogo é fundamental para o desenvolvimento da humanidade, mas é muito danoso às edificações, visto que pode causar prejuízos financeiros e sociais. Para tanto, as edificações necessitam de instalações prediais de combate a incêndio, que são projetadas para evitar prejuízos materiais e de vida decorrentes de um incêndio na edificação.

Sobre as instalações prediais de combate a incêndio, são feitas as seguintes proposições:

I - Têm sistemas concebidos para preservar a vida dos ocupantes das edificações e de áreas de risco, em caso de incêndio.

II - São projetadas com dispositivos que dificultam a propagação do fogo, diminuindo os prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente.

III - São concebidas para controlar e extinguir o incêndio, bem como favorecer a entrada do corpo de bombeiros na edificação.

Quais proposições estão corretas?

A) I, II e III.

B) I e II.

C) II e III.

D) I e III.

E) Apenas a III.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais

A partir dos anos 80, a questão da ética começou a ganhar mais destaque e importância nas rotinas das empresas brasileiras. Indique a alternativa que contém os fatores que contribuem para essa mudança.

A) O enxugamento dos cargos de comando; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados.

B) O enxugamento dos cargos de comando; a competição externa pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados.

C) O enxugamento dos cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados.

D) O enxugamento dos cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; as parcerias com os fornecedores.

E) Maior contratação para os cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação

Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?".

Qual o valor do fator de atrito f na tubulação anteriormente citada? Qual valor do somatório de Ks tornaria a perda de carga singular idêntica à perda de carga linear?

A) 0,66 e 66,2.

B) 0,066 e 66,2.

C) 0,132 e 66,2.

D) 0,066 e 132,4.

E) 0,132 e 132,4.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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