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Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando C - Geometria com CQuantidade de visualizações: 707 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código C para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço) Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M: ![]() Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula: \[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\] \[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\] Colocando na fórmula os valores que já temos: \[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \] \[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \] Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5). E agora veja o código C completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ float x1, y1, x2, y2, x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio x = (x1 + x2) / 2; y = (y1 + y2) / 2; // vamos mostrar o resultado printf("As coordenadas do ponto médio são: (x = %f, y = %f)", x, y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 2 Coordenada y do primeiro ponto: 9 Coordenada x do segundo ponto: 10 Coordenada y do segundo ponto: 2 As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5) |
![]() |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 2388 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int lado_a, lado_b, lado_c; // vamos ler o primeiro lado do triângulo printf("Informe o primeiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_a); // vamos ler o segundo lado do triângulo printf("Informe o segundo lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_b); // vamos ler o terceiro lado do triângulo printf("Informe o terceiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_c); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ printf("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ printf("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno printf("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 5112 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizadaQuantidade de visualizações: 23847 vezes |
O código abaixo mostra como você pode implementar uma função que inverte o conteúdo de uma string. Veja que o argumento para um função é um ponteiro para a string a ser invertida:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que reverte uma string void str_reverse(char* str) { char ch; int i, j; for(i = 0, j = strlen(str) - 1; i < j; ++i, --j) { ch = str[i]; str[i] = str[j]; str[j] = ch; } } int main(int argc, char *argv[]) { char nome[] = "Osmar J. Silva"; // original printf("Original: %s\n", nome); // inverte str_reverse(nome); printf("Invertido: %s\n", nome); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Osmar J. Silva Invertido: avliS .J ramsO Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 2853 vezes |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: ![]() Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois vetores de posições float x1, y1, x2, y2; // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento) float delta_r_x, delta_r_y; // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos) float tempo_inicial, tempo_final, delta_t; // guarda as coordenadas do vetor velocidade float vetor_vm_x, vetor_vm_y; // x e y do primeiro vetor printf("Coordenada x do primeiro vetor: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro vetor: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo vetor printf("Coordenada x do segundo vetor: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo vetor: "); scanf("%f", &y2); // vamos ler o tempo inicial e tempo final printf("Tempo inicial em segundos: "); scanf("%f", &tempo_inicial); printf("Tempo final em segundos: "); scanf("%f", &tempo_final); // vamos calcular o vetor delta r delta_r_x = x2 - x1; delta_r_y = y2 - y1; // vamos calcular o delta t (variação do tempo) delta_t = tempo_final - tempo_inicial; // finalmente calculamos o vetor velocidade média vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t; vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; // mostramos o resultado printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s", vetor_vm_x, vetor_vm_y); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando CQuantidade de visualizações: 621 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função que recebe um número inteiro e informe se ele é // potência de dois int is_potencia_dois(int n){ // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 // é igual a 0 return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0; } int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para int valor; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro printf("Informe um valor inteiro: "); scanf("%d", &valor); // vamos testar se o número informado é potência de dois if(is_potencia_dois(valor)){ printf("O valor %d é potência de dois", valor); } else{ printf("O valor %d não é potência de dois", valor); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10023 vezes |
Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa três variáveis int a = 23; int b = 40; int c = 3; // exibe seus valores printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); // declara um ponteiro para uma variável do tipo int int *p; // aponta para a variável "a" e altera seu valor p = &a; *p = 12; // aponta para a variável "b" e altera seu valor p = &b; *p = 695; // aponta para a variável "c" e altera seu valor p = &c; *p = 90; // exibe os novos valores das variáveis printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função isdigit() do header ctype.h da linguagem C para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9Quantidade de visualizações: 14530 vezes |
Em algumas situações podemos precisar verificar se um dado caractere é um dígito (número) de 0 a 9. Isso pode ser feito com o auxílio da função isdigit() no header ctype.h. Esta função recebe um caractere e retorna um valor diferente de 0 se o caractere testado for um dígito de 0 a 9. Caso contrário o retorno é 0. Veja um exemplo completo de seu uso:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> int main(int argc, char *argv[]){ char caractere; // vamos ler o caractere informado pelo usuário printf("Informe um caractere e tecle ENTER: "); scanf("%c", &caractere); // vamos verificar se o usuário informou um dígito // de 0 a 9 if(isdigit(caractere)) printf("Voce informou um digito de 0 a 9"); else printf("Voce NAO informou um digito de 0 a 9"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como contar as linhas de um arquivo usando a função fgetc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 20888 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de linhas em um arquivo em C. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando-se a função fgetc(), no header stdio.h. Note que aqui estamos assumindo que o arquivo texto não possui uma quebra de linha após a última linha de texto. Veja o código comentado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // nome e local do arquivo que será aberto para // obtermos a quantidade de linhas FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); int caractere, existe_linhas = 0; int quant_linhas = 0; while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF){ existe_linhas = 1; // há conteúdo no arquivo if(caractere == '\n'){ // é uma quebra de linha? // vamos incrementar a quantidade de linhas quant_linhas++; } } // se não houver uma quebra de linha na última linha // a contagem será sempre um a menos. Assim, é melhor // incrementar quant_linhas mais uma vez if(existe_linhas) quant_linhas++; // vamos exibir o resultado printf("O arquivo possui %d linhas.", quant_linhas); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Noções de licitação pública A prefeitura de um município do interior do Estado de Santa Catarina precisa realizar uma licitação para a aquisição de bens de informática considerados comuns, como impressoras, cartuchos, laptops, estabilizadores, etc. A modalidade de licitação mais indicada é: A) convite. B) leilão. C) concurso. D) pregão. E) concorrência. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Java |
Analise o seguinte código Javadouble a = 0.0 / 0; System.out.println(a); Qual é o resultado de sua execução? A) Infinity B) NaN C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero D) 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
A Bacia Platina é uma das principais bacias do país. Em relação às suas características, marque a alternativa correta. A) É formada pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Araguaia e Tocantins. B) Está localizada no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. C) Possui a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira. D) Apresenta baixo aproveitamento econômico de sua área. E) É a bacia brasileira com maior capacidade instalada de geração de energia. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Domínios de Deformações Para o dimensionamento de elementos de concreto armado sujeitos a solicitações normais, é necessário utilizar as relações de tensão-deformação (σ x ε) dos materiais (concreto e aço), as relações de compatibilidade de deformações e as relações de igualdade entre os esforços atuantes e os esforços resistentes. Analise as informações a seguir a respeito das relações referenciadas: I) As relações tensão-deformação referem-se ao comportamento do concreto simples. II) As relações de compatibilidade de deformações são o resultado da hipótese de que as seções permanecem planas até a ruptura e dos domínios de deformação. III) As relações de igualdade entre os esforços atuantes e os resistentes correspondem às equações de equilíbrio de forças e momentos em uma seção de concreto armado. Assinale e alternativa correta: A) Somente a afirmação I está correta. B) Somente as afirmações II e III estão corretas. C) Somente a afirmação II está correta. D) Somente a afirmação III está correta. E) Somente as afirmações I e II estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valores = [4, 1, 8, 3, 7, 9] for i in range(0, len(valores)): if i % 2 == 0: print("{0} ".format(valores[i]), end="") A) Erro NameError: name 'end' is not defined na linha 4 B) 4 1 8 C) Erro SyntaxError: invalid syntax na linha 3 D) 1 3 9 E) 4 8 7 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
VisuAlg - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano |
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1º lugar: Java |