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Como remover todas as strings vazias de uma ArrayList do Java usando StreamsQuantidade de visualizações: 501 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar as streams do Java para excluir todas as strings vazias de uma ArrayList e retornar uma nova lista filtrada. Para isso usaremos os métodos stream() e filter() da classe Stream e o método toList() da classe Collectors. Note o uso do método isEmpty() da classe String para testar se a string está vazia. Veja o código Java completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.stream.Collectors; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos criar uma String contendo strings (três vazias) ArrayList<String> linguagens = new ArrayList<>(); linguagens.add("Java"); linguagens.add(""); linguagens.add("Python"); linguagens.add(""); linguagens.add(""); linguagens.add("Delphi"); // mostra o conteúdo do ArrayList original System.out.println("ArrayList original: " + linguagens); // agora vamos construir outro ArrayList com as strings vazias removidas ArrayList<String> filtradas = (ArrayList)linguagens.stream() .filter(x -> !x.isEmpty()) .collect(Collectors.toList()); // vamos mostrar as linguagens filtradas System.out.println("Sem strings vazia: " + filtradas); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: ArrayList original: [Java, , Python, , , Delphi] Sem strings vazia: [Java, Python, Delphi] |
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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em JavaQuantidade de visualizações: 13699 vezes |
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho. Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha: int x1 = 30; int y1 = 50; int ang = 0; int comp = 100; Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo: int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser): javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e: javascript:alert(Math.cos(0)) resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos: int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha (ângulo)"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel int x1 = 30; // coordenada inicial x int y1 = 50; // coordenada inicial y int ang = 0; // ângulo int comp = 100; // comprimento // coordenada x final int x2 = (int)(x1 + Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); // coordenada y final int y2 = (int)(y1 - Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp); Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita). Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Apostila Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados referência em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 11479 vezes |
O Java contém 8 tipos de dados primitivos e um tipo referência. No entanto, poucos livros dedicam exemplos a este último tipo. Vamos começar analisando o trecho de código abaixo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(nome); System.exit(0); } } Se observarmos este código, veremos que a variável nome não é um tipo primitivo e sim uma referência. Desta forma, qualquer variável ou constante que não seja do tipo primitivo é uma referência a um objeto de uma classe, interface, etc. Arrays não são tipos primitivos também. Assim, variáveis ou constantes que apontam para arrays (vetores e matrizes) também são referências. É importante entender bem a noção de referências, visto que é por meio delas que acessamos um determinado objeto na memória. Além disso, como objetos e arrays são sempre passados por referência aos métodos Java, fica fácil entender como várias referências podem apontar para o mesmo objeto ao mesmo tempo. E, caso você tenha esquecido, os tipos primitivos nunca são passados por referêcia aos métodos. Em vez disso, eles são passados por valor (o que quer dizer que uma alteração nos argumentos fornecidos ao métodos não altera a cópia original da variável). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritméticaQuantidade de visualizações: 366 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado. Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta. No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado. Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a nota N1: 9.4 Informe a nota N2: 11 Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3 A média do aluno é: 8.85 O aluno foi aprovado Informe a nota N1: 4.2 Informe a nota N2: 1.8 A média do aluno é: 3.0 O aluno reprovou direto. Informe a nota N1: 5.7 Informe a nota N2: 6 A média do aluno é: 5.85 Informe a nota do exame: 7 A média do aluno com o exame é: 6.425 O aluno foi aprovado após o exame. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media, exame; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a primeira nota System.out.print("Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos ler a segunda nota System.out.print("Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos calcular a média do aluno media = (n1 + n2) / 2.0; System.out.println("A média do aluno é: " + media); // o aluno foi aprovado? if (media >= 7.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado"); } // o aluno ficou de exame? else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){ // vamos ler a nota do exame System.out.print("Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((exame < 0) || (exame > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // calcula a nota média media = (media + exame) / 2.0; System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media); // o aluno foi aprovado após o exame? if (media >= 5.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame."); } else { System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame."); } } // reprovou direto else { System.out.println("O aluno reprovou direto."); } } } |
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