E-Book 650 Dicas e Truques de Python - PDF com 1.200 páginas
Você está aqui: Java ::: Pacote java.util ::: ArrayDeque

Como criar uma pilha em Java usando a classe ArrayDeque do pacote java.util

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Nesta dica mostrarei como podemos criar uma estrutura de dados pilha usando um objeto da classe ArrayDeque. Uma pilha é uma estrutura do tipo LIFO (Last-In-First-Out), na qual o último elemento a entrar é o primeiro a sair.

Para empilhar um novo valor na pilha nós usaremos o método push() da classe ArrayDeque. Para desempilhar nós vamos usar o método pop(). Finalmente, podemos retornar o elemento que está no topo da pilha com uma chamada ao método peek().

Veja o código Java completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.ArrayDeque;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos criar um novo objeto da classe ArrayDeque
    ArrayDeque<Integer> pilha = new ArrayDeque<>();
 
    // vamos adicionar 4 valores na pilha
    pilha.push(5);
    pilha.push(2);
    pilha.push(8);
    System.out.println("Conteúdo da pilha: " + pilha);
 
    // vamos remover o elemento no topo da pilha 
    int valor = pilha.pop();
    System.out.println("\nValor desempilhado: " + valor);
    System.out.println("Conteúdo da pilha: " + pilha);
    
    // vamos retornar o elemento no topo da pilha
    valor = pilha.peek();
    System.out.println("\nO elemento no topo da pilha é: " + valor);
    System.out.println("Conteúdo da pilha: " + pilha);
    
    // vamos remover o elemento no topo da pilha 
    valor = pilha.pop();
    System.out.println("\nValor desempilhado: " + valor);
    System.out.println("Conteúdo da pilha: " + pilha);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Conteúdo da pilha: [8, 2, 5]

Valor desempilhado: 8
Conteúdo da pilha: [2, 5]

O elemento no topo da pilha é: 2
Conteúdo da pilha: [2, 5]

Valor desempilhado: 2
Conteúdo da pilha: [5]

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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPane

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog().

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando um clique em um botão");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    btn = new JButton("Clique");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!");
        }
      }   
    ); 
        
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Java Collections - Como usar a classe HashMap da linguagem Java

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A classe HashMap, do pacote java.util, é uma das principais implementações da interface Map. Além de fornecer todas as operações opcionais de um map, esta classe permite a inserção de chaves e valores com o valor null. Em realidade, a classe HashMap é bem similar à classe Hashtable, com a diferença que HashMap não é sincronizada (tenha cuidado ao usuá-la em ambiente de múltiplas threads) e permite valores e chaves null.

Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.AbstractMap<K,V>
    java.util.HashMap<K,V>
Esta classe implementa ainda as interfaces Serializable, Cloneable e Map<K,V>. Algumas sub-classes conhecidas são LinkedHashMap e PrinterStateReasons.

O uso principal da classe HashMap é quando queremos associar chaves e valores e, posteriormente, recuperar valores baseados em suas chaves. Veja um exemplo no qual temos cidades e habitantes:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  @SuppressWarnings("unchecked")
  public static void main(String[] args){
     
    // cria uma nova instância de HashMap
    HashMap cidadesHabitantes = new HashMap();
     
    // vamos adicionar algumas chaves e seus valores
    cidadesHabitantes.put("Goiânia", new Integer(4334598));
    cidadesHabitantes.put("São Paulo", new Integer(49282768));
    cidadesHabitantes.put("Brasília", new Integer(96736887));   
  
    // vamos obter uma view dos mapeamentos
    Set set = cidadesHabitantes.entrySet();
 
    // obtemos um iterador
    Iterator i = set.iterator();
 
    // e finalmente exibimos todas as chaves e seus valores
    while(i.hasNext()){
      Map.Entry entrada = (Map.Entry)i.next();
      System.out.println("Chave: " + entrada.getKey() + 
        " - Valor: " + entrada.getValue());
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Chave: Goiânia - Valor: 4334598
Chave: Brasília - Valor: 96736887
Chave: São Paulo - Valor: 49282768

Uma observação importante em relação à classe HashMap é que esta não honra nenhuma ordem específica de seus elementos, ou seja, a ordem dos pares chave-valor em uma operação de exibição pode ser bem diferente da ordem de inserção.


Java ::: Classes e Componentes ::: JMenuBar, JMenu, JMenuItem e Afins

Java Swing - Como criar e adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame

Quantidade de visualizações: 18024 vezes
Nesta dica eu mostro como adicionar uma barra de menus à uma janela JFrame do Java Swing. Observe que a barra de menus contém apenas um menu que, por sua vez, contém apenas um ítem de menu.

Construí este exemplo "na mão" mesmo, ou seja, não usei nenhum editor visual tal como aquele encontrado na IDE Netbeans. Esta abordagem é muito útil para entender todas as partes que forma uma aplicação Java Swing.

Veja o código completo para o exemplo:

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import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Menus");
 
    // Cria a barra de menus
    JMenuBar barra = new JMenuBar();
    setJMenuBar(barra);
 
    // Cria um menu
    JMenu arquivo = new JMenu("Arquivo");
 
    // Cria um item de menu e o adiciona no menu
    JMenuItem fechar = new JMenuItem("Fechar");
    arquivo.add(fechar);
 
    // Adiciona o menu à barra de menus
    barra.add(arquivo);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Manipulação de texto em Java - Como contar as ocorrências de um caractere em uma string

Quantidade de visualizações: 18232 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar um laço for e o método charAt() da classe String para contar as ocorrências de um caractere (uma letra) em uma palavra, frase ou texto.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase: " + frase); 
    
    int cont = 0;
    char letra = 'a'; // ocorrências da letra "a"
     
    for(int i = 0; i < frase.length(); i++){
      if(frase.charAt(i) == letra){
        cont++; 
      }
    }
     
    System.out.println("A frase contem " + 
       cont + " ocorrencias da letra \"" + letra + "\"");
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase: Programar em Java é muito bom
A frase contém 4 ocorrências da letra "a"


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 2993 vezes
Todas os métodos e funções trigonométricas em Java recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() da classe Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double radianos = 1.5;
    double graus = radianos * (180 / Math.PI);
 
    System.out.println(radianos + " radianos convertidos para " +
      "graus é " + graus);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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Osmar J. Silva
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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