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Como detectar o pressionamento de uma tecla no Pygame do Python usando o evento pygame.KEYDOWNQuantidade de visualizações: 1250 vezes |
Podemos testar se uma tecla foi pressionada na janela de desenho do Pygame verificando se o evento.type é igual a pygame.KEYDOWN. Este evento é disparado sempre que uma tecla é pressionada (sem necessariamente ser solta). Para detectar quando a tecla foi liberada, devemos usar o evento pygame.KEYUP. Na aplicação a seguir nós criamos uma janela de jogo no Pygame, definimos o seu tamanho, o título, a cor de fundo e, no loop de eventos, nós detectamos o pressionamento de uma tecla e enviamos uma mensagem para a janela de comandos. Veja o código Pygame completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption("Meu Jogo de Cartas") # vamos definir a cor de fundo para a tela do jogo do Pyagem BRANCO = (255, 255, 255) DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # e definimos a cor para a superfície da janela # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos verificar se o evento pygame.KEYDOWN foi disparado if evento.type == pygame.KEYDOWN: print("Uma tela foi pressionada na janela de desenho") # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Ao executar a aplicação Pygame nós teremos o seguinte resultado (mostrado na janela de comando): Uma tela foi pressionada na janela de desenho |
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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercício Resolvido de Python - Uma classe para representar uma pessoa, com os atributos privados de nome, data de nascimento e alturaQuantidade de visualizações: 9186 vezes |
Pergunta/Tarefa: Crie uma classe para representar uma pessoa, com os atributos privados de nome, data de nascimento e altura. Crie os métodos públicos necessários para sets e gets e também um método para imprimir todos dados de uma pessoa. Crie um método para calcular a idade da pessoa. A data de nascimento pode ser informada como uma String (no formato 05/10/1982, por exemplo) e, no cálculo da idade, considere apenas o ano da data de nascimento informada. Sua saída deverá ser parecida com: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: Código para a classe Pessoa (pessoa.py): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- from datetime import datetime class Pessoa: # construtor da classe Pessoa def __init__(self, nome, data_nascimento, altura): self._nome = nome self._data_nascimento = data_nascimento self._altura = altura # método que imprime todos os dados da pessoa def imprimir_dados(self): print("Nome:", self._nome, "\nData de Nascimento:" , self._data_nascimento, "\nAltura:", self._altura) # método que calcula a idade da pessoa def calcular_idade(self): # vamos obter o ano da data de hoje ano_data_atual = datetime.today().year # agora vamos obter o ano de nascimento da pessoa partes_data_nascimento = self._data_nascimento.split("/") ano_nascimento = partes_data_nascimento[2] # agora mostramos a idade da pessoa anos = ano_data_atual - int(ano_nascimento) print("A pessoa tem", anos, "anos.") # método que define o nome da pessoa def set_nome(self, nome): self._nome = nome # método que obtém o nome da pessoa def get_nome(self): return self._nome # método que define a data de nascimento da pessoa def set_data_nascimento(self, data_nascimento): self._data_nascimento = data_nascimento # método que obtém a data de nascimento da pessoa def get_data_nascimento(self): return self._data_nascimento # método que define a altura da pessoa def set_altura(self, altura): self._data_altura = altura # método que obtém a altura da pessoa def get_altura(self): return self._altura Código para o arquivo principal.py: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importa a classe Pessoa from pessoa import Pessoa def main(): # cria um novo objeto da classe Pessoa pessoa = Pessoa("Amanda Rodrigues", "12/03/1972", 1.65) # exibe os dados da pessoa pessoa.imprimir_dados() # mostra a idade da pessoa pessoa.calcular_idade() if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversaQuantidade de visualizações: 827 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: def exibirInverso(valor): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 932 O valor invertido é: 239 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem # inversa def exibirInverso(valor): # a parada da recursividade é o valor igual a 0 if valor != 0: print(valor % 10, end ="") valor = valor // 10 exibirInverso(valor) # efetua uma nova chamada recursiva # método principal def main(): # solicita um valor inteiro ao usuário numero = int(input("Informe um valor inteiro: ")) # exibe o valor na ordem invertida print("O valor invertido é: ", end =" ") exibirInverso(numero) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Python para Engenharia ::: Cálculo Diferencial e Integral |
Como calcular o limite de uma função usando Python e a biblioteca Sympy - Python para EngenhariaQuantidade de visualizações: 4180 vezes |
Como calcular o limite de uma função usando Python e a biblioteca Sympy Citando a Wikipédia: Na matemática, o limite de uma função é um conceito fundamental em cálculo e análise sobre o comportamento desta função quando próxima a um valor particular de sua variável independente. Informalmente, diz-se que __$\text{L}__$ é o limite da função __$\text{f(x)}__$ quando __$\text{x}__$ tende a __$\text{p}__$, escreve-se \[ \lim_{x \to p} f(x) = L \] quando __$\text{f(x)}__$ está arbitrariamente próximo de __$\text{L}__$ para todo __$\text{x}__$ suficientemente próximo de __$\text{p}__$. O conceito de limite pode ser estendido para funções de varias variáveis. A biblioteca SymPy da linguagem Python facilita muito o trabalho de se calcular limites. É claro que é sempre uma boa idéia saber calcular o limite de uma função "na mão" mesmo, até para sabermos se nosso código Python está correto. No entanto, em algumas situações, lançar mão da função limit() da SymPy nos poupará um tempo incrível. Dessa forma, a sintáxe para o cálculo do limite na SymPy segue o padrão limit(função, variável, ponto). Então, se quisermos calcular o limite de f(x) com x tendendo a 0, só precisamos fazer limit(f, x, 0). Vamos colocar esse conhecimento em prática então? Veja o seguinte limite: \[ \lim_{x \to 1} 5x^2 + 2x \] Agora observe o código Python completo que calcula e retorna o limite desta função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar a biblioteca SymPy from sympy import * def main(): # vamos definir o símbolo x x = symbols("x") # definimos a função f = (5 * x ** 2) + (2 * x) # finalmente calculamos o limite limite = limit(f, x, 1) # e mostramos o resultado print("O limite da função é: %f." % limite) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O limite da função é: 7.000000. Logo, o limite da função no ponto __$\text{x}__$ = 1 vale 7, em outras palavras, 7 é o valor que __$f(5x^2 + 2x)__$ deveria ter em 1 para ser contínua nesse ponto. Vamos ver mais um exemplo? Observe o seguinte limite: \[ \lim_{x \to 1} \left(\frac{x^2 - 1}{x - 1}\right) \] Aqui temos um situação interessante. Note que temos que fazer uma manipulação algébrica na expressão, fatorando os termos. Porém, mesmo em situações assim o método limit() da Sympy consegue interpretar a expressão simbólica corretamente e nos devolver o limite esperado. Veja o código Python completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar a biblioteca SymPy from sympy import * def main(): # vamos definir o símbolo x x = symbols("x") # definimos a função f = (x ** 2 - 1) / (x - 1) # finalmente calculamos o limite limite = limit(f, x, 1) # e mostramos o resultado print("O limite da função é: %f." % limite) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O limite da função é: 2.000000. |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?for i in range(10, 1, -1): print(i, end=" ") A) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 B) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 19 C) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 D) 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 E) 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptconst verdadeiro = true == []; const falso = true == ![]; document.write(verdadeiro + falso); Qual o resultado de sua execução? A) "true" B) 1 C) false D) 0 E) "false" Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonletras = ['ab', 'cd'] for i in range(len(letras)): letras[i].upper() print(letras) Qual é o resultado de sua execução? A) ['AB', 'CD'] B) ['ab', 'cd'] C) ['Ab', 'Cd'] D) ['aB', 'cD'] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água Qual a vazão em marcha e específica para uma cidade com 250.000 habitantes, área de 1.250 ha e consumo per capta de 275 L/hab.dia? Considere que existem 12 km de rede instalados. A) qm = 0,12 L/s.ha e qd = 1,15 L/s.m. B) qm = 1,15 L/s.ha e qd = 0,12 L/s.m. C) Q = 1,43 m3/s. D) qm = 1,15 L/s.m e qd = 0,12 L/s.ha. E) qm = 0,12 L/s.m e qd = 1,15 L/s.ha. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte trecho de um documento HTML<p id="elem">Veja esse texto.</p> Qual é a sintáxe JavaScript correta para alterar o conteúdo desse elemento HTML? A) document.getElement("p").innerHTML = "texto"; B) document.getElementById("elem").innerHTML = "texto"; C) #elem.innerHTML = "texto"; D) document.getElementByName("p").innerHTML = "texto"; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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