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Como retornar a largura da janela Pygame do Python usando a função get_width()Quantidade de visualizações: 563 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar a largura da janela de jogo do Pygame. Para isso nós podemos usar a função get_width(), que nos retorna um número inteiro indicando a largura da tela em pixels. Eis o código Pygame completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption("Meu Jogo de Cartas") # vamos obter a largura da janela largura = DISPLAYSURF.get_width() print("A largura da janela do Pygame é: {0} pixels".format(largura)) # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Ao executar a aplicação Pygame nós teremos o seguinte resultado: A largura da janela do Pygame é: 600 pixels |
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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Pesquisa Operacional |
Exercício Resolvido de Python - Programação Linear em Python - Uma madeireira deseja obter 1000kg de lenha, 2000kg de madeira para móveis e 50 metrosQuantidade de visualizações: 535 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício de Python aborda o uso da biblioteca PuLP para resolver um problema de Pesquisa Operacional usando Programação Linear. Uma madeireira deseja obter 1000kg de lenha, 2000kg de madeira para móveis e 50 metros quadrados de casca de árvore, dispondo de carvalho e pinheiro, sendo que o carvalho gera 40kg de lenha, 150kg de madeira e 3 metros quadrados de casca aproveitável; o pinheiro 100kg de lenha, 60kg de madeira e 8 metros quadrados de casca aproveitável. Formule o problema, de modo a minimizar os custos, sabendo que cada carvalho custa R$ 1500,00 para a empresa e cada pinheiro R$ 1200,00. Em seguida use a API de Programação Linear do PuLP para resolver o problema e mostrar a melhor solução. Sua saída deverá ser parecida com: x: 11.111111 y: 5.5555556 Antes de passarmos para o código Python é importante entendermos e fazermos a modelagem do problema. Neste exercício busca-se encontrar o custo mínimo. Assim, a nossa função objetivo será dada pela combinação dos preços do carvalho e do pinheiro. Veja: Zmin = 1500x + 1200y Aqui nós definimos a variável x para o carvalho e a variável y para o pinheiro. Agora que já temos a função Z, o próximo passo é analizarmos as restrições. Note que a empresa precisa de 1000kg de lenha. O carvalho gera 40kg de lenha, enquanto o pinheiro gera 100kg. Então nossa primeira restrição é: R1 = 40x + 100y >= 1000 Para a segunda restrição nós temos que a empresa precisa de 2000kg de madeira. O carvalho gera 150kg de madeira, enquanto o pinheiro gera 60kg. Assim, nossa segunda restrição é: R2 = 150x + 60y >= 2000 Finalmente, para a terceira restrição, sabemos que a empresa necessita de 50 metros quadrados de casca de árvore. O carvalho gera 3 metros quadrados de casca aproveitável, enquanto o pinheiro gera 8 metros quadradros. Então a terceira restrição é: R3 = 3x + 8y >= 50 As restrições 4 e 5 dizem que tanto o x quanto o y devem ser maiores ou iguais a zero, e que ambos devem pertencer aos números reais. Veja agora como usamos os dados de formulação para resolver este exercício usando Python e a biblioteca PuLP: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as ferramentas necessárias from pulp import LpMinimize, LpProblem, LpVariable # método principal def main(): # vamos criar o modelo modelo = LpProblem(name="Pesquisa Operacional em Python", sense=LpMinimize) # agora inicializamos as variáveis de decisão x = LpVariable(name="x", lowBound=0) y = LpVariable(name="y", lowBound=0) # vamos adicionar as restrições de acordo com a formulação do problema modelo += (40 * x + 100 * y >= 1000, "R1") modelo += (150 * x + 60 * y >= 2000, "R2") modelo += (3 * x + 8 * y >= 50, "R3") # definimos a função objetivo e a adicionamos ao modelo funcao_objetivo = 1500 * x + 1200 * y modelo += funcao_objetivo # e tentamos resolver o problema modelo.solve() # assumindo que o problema foi resolvido com sucesso, vamos # mostrar os valores das variáveis x e y for var in modelo.variables(): print(f"{var.name}: {var.value()}") if __name__== "__main__": main() Note como o PuLP nos deu o custo mínimo de 23333.33 para atingir o objetivo desejado pela madeireira. |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente CanvasQuantidade de visualizações: 1093 vezes |
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas. Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo. Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # método principal def main(): # cria a janela principal da aplicação janela_principal = Tk() # define as dimensões da janela janela_principal.geometry("400x350") # define o título da janela janela_principal.title("Uso do controle Canvas") # vamos criar o objeto Canvas canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350) # colocamos o Canvas na janela principal canvas.grid(row=0, column=0) # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha # de 5 pixels canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5") # entramos no loop de eventos janela_principal.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Python - Python para GeometriaQuantidade de visualizações: 4883 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: Nesta dica mostrarei como podemos usar Python para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Python que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import math as math def main(): # vamos ler o raio do círculo raio = float(input("Informe o raio do círculo: ")) # vamos achar o diâmetro do círculo diametro = 2 * raio # agora calculamos a circunferência circunferencia = 2 * math.pi * raio # finalmente calculamos a área do círculo area = math.pi * math.pow(raio, 2) # vamos mostrar os resultados print("O diâmetro do círculo é:", diametro) print("A circunferência do círculo é:", circunferencia) print("A área do círculo é:", area) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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