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Como desenhar um círculo nas coordenadas do clique do mouse no Pygame do PythonQuantidade de visualizações: 892 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função pygame.draw.circle() da biblioteca Pygame para desenhar círculos nas coordenadas do clique do mouse na tela de desenho. Note que os círculos desenhados terão cores de preenchimento aleatório, assim o valor para o seu raio. Veja como usamos a função pygame.mouse.get_pos() para retornar as coordenadas x e y do mouse e usá-la para definir o local exato que o círculo será desenhado. Neste exemplo você aprenderá ainda como criar um vetor de cores e sortear uma cor para preencher o círculo sendo desenhado. Veja o código Pygame completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # vamos importar o módulo Random import random # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Meu jogo Pygame') # vamos definir o branco como cor de fundo cor_fundo = (255, 255, 255) # primeiro criamos uma cor (branca) DISPLAYSURF.fill(cor_fundo) # e definimos a cor para a superfície da janela # agora vamos criar algumas cores VERMELHO = (255, 0, 0) AZUL = (0, 0, 255) VERDE = (0, 128, 0) AMARELO = (255, 255, 0) ROXO = (128, 0, 128) MAGENTA = (255, 0, 255) # e um vetor de cores cores = [VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, ROXO, MAGENTA] # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # é um evento de pressionamento do botão do mouse? if evento.type == MOUSEBUTTONDOWN: # vamos obter as coordenadas do mouse posicao_mouse = pygame.mouse.get_pos() # agora vamos desenhar um círculo de cor aleatória e raio # aleatório, com x e y de acordo com as coordenadas do mouse cor_preenchimento = cores[random.randint(0, len(cores) - 1)] # vamos sortear o raio do círculo raio = random.randint(10, 120) # e finalmente desenhamos o círculo pygame.draw.circle(DISPLAYSURF, cor_preenchimento, (posicao_mouse[0], posicao_mouse[1]), raio, 0) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Execute a aplicação Pygame e clique em pontos aleatórios na tela. Você terá um resultado parecido com o mostrado na imagem abaixo: |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como adicionar itens ao final de uma lista de inteiros em Python usando a função append()Quantidade de visualizações: 8430 vezes |
O método append() é usado quando queremos adicionar um novo elemento no final de uma list Python. Esta função aceita qualquer tipo de elemento, ou seja, uma string, um number, um object, etc. Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- """ Este exemplo mostra como adicionar itens ao fim de uma lista de inteiros. """ def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 6): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) # insere o valor no final da lista valores.append(valor) # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 7 Informe um inteiro: 2 Informe um inteiro: 9 Informe um inteiro: 3 Informe um inteiro: 6 Valores na lista: [7, 2, 9, 3, 6] |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10467 vezes |
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): for i in range(11): print(i, end = " ") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar dias à uma data em Python usando a função timedelta() da classe datetimeQuantidade de visualizações: 8869 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método timedelta() da classe datetime do Python para adicionar um determinado número de dias a uma data. O truque aqui é fornecer apenas o dia para o método timedelta(), obter o resultado e somá-lo com a data que já temos. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import datetime # função principal do programa def main(): # dias a serem adicionados quant_dias = 2 # Obtém a data de hoje hoje = datetime.date.today() print("Hoje é:", hoje) # Adiciona dias à data dias = datetime.timedelta(days=quant_dias) hoje = hoje + dias # Exibe o resultado print("Daqui à", quant_dias, "dias será", hoje) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 2021-03-11 Daqui à 2 dias será 2021-03-13 |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript? A) <js> B) <scripting> C) <javascript> D) <script> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais A compreensão de muitas propriedades físicas dos materiais baseia-se no entendimento das forças existentes entre as moléculas. Em relação às ligações atômicas, assinale a alternativa correta. A) Cada ligação tem por objetivo fazer com que os átomos adquiram ligações metálicas. B) As ligações não costumam ocorrer concomitantemente em um mesmo material. C) Há três tipos de ligações diferentes: iônica, covalente e a força de Van der Waals. D) As ligações atômicas em alguns materiais podem ser puramente iônicas ou covalentes. E) A ligação metálica se dá por meio de uma aproximação muito intensa dos elementos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual instrução é usada para interromper um laço em Python? A) return B) catch C) break D) continue E) exit Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual evento JavaScript ocorre quando o usuário clica em um elemento HTML? A) onchange B) onmouseover C) onmouseclick D) onclick Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética profissional, social, política Várias profissões, principalmente aquelas que implicam os direitos humanos à vida, à justiça, à igualdade, seguem códigos de ética que são frutos precisamente da ética deontológica normativa: "um código de ética não poderá cobrir todas as situações que se levantam à medida que uma disciplina expande e tenta encontrar as necessidades em mudança de um tipo de serviço entre as pessoas na sociedade" (BLACKWELL et al. apud DIAS, 2008, p. 54). De acordo com o trecho citado, assinale a alternativa correta: A) A deontologia presume um código de ética universal para todas as profissões. B) A deontologia abre espaços para que o profissional possa agir arbitrariamente. C) A deontologia recusa mudanças em seus códigos de ética. D) A deontologia serve como um guia reflexivo que orienta mesmo em situações inusitadas. E) A deontologia responsabiliza o profissional pelas consequências de todo agir. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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