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Como desenhar um círculo nas coordenadas do clique do mouse no Pygame do Python

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Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função pygame.draw.circle() da biblioteca Pygame para desenhar círculos nas coordenadas do clique do mouse na tela de desenho. Note que os círculos desenhados terão cores de preenchimento aleatório, assim o valor para o seu raio.

Veja como usamos a função pygame.mouse.get_pos() para retornar as coordenadas x e y do mouse e usá-la para definir o local exato que o círculo será desenhado.

Neste exemplo você aprenderá ainda como criar um vetor de cores e sortear uma cor para preencher o círculo sendo desenhado.

Veja o código Pygame completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *

# vamos importar o módulo Random
import random

# inicializa a biblioteca
pygame.init()
 
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450))
  
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Meu jogo Pygame')
 
# vamos definir o branco como cor de fundo
cor_fundo = (255, 255, 255) # primeiro criamos uma cor (branca)
DISPLAYSURF.fill(cor_fundo) # e definimos a cor para a superfície da janela

# agora vamos criar algumas cores
VERMELHO = (255, 0, 0)
AZUL = (0, 0, 255)
VERDE = (0, 128, 0)
AMARELO = (255, 255, 0)
ROXO = (128, 0, 128)
MAGENTA = (255, 0, 255)
# e um vetor de cores
cores = [VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, ROXO, MAGENTA]

# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
  # monitoramos os eventos
  for evento in pygame.event.get():
    # se o evento foi um pedido para sair
    if evento.type == QUIT:
      # fechamos a tela do jogo 
      pygame.quit()
      # e saimos do programa
      sys.exit()
  
    # é um evento de pressionamento do botão do mouse?
    if evento.type == MOUSEBUTTONDOWN:
      # vamos obter as coordenadas do mouse
      posicao_mouse = pygame.mouse.get_pos()
      
      # agora vamos desenhar um círculo de cor aleatória e raio
      # aleatório, com x e y de acordo com as coordenadas do mouse
      cor_preenchimento = cores[random.randint(0, len(cores) - 1)]
      # vamos sortear o raio do círculo
      raio = random.randint(10, 120)
      # e finalmente desenhamos o círculo
      pygame.draw.circle(DISPLAYSURF, cor_preenchimento,
        (posicao_mouse[0], posicao_mouse[1]), raio, 0)
     
    # redesenha a tela continuamente 
    pygame.display.update()

Execute a aplicação Pygame e clique em pontos aleatórios na tela. Você terá um resultado parecido com o mostrado na imagem abaixo:



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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como adicionar itens ao final de uma lista de inteiros em Python usando a função append()

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O método append() é usado quando queremos adicionar um novo elemento no final de uma list Python. Esta função aceita qualquer tipo de elemento, ou seja, uma string, um number, um object, etc.

Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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"""
  Este exemplo mostra como adicionar itens ao
  fim de uma lista de inteiros.
"""
def main():
  # cria uma lista vazia
  valores = []

  # início do laço for
  for i in range(1, 6):
    valor = int(input("Informe um inteiro: "))

    # insere o valor no final da lista
    valores.append(valor)

  # exibe os valores da lista
  print("Valores na lista:", valores, "\n")
    
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe um inteiro: 7
Informe um inteiro: 2
Informe um inteiro: 9
Informe um inteiro: 3
Informe um inteiro: 6
Valores na lista: [7, 2, 9, 3, 6]


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 10467 vezes
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção.

Veja o código completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  for i in range(11):
    print(i, end = "  ")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar dias à uma data em Python usando a função timedelta() da classe datetime

Quantidade de visualizações: 8869 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método timedelta() da classe datetime do Python para adicionar um determinado número de dias a uma data. O truque aqui é fornecer apenas o dia para o método timedelta(), obter o resultado e somá-lo com a data que já temos.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import datetime

# função principal do programa
def main():
  # dias a serem adicionados
  quant_dias = 2
 
  # Obtém a data de hoje
  hoje = datetime.date.today()
  print("Hoje é:", hoje)
 
  # Adiciona dias à data
  dias = datetime.timedelta(days=quant_dias)
  hoje = hoje + dias
 
  # Exibe o resultado
  print("Daqui à", quant_dias, "dias será", hoje)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: 2021-03-11
Daqui à 2 dias será 2021-03-13


Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript?

A) <js>

B) <scripting>

C) <javascript>

D) <script>
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Estrutura e propriedade dos materiais

A compreensão de muitas propriedades físicas dos materiais baseia-se no entendimento das forças existentes entre as moléculas.

Em relação às ligações atômicas, assinale a alternativa correta.

A) Cada ligação tem por objetivo fazer com que os átomos adquiram ligações metálicas.

B) As ligações não costumam ocorrer concomitantemente em um mesmo material.

C) Há três tipos de ligações diferentes: iônica, covalente e a força de Van der Waals.

D) As ligações atômicas em alguns materiais podem ser puramente iônicas ou covalentes.

E) A ligação metálica se dá por meio de uma aproximação muito intensa dos elementos.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual instrução é usada para interromper um laço em Python?

A) return

B) catch

C) break

D) continue

E) exit
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual evento JavaScript ocorre quando o usuário clica em um elemento HTML?

A) onchange

B) onmouseover

C) onmouseclick

D) onclick
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética profissional, social, política

Várias profissões, principalmente aquelas que implicam os direitos humanos à vida, à justiça, à igualdade, seguem códigos de ética que são frutos precisamente da ética deontológica normativa: "um código de ética não poderá cobrir todas as situações que se levantam à medida que uma disciplina expande e tenta encontrar as necessidades em mudança de um tipo de serviço entre as pessoas na sociedade" (BLACKWELL et al. apud DIAS, 2008, p. 54).

De acordo com o trecho citado, assinale a alternativa correta:

A) A deontologia presume um código de ética universal para todas as profissões.

B) A deontologia abre espaços para que o profissional possa agir arbitrariamente.

C) A deontologia recusa mudanças em seus códigos de ética.

D) A deontologia serve como um guia reflexivo que orienta mesmo em situações inusitadas.

E) A deontologia responsabiliza o profissional pelas consequências de todo agir.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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