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Como desenhar um círculo nas coordenadas do clique do mouse no Pygame do PythonQuantidade de visualizações: 936 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função pygame.draw.circle() da biblioteca Pygame para desenhar círculos nas coordenadas do clique do mouse na tela de desenho. Note que os círculos desenhados terão cores de preenchimento aleatório, assim o valor para o seu raio. Veja como usamos a função pygame.mouse.get_pos() para retornar as coordenadas x e y do mouse e usá-la para definir o local exato que o círculo será desenhado. Neste exemplo você aprenderá ainda como criar um vetor de cores e sortear uma cor para preencher o círculo sendo desenhado. Veja o código Pygame completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # vamos importar o módulo Random import random # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Meu jogo Pygame') # vamos definir o branco como cor de fundo cor_fundo = (255, 255, 255) # primeiro criamos uma cor (branca) DISPLAYSURF.fill(cor_fundo) # e definimos a cor para a superfície da janela # agora vamos criar algumas cores VERMELHO = (255, 0, 0) AZUL = (0, 0, 255) VERDE = (0, 128, 0) AMARELO = (255, 255, 0) ROXO = (128, 0, 128) MAGENTA = (255, 0, 255) # e um vetor de cores cores = [VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, ROXO, MAGENTA] # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # é um evento de pressionamento do botão do mouse? if evento.type == MOUSEBUTTONDOWN: # vamos obter as coordenadas do mouse posicao_mouse = pygame.mouse.get_pos() # agora vamos desenhar um círculo de cor aleatória e raio # aleatório, com x e y de acordo com as coordenadas do mouse cor_preenchimento = cores[random.randint(0, len(cores) - 1)] # vamos sortear o raio do círculo raio = random.randint(10, 120) # e finalmente desenhamos o círculo pygame.draw.circle(DISPLAYSURF, cor_preenchimento, (posicao_mouse[0], posicao_mouse[1]), raio, 0) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Execute a aplicação Pygame e clique em pontos aleatórios na tela. Você terá um resultado parecido com o mostrado na imagem abaixo: |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o comprimento da hipotenusa em Python dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascenteQuantidade de visualizações: 1559 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem Python para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir: Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código Python. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): a = 20 # medida do cateto oposto b = 30 # medida do cateto adjascente # agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2)) # e mostramos o resultado print("O comprimento da hipotenusa é: %f" % c) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O comprimento da hipotenusa é: 36.055513 Como podemos ver, o resultado retornado com o código Python confere com os valores da imagem apresentada. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem |
Exercício Resolvido de Python - Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d´água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por KmQuantidade de visualizações: 294 vezes |
Exercício Resolvido de Python - Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km Pergunta/Tarefa: Python para Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem. Python para cálculo de vazão em condutos livres. Fórmula de Manning para a velocidade de escoamento. Neste exercício em Python veremos como calcular a vazão de um canal com seção retangular. Para isso nós vamos usar a Equação de Manning da velocidade do escoamento. Determine a vazão escoada em um canal com seção retangular, com lâmina d'água de 2,00m e largura de base igual a 3,00m e declividade 0,2m por Km. Utilize η=0,012. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a Largura da Base do Canal (em metros): 3 Informe a Profundidade do Escoamento (em metros): 2 Informe a Declividade do Canal (em metros por km): 0.2 Informe o Coeficiente de Rugosidade do Canal: 0.012 A Área Molhada do Canal é: 6.0 m2 O Perímetro Molhado do Canal é: 7.0 m O Raio Hidráulico do Canal é: 0.8571428571428571 m A Velocidade do Escoamento é: 1.0634144533132281 m/s A Vazão do Canal é: 6.380486719879369 m3/s Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Math import math # método principal def main(): # vamos ler a largura do canal em metros b = float(input("Informe a Largura da Base do Canal (em metros): ")) # vamos ler a profundida do escoamento em metros h = float(input("Informe a Profundidade do Escoamento (em metros): ")) # vamos obter a declividade do canal em metros por quilômetros I = float(input("Informe a Declividade do Canal (em metros por km): ")) # vamos converter a declividade em metro por metro I = I / 1000.0 # vamos ler o coeficiente de rugosidade do canal n = float(input("Informe o Coeficiente de Rugosidade do Canal: ")) # vamos calcular a área molhada am = b * h # agora vamos calcular o perímetro molhado pm = b + 2 * h # finalmente calculamos o raio hidráulico rh = am / pm # agora vamos usar a equação de manning para calcular a velocidade do escoamento v = math.pow(rh, 2.0 / 3.0) * (math.sqrt(I) / n) # finalmente calculamos a vazão do canal Q = am * v # e mostramos os resultados print("\nA Área Molhada do Canal é: {0} m2".format(am)) print("O Perímetro Molhado do Canal é: {0} m".format(pm)) print("O Raio Hidráulico do Canal é: {0} m".format(rh)) print("A Velocidade do Escoamento é: {0} m/s".format(v)) print("A Vazão do Canal é: {0} m3/s".format(Q)) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: wxPython ::: wxFrame |
Como usar a classe wx.Frame para criar um objeto window top-level (janelas top-level) em aplicações wxPythonQuantidade de visualizações: 8837 vezes |
Um objeto window top-level é um widget (geralmente um frame) que não está contido em nenhum outro widget na aplicação. É o que o usuário geralmente aponta e diz "Este é o programa". O objeto window top-level é geralmente a janela principal de sua aplicação e contém widgets (controles) e objetos de interface com os quais o usuário interage. Desta forma, a aplicação é encerrada quando todas as janelas top-level são fechadas. Sua aplicação deve ter no mínimo um objeto window top-level. O objeto window top-level geralmente é uma subclasse de wx.Frame, embora ele possa também ser uma subclasse de wx.Dialog. Na maioria das vezes, definiremos subclasses customizadas de wx.Frame para usar em nossas aplicações. Contudo, há um grande número de subclasses pré-definidas de wx.Dialog que fornecem muitos dos diálogos típicos que poderíamos encontrar em uma aplicação. A classe wx.Frame é derivada de: wx.TopLevelWindow, wx.Window, wx.EvtHandler e wx.Object. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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