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Como desenhar um círculo nas coordenadas do clique do mouse no Pygame do Python

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Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função pygame.draw.circle() da biblioteca Pygame para desenhar círculos nas coordenadas do clique do mouse na tela de desenho. Note que os círculos desenhados terão cores de preenchimento aleatório, assim o valor para o seu raio.

Veja como usamos a função pygame.mouse.get_pos() para retornar as coordenadas x e y do mouse e usá-la para definir o local exato que o círculo será desenhado.

Neste exemplo você aprenderá ainda como criar um vetor de cores e sortear uma cor para preencher o círculo sendo desenhado.

Veja o código Pygame completo para o exemplo:

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# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *

# vamos importar o módulo Random
import random

# inicializa a biblioteca
pygame.init()
 
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450))
  
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Meu jogo Pygame')
 
# vamos definir o branco como cor de fundo
cor_fundo = (255, 255, 255) # primeiro criamos uma cor (branca)
DISPLAYSURF.fill(cor_fundo) # e definimos a cor para a superfície da janela

# agora vamos criar algumas cores
VERMELHO = (255, 0, 0)
AZUL = (0, 0, 255)
VERDE = (0, 128, 0)
AMARELO = (255, 255, 0)
ROXO = (128, 0, 128)
MAGENTA = (255, 0, 255)
# e um vetor de cores
cores = [VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, ROXO, MAGENTA]

# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
  # monitoramos os eventos
  for evento in pygame.event.get():
    # se o evento foi um pedido para sair
    if evento.type == QUIT:
      # fechamos a tela do jogo 
      pygame.quit()
      # e saimos do programa
      sys.exit()
  
    # é um evento de pressionamento do botão do mouse?
    if evento.type == MOUSEBUTTONDOWN:
      # vamos obter as coordenadas do mouse
      posicao_mouse = pygame.mouse.get_pos()
      
      # agora vamos desenhar um círculo de cor aleatória e raio
      # aleatório, com x e y de acordo com as coordenadas do mouse
      cor_preenchimento = cores[random.randint(0, len(cores) - 1)]
      # vamos sortear o raio do círculo
      raio = random.randint(10, 120)
      # e finalmente desenhamos o círculo
      pygame.draw.circle(DISPLAYSURF, cor_preenchimento,
        (posicao_mouse[0], posicao_mouse[1]), raio, 0)
     
    # redesenha a tela continuamente 
    pygame.display.update()

Execute a aplicação Pygame e clique em pontos aleatórios na tela. Você terá um resultado parecido com o mostrado na imagem abaixo:



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