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Copiar um arquivoQuantidade de visualizações: 16003 vezes |
// Este exemplo mostra como copiar um arquivo // Se o arquivo de destino não existir ele é criado import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ File arquivo1 = new File("C:\\java\\Exemplo.java"); File arquivo2 = new File("C:\\java\\Exemplo2.java"); copiar(arquivo1, arquivo2); System.out.println("O arquivo1 foi copiado para o arquivo2"); } catch(IOException e){ // pode ocorrer erros } } static void copiar(File fonte, File destino) throws IOException{ InputStream in = new FileInputStream(fonte); OutputStream out = new FileOutputStream(destino); byte[] buf = new byte[1024]; int len; while((len = in.read(buf)) > 0){ out.write(buf, 0, len); } in.close(); out.close(); } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do JavaQuantidade de visualizações: 12864 vezes |
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long. Veja como podemos usá-lo no código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\lago.jpg"); // Obtém o tamanho do arquivo em bytes long tam = arquivo.length(); System.out.println("Tamanho do arquivo em bytes: " + tam); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Tamanho do arquivo em bytes: 143060 |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 6322 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: ![]() Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing para iniciantes - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar qual tecla de direção (setas) foi pressionadaQuantidade de visualizações: 3284 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar qual das teclas de direção (setas) o usuário pressionou. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_UP, KeyEvent.VK_DOWN, KeyEvent.VK_RIGHT ou KeyEvent.VK_LEFT. Veja o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ switch(e.getKeyCode()){ // seta para cima case KeyEvent.VK_UP: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para cima foi pressionada"); break; // seta para baixo case KeyEvent.VK_DOWN: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para baixo foi pressionada"); break; // seta para a direita case KeyEvent.VK_RIGHT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a direita foi pressionada"); break; // seta para a esquerda case KeyEvent.VK_LEFT: JOptionPane.showMessageDialog(null, "A seta para a esquerda foi pressionada"); break; default: JOptionPane.showMessageDialog(null, "Nenhuma tecla de direção foi pressionada"); break; } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas de direção podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size() |
Dicas e truques de outras linguagens |
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