Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: Python Turtle ::: Mouse e Teclado

Como detectar as coordenadas do mouse ao clicar na área de desenho do Python Turtle e exibir o resultado na janela de comando

Quantidade de visualizações: 982 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível detectar o evento onscreenclick() do Python Turtle, chamar uma função personalizada clique_botao() e escrever as coordenadas x e y do mouse na janela de comando. Em outras dicas mostro como escrever estas coordenadas diretamente na janela do Turtle.

Note que, por padrão, as coordenadas da janela de desenho do Turtle obedecem ao padrão do Plano Cartesiano, ou seja, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo, e assim por diante.

Veja o código completo para o exemplo:

# função que será chamada ao clicarmos na área de desenho
def clique_botao(x, y):
  print(f"Coordenada X = {x}; Coordenada Y = {y}")

# vamos importar o módulo Turtle 
import turtle

# método principal
def main():
  # vamos criar a tela gráfica
  tela = turtle.Screen()
  
  # vamos definir o título da janela
  tela.title("Meu programa Python Turtle")

  # vamos definir o tamanho da janela
  tela.setup(600, 450)

  # vamos criar uma nova tartaruga
  t = turtle.Turtle()


Ao executar este código Python Turtle e clicarmos na tela de desenho, teremos várias mensagens na janela de comando:

Coordenada X = -232.0; Coordenada Y = -129.0
Coordenada X = -126.0; Coordenada Y = -143.0
Coordenada X = 129.0; Coordenada Y = -134.0
Coordenada X = 235.0; Coordenada Y = -127.0
Coordenada X = 200.0; Coordenada Y = 138.0
Coordenada X = 106.0; Coordenada Y = 168.0
Coordenada X = 91.0; Coordenada Y = 123.0
Coordenada X = 128.0; Coordenada Y = -128.0

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 23 usuários muito felizes estudando em nosso site.